Em [[Pentos]], Merreca e o irmão foram contratados por [[Oswell Kettleback]] para entreter os convidados em [[Porto Real]] durante o casamento de [[Joffrey Baratheon]] e [[Margaery Tyrell]]. Eles deviam fazer seu espetáculo de justas com os brasões das Casas [[Stark]] e [[Baratheon]]. Merreca pouco sabe das negociações sobre esse espetáculo, já que tudo foi acertado por Centavo.
O que a dupla não sabia é que tudo havia sido arranjado por [[Petyr Baelish]] num plano para provocar a discórdia entre [[Tyrion Lannister]] e o sobrinho [[JoffreyBarateon|Joffrey]], o que faria surgir uma falsa evidência para que se pudesse acusar o Duende do assassinato de Joffrey.
Após o espetáculo e o assassinato do rei, Centavo convenceu Merreca a deixar a cidade rapidamente para que os dois não pudessem ser alvo da fúria dos [[Lannister]] e falsamente acusados de assassinato.
[[Cersei Lannister]] ofereceu uma vantajosa recompensa a quem lhe trouxesse o irmão Tyrion vivo ou morto. Em decorrência disso, diversos anões e crianças foram assassinados numa tentativa de conseguir a recompensa oferecida pela rainha.
O irmão de Merreca, [[Oppo]], foi um deles. Homens de [[Westeros]] o mataram e cortaram sua cabeça, pensando que ele fosse Tyrion Lannister.
===A Dança dos Dragões===
[[Tyrion Lannister ]] realmente fugira para Essos e acabou sendo feito prisioneiro por Sor [[Jorah Mormont]]. Merreca encontrou Tyrion na [[Casa do Mercador]] e o tentou matá-lo, mas foi impedida. A [[Viúva do Cais]] viu seu desespero e, no desenrolar da situação, a anã acabou acompanhando Tyrion e Sor Jorah na viagem para [[Meereen]].
Tyrion sentiu pena dela devido ao que aconteceu com Oppo, e os dois começaram a se entender melhor durante a viagem. Eventualmente, ela o ensinou como montar a porca e a disputar justas.