O povo livre são uma raça de pessoas que vivem além da Muralha. Eles são mais conhecidos como "selvagens" em todos os lugares ao sul da Muralha.
Há dezenas, possivelmente centenas de milhares de pessoas vivendo ao norte da muralha sendo dividos em centenas de culturas, tribos, clãs, aldeias e grupos de corsários, alguns razoavelmente tem cultura, outros são totalmente selvagens e hostis. O povo livre referem a si mesmos dessa forma para se diferenciar dos "ajoelhadores", o povo sul do Muralha, que são sujeitos a senhores e reis. O povo livre ver os "ajoelhadores" como um povo sem "liberdade", ao passo que o povo dos Sete Reinos para o sul ver os "selvagens", como assassinos, estupradores e ladrões sem lei e primitivos.
----
== '''Cultura''' ==
A muralha que separa o povo livre do resto do Westeros em muitos aspectos os define. Devido ao seu isolamento, eles permanecem um povo livre, livre de estados, livres de nobres, reis e leis, fazendo suas próprias leis, seguindo o que o líder do grupo bem entenderem. Eles acreditam que os deuses fizeram a terra para todos os homens para compartilhar e quando os reis vieram com suas coroas e as espadas de aço, roubaram-no, alegando que era tudo deles e só deles.