==História==
Os [[Stark]]s são uma casa antiga, descendente de [[Brandon, o Construtor|Bran , o Construtor]], uma figura lendária da [[Era dos Heróis]], que fundou a sua casa ancestral em [[Winterfell]] milhares de anos no passado, bem como a [[Muralha]]. Eles são descendentes dos [[primeiros homens ]] e ainda seguem suas antigas tradições e acreditam nos velhos deuses da floresta. Os Stark eram reis do inverno no norte por milhares de anos da Era dos Heróis. Desde quando Bran construiu a Muralha, os Starks são amigos da Patrulha da Noite. O Rei da Noite, o 13 Senhor Comandante da Patrulha da Noite, pode ter sido um Stark, entre suas muitas origens possíveis. Os Starks também ajudaram a repelir vários grandes invasões dos selvagens.
Por vários milênios, os Stark não eram os reis incontestáveis do Norte, os seus principais adversários eram os Bolton do Forte do Pavor, que só juraram fidelidade cerca de 1.000 anos atrás. Rickard, filho do Rei Jon derrotou os cranogmanos e se casou com a filha de seu rei, trazendo o Gargalo para o reino de Winterfell sob o senhorio de Casa Reed. Os Karstark foram fundadas quando Karlon Stark, irmão do rei ajudou a conter a revolta dos [[Bolton]]. Finalmente, a Ilha dos Ursos foi concedida aos Mormonts quando o rei Rodrik Stark ganhou os homens de ferro em uma luta. Os Stark lutaram contra os Arryn do Vale pelas três irmãs, eventualmente, para ceder o controle das ilhas.
Além dos [[Karstark]], os Stark de Winterfell podem ter parentes distantes em outras partes do Norte, possivelmente em Porto Branco.
O último rei Stark do Norte foi [[TorrhenStark|Torrhen]], que se submeteu a [[Aegon]], o Conquistador, no final da [[Guerra da Conquista]]. Desde aquela época os Starks mantiveram o Norte para os reis dos Sete Reinos como Guardiões do Norte.
==História Recente==