'''"A Golden Crown"''' é o sexto episódio da série de fantasia medieval ''[[Game of Thrones]]'', que foi ao ar em 22 de maio de 2011 pela [[http://www.hbo.com/ HBO]]. O roteiro foi escrito por [[Jane Espenson]], [[David Benioff]] e [[D. B. Weiss]], a partir de uma história de Benioff e Weiss, e dirigido por Daniel Minahan.
O episódio mostra a deterioração do equilíbrio político nos [[Sete Reinos]], com [[Eddard Stark ]] tendo de lidar com as agressões dos [[Casa Lannister |Lannisters]] enquanto o Rei [[Robert Baratheon ]] vai caçar. No [[Ninho da Águia]], [[Tyrion Lannister ]] é colocado a julgamento, enquanto além do [[Mar Estreito]], [[Viserys Targaryen ]] está determinado a forçar [[Khal Drogo ]] a pagar suas dívidas para receber sua coroa dourada.
Nas palavras de Jace Lacob, o episódio "gira em torno de mudanças tanto grandes como pequenas, sobre como as escalas podem cair de nossos olhos e nós podemos ver a verdade que estava parada em nossa frente por tanto tempo. Para Ned, é a realização de apenas por quê [[Jon Arryn ]] morreu, do terrível segredo que ele recolheu do [[As Linhagens e Histórias das Grandes Casas dos Sete Reinos, Com Descrições de Muitos Grandes Senhores e Nobres Senhoras e Seus Filhos|livro das linhagens reais]], e o que isso pode significar para o trono... e para os Sete Reinos de [[Westeros]]. Para [[Daenerys Targaryen|Dany]], é a verdade brutal da real natureza de seu irmão, de sua insaciável sede por poder e a qualidade retorcida de seu desenfreado coração".<ref name=lacob />
== Enredo ==
=== Em [[Winterfell ]] ===[[Bran Stark ]] (Isaac Hempstead-Wright) acordou de um de seus recorrentes sonhos com corvos com a gradável surpresa de que sua sela especial, que permitirá que ele cavalgue, está terminada. Ele vai testá-la na floresta sob a supervisão de seu irmão [[Robb Stark|Robb ]] ([[Richard Madden]]) e de [[Theon Greyjoy ]] (Alfie Allen).
Enquanto Theon tenta convencer Robb a vingar o ataque dos Lannister Lannisters a Eddard e chamar os vassalos para marchar para o Sul, um pequeno grupo de selvagens consegue capturar Bran. Robb e Theon conseguem matar todos os homens e capturam uma mulher, [[Osha ]] ([[Natalia Tena]]). Apesar da ajuda de Theon, Robb briga com ele por ter colocado a vida de Bran em risco ao disparar uma flecha no homem que o estava segurando.
=== No [[Vale de Arryn ]] ===[[Tyrion Lannister|Tyrion ]] ([[Peter Dinklage]]) consegue fazer com que [[Lysa Tully|Lysa Arryn ]] (Kate Dickie) chame a corte para ouvir sua confissão. Depois do Duente Duende pedir publicamente por um Julgamento por Combate e do mercenário [[Bronn ]] (Jerome Flynn) se voluntariar para defendedefendê-lo, ela é obrigada a aceitar. No combate, Bronn derrota Sor [[Vardis Egen ]] (Brendan McCormack), o cavaleiro do Vale que estava defendendo os [[Casa Arryn|Arryn]], e Tyrion recebe permissão para ir embora, deixando as irmãs Tully em aflição.
=== Em [[Porto Real ]] ===Ned ([[Sean Bean]]) acorda em seus aposentos com [[Robert Baratheon|Robert]] ([[Mark Addy]]) e [[Cersei Lannister|Cersei]] ([[Lena Headey]]) o observando. Cersei acusa Ned de raptar seu irmão, Tyrion, e afirma que ele foi encontrado bêbado do lado de fora de um bordel ao meio dia. Robert bate em Cersei para silenciá-la, ao que ela responde "Usarei isso como um distintivo de honra". Depois de Cersei deixar o quarto, Robert diz a Ned que ele não pode governar os Sete Reinos se os Lannister Lannisters e os [[Casa Stark então |Starks]] entrarem em guerra e insiste para que Ned permaneça como [[Mão do Rei]], ou ele irá dar o cargo a Sor [[Jaime lannister Lannister]] ([[Nikolaj Coster-Waldau]]). Ele também que Eddard será Rei em exercício enqaunto ele sai para caçar.
Enquanto isso, [[Arya ]] (Maisie Williams) lida com os ferimentos de seu pai e a perda de [[Jory Cassel ]] durante suas aulas de esgrima, que [[Syrio Forel ]] (Miltos Yorelemou) diz que é uma excelente oportunidade para aprender a não se distrair em uma luta. Na sala comum dos Stark, [[Sansa Stark|Sansa]] (Sophie Turner) e [[Septã Mordane ]] (Susan Brown) são interrompidas pelo Princípe [[Joffrey Lannister|Joffrey ]] (Jack Gleeson), que se desculpa a Sansa e lhe dá um colar de presente.
No cargo de Rei interino, Ned descobre que Sor [[Gregor Clegane|Gregor "A Montanha" Clegane ]] foi visto liderando bandidos e atacando vilarejos no [[Tridente]]. Percebendo que tais atos são em vingança da prisão de Tyrion, Eddard ordena a prisão de Gregor, que suas terras e títulos sejam reitrados e chama Lorde [[Tywin Lannister ]] a Porto Real para responder pelas ações de seu servidor. Temendo uma guerra com os Lannister e a segurança de suas filhas, ele ordena que Arya e Sansa retornem a Winterfell. Porém quando os protestos de Sansa mencionam o cabelo loiro de Joffrey, Eddard percebe algo e relê o livro das linhagens procurando a família Baratheon. Ele nota que Joffrey não possui o cabelo preto característico de todos os Baratheon e conclui que o princípe não é filho verdadeiro de Robert.
=== Além do [[Mar Estreito ]] ===Daenerys ([[Emilia Clarke]]) pega um de seus ovos de [[dragão ]] e o coloca em uma fogueira. Ela toca no carvão e no ovo extremamente quente, porém sem nunca se queimar. Suas servas correm para tirar o ovo de suas mãos, más elas queimam suas mãos no processo.
Em [[Vaes Dothrak]], Daenerys começa um ritual com as [[Dosh Khaleen]]. Ela tem dificuldades em comer um coração de cavalo inteiro, porém completa a tarefa e se levanta para proclamar que seu filho será o [[Khal ]] que unirá todo o mundo sob um estandarte, chamando-o de [[Rhaego]], em homenagem ao seu irmão [[RhaegarTargaryen|Rhaegar]]. Viserys (Harry Lloyd) fica bravo com a crescente popularidade dela entre os dothraki, porém Sor [[Jorah Mormont]] ([[Iain Glen]]) pede que ele tenha paciência. Viserys não a terá, e esgueira-se até a tenda dela para roubar seus ovos de dragão. Sor Jorah o confronta e avisa para ele deixar os ovos para trás. Viserys joga a bolsa dos ovos no chão e vai embora.
Mais tarde, em um banquete para Daenerys e Khal Drogo ([[Jason Momoa]]), Viserys cabaleia-se para dentro, aparentemente bêbado. Ela ameaça Sor Jorah com uma espada e depois aponta a espada para Dany, dizendo para que ela mande o Khal lhe entregar um exército para conquistar os Sete Reinos, ou ele irá levar Dany embora, deixando o bebê, após tirá-lo diretamente da barriga dela. Drogo concorda em dar a ele sua coroa dourada tão desejada. Dois dothraki agarram Viserys enquanto Drogo derrete seu cinturão de ouro. O Khal derrama o ouro derretido na cabeça do Princípe exilado, matando-o. Toda a cena é assistida por Daenerys, ignorando o conselho de Sor Jorah para desviar o olhar enquanto Viserys implorava por sua vida. No final, ela conclui: "Ele não era nenhum dragão. Fogo não pode matar um dragão".
== Produção ==
=== Roteiro ===
O roteiro de "A Golden Crown" foi escrito por [[Jane Espenson]] e os criadores da série, [[David Benioff]] e [[D. B. Weiss]], a partir da história de Benioff e Weiss, baseada no [[A Game of Thrones|livro]] de [[George R. R. Martin]]. O episódio inclui os capítulos 38 ao 41, 44 e 45 do livro (Bran V, Tyrion V, Eddard X, Catelyn VII, Eddard XI, Sansa III e Daenerys V). O capítulo 42 (Jon V), lidando com Jon tentando convencer Meistre Aemon a deixar Samwell entrar na Patrulha como intendente, foi removida da série.<ref>{{Citar web|url=http://sf-fantasy.suvudu.com/2011/05/game-of-thrones-you-win-or-you-die.html|título=Game of Thrones: "You Win or You Die"|primeiro=Elio|último=Garcia|data=21 de maio de 2011|obra=Suvudu}}</ref>
Entre as cenas criadas especificamente para o episódio estão uma sessão de treino entre Arya e Syrio Forel, a tentativa de Viserys de roubar os ovos de dragão de Daenerys que é impedida por Sor Jorah, o pedido de desculpa de Joffrey a Sansa e a prostituta Ros deixando Winterfell.<ref name=garcia >{{Citar web|url=http://www.westeros.org/GoT/Episodes/Entry/A_Golden_Crown/Book_Spoilers/|título=A Golden Crown - Book to Screen|obra=Westeros.org|primeiro=Elio|último=Garcia}}</ref>
=== Seleção de elenco ===
O episódio introduz a personagem recorrente Osha, uma selvagem do norte. O autor dos livros, [[George R. R. Martin]], admitiu que essa foi a escolha que mais se diferenciou da ideia original que ele teve para a personagem. Como ele explica, ele ficou surpreso ao ver que [[Natalia Tena]] estava sendo considerada para o papel, já que Osha foi concebida como uma mulher velha e resistente e a atriz era "muito jovem e muito sensual". Entretanto, quando Martin viu as fitas dos testes, ele se convenceu com a nova abordagem: "ela foi sensacional, e eu disse, 'Tem que ser ela'".<ref>{{Citar web|url=http://winter-is-coming.net/2011/01/roundtable-discussion-with-grrm/|título=Roundtable discussion with GRRM|obra=Winter Is Coming.org|data=10 de janeiro de 2011}}</ref>
== Recepção ==