Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

1 308 bytes adicionados ,  15h11min de 21 de maio de 2014
sem sumário de edição
{{Noble House | House_name = Westeros| image = [[Arquivo:Westeros1.jpg|250px|thumb|center|Westeros]][[Arquivo:Westeros2.jpg|250px|thumb|center|Westeros no Mundo Conhecido]]}} A história de ''[[As Crônicas de Gelo e Fogo]]'' se passa em '''Westeros''', que é um dos três quatro continentes conhecidos no mundo. A maior parte de sua área equivale aos [[Sete Reinos]]. Os outros dois continentes conhecidos são [[Essos]], um vasto continente localizado a leste, atravessando o [[Mar Estreito]], e [[Sothoryos]], um continente inexplorado a sudeste de Westeros atravessando o [[Mar de Verão]]. As nações mais próximas de Westeros são as [[Cidades Livres]], um grupo de cidades-estado independentes ao longo da borda ocidental de [[Essos]].
A sul de Westeros se localizam as [[Ilhas de Verão]].
 
[[Arquivo:regions.png|200px|thumb|right|Westeros - Divisão regional]]
==Geografia==
Westeros era originalmente dividido em vários reinos independentes antes da unificação ocorrida na [[Guerra_da_Conquista|Guerra da Conquista]]. Após a guerra, todas as nações ao sul da [[Muralha]] (exceto [[Dorne]], que foi conquistada posteriomente), ficaram sob a monarquia da [[Casa Targaryen]] e conhecidas como os [[Sete Reinos]].
 
[[Arquivo:Mapa_Westeros_by_Henning_Ludvigsen,_Fantasy_Flight_Games©.jpg|250px|thumb|left|Westeros - Mapa topográfico (por Henning Ludvigsen, Fantasy Flight Games©)]]
===Para Lá da Muralha===
''Ler Artigo Principal: [[Para Lá da Muralha]]''
 
Se estende do norte da [[Muralha]] até as [[Terras de Sempre Inverno]]. A maior parte do território é coberto pela [[Floresta Sombria]] e composta de muitos lagos e rios, abrigando estranhos animais nas montanhas chamadas de [[Presas de Gelo]]. A região apresenta um clima extremamente frio e severo, permitindo que apenas um pequeno número de pessoas consiga habitar a região. Os [[selvagens]], como são conhecidos, vivem em pequenas vilas.
===Sete Reinos===Westeros estava dividido em seu princípio em vários reinos pequenos e independentes, até sua unificação durante a [[Guerra da Conquista|Conquista Targaryen]]. Depois desta guerra, as diferentes regiões e reinos se uniram sob o domínio da [[Casa Targaryen]] no que hoje se conhece como os [[Sete Reinos]]. ====O Norte====''Ler Artigo Principal: [[Norte]]'' 
O [[Norte]] é a maior região, quase tão grande quanto os outros seis reinos a sul combinados. É pouco povoada, com um vasto deserto gelado, florestas e montanhas cobertas de pinheiros e de neve. O clima é frio e seco durante o inverno, e neva mesmo durante o verão. A fronteira norte é a [[Muralha]], lar da [[Patrulha da Noite]], e a sul o [[Gargalo]], um local pantanoso entre dois oceanos onde se localiza [[Fosso Cailin]], fortaleza dos [[Primeiros Homens]]. As características do [[Gargalo]] e a posição de [[Fosso Cailin]] tornam quase impossível que um exército do sul consiga invadir o [[Norte]].
O [[Norte]] tem sido governado pela [[Casa Stark]] de [[Winterfell]] há séculos, primeiro como [[Reis do Norte]] e depois como suseranos. A maioria de seus habitantes ainda cultua os [[deuses antigos]], mas alguns, principalmente ao redor de [[Porto Branco]], são fiéis à [[Fé dos Sete]]. Bastardos nascidos no [[Norte]] têm sobrenome Snow.
====As Ilhas de Ferro====''Ler Artigo Principal: [[Ilhas de Ferro]]'' 
As [[Ilhas de Ferro]] são um conjunto de sete ilhas na costa ocidental de [[Westeros]], sendo algumas delas [[Pyke]], [[Grande Wyk]], [[Velha Wyk]] e [[Harlaw]]. Os habitantes dessas ilhas são conhecidos como homens de ferro pelos outros povos de [[Westeros]], mas se autodenominam "nascidos no ferro".
Os [[Homem de Ferro|homens de ferro]] são marinheiros, e sua supremacia naval é inquestionável. A [[Fé dos Sete]] tem poucos adeptos na região, onde predomina um deus local, o [[Deus Afogado]]. Bastardos nascidos nas Ilhas de Ferro têm sobrenome Pyke.
====As Terras Fluviais====''Ler Artigo Principal: [[Terras Fluviais]]'' 
São as férteis terras entre os vaus do [[Tridente]]. São dominadas pelos [[Casa_Tully|Tully]] de [[Correrrio]]. À época da Conquistas, as Terras Fluviais eram governadas pelas [[Ilhas de Ferro]], de modo que os Tully nunca foram reis, mas foram senhores do rio rebeldes que se viraram contra [[Harren, o Negro]] e lutaram ao lado de [[Aegon I Targaryen|Aegon, o Conquistador]]. Bastardos nascidos nas Terras Fluviais têm sobrenome Rivers.
====O Vale de Arryn====''Ler Artigo Principal: [[Vale de Arryn|Vale]]'' 
O Vale se localiza a leste das Terras Fluviais e é quase todo cercado pelas [[Montanhas da Lua]]. É constituído por imensas cadeias montanhosas, onde as pessoas vivem nos vales e ao longo da costa.
O Vale é governado pela [[Casa Arryn]], uma das mais antigas linhas de nobreza ândala e outrora [[Reis do Vale]] antes da chegada de Aegon. Sua fortaleza, o [[Ninho da Águia]], fica no alto de uma montanha e chega a ser um castelo pequeno, mas é dito inexpugnável contra cerco ou ataque. O caminho para o topo é traiçoeiro. Devido ao rigoroso inverno do Vale, as viagens por esse caminho ficam temporariamente bloqueadas. Clãs das montanhas tornam o caminho ainda mais perigoso. Bastardos nascidos no Vale têm sobrenome Stone.
====As Terras Ocidentais====''Ler Artigo Principal: [[Terras Ocidentais]]'' 
São as terras a oeste das Terras Fluviais e a norte da Campina. É uma região pequena, onde se localizam as minas de ouro e prata mais importantes do continente.
São governados pelos [[Casa_Lannister|Lannister]] de [[Rochedo Casterly]], ex-reis do Rochedo. As pessoas da região são geralmente chamadas de ocidentais. [[Lannisporto]], comandado por Rochedo Casterly, é uma das maiores cidades e um dos principais portos do continente. Bastardos nascidos nas terras ocidentais têm sobrenome Hill.
====As Terras da Coroa====''Ler Artigo Principal: [[Terras da Coroa]]'' 
São terras comandadas diretamente pelo Trono de Ferro. Compõe basicamente Porto Real e as terras circundantes, como Rosby e Stokeworth. Ficam ao sul do Vale, a sudeste do Tridente, a leste das Terras Ocidentais e a norte das Terras da Tempestade. Bastardos nascidos nas Terras da Coroa têm sobrenome Waters.
[[Arquivo:regions.png|200px|thumb|right|Westeros - Divisão regional]]====A Campina====''Ler Artigo Principal: [[Campina]]'' 
É a segunda maior região, abrangendo uma extensão da parte mais fértil do continente, bem povoada e com muitas vilas.
Na Campina se localiza Vilavelha, a segunda maior cidade de Westeros, lar da Cidadela, recanto dos meistres, além de conter a antiga sede da Fé, o Septo Estrelado. Bastardos nascidos na Campina têm sobrenome Flowers.
====As Terras da Tempestade====''Ler Artigo Principal: [[Terras da Tempestade]]'' 
As Terras da Tempestade, ao sul das Terras da Coroa, se estendem até o Mar de Dorne. É uma das menores regiões de Westeros, uma terra cheia de montanhas e florestas.
Antes da Conquista, eram governados pelos Reis da Tempestade. O último de sua linhagem, Argilac, o Arrogante, foi derrotado por Orys Baratheon, que recebeu suas terras e títulos. As Marcas estão nessa região, e eram comuns pontos de batalha antes de Dorne ser anexada aos Sete Reinos. Bastardos das Terras da Tempestade têm sobrenome Storm.
====Dorne====''Ler Artigo Principal: [[Dorne]]'' 
Dorne é a região mais meridional de Westeros. Se estende desde as Marcas até a costa sul do continente. É o local mais quente dos Sete Reinos, com um grande deserto escaldante. A reputação dos dorneses também diz que eles possuem "sangue quente". Diferem tanto históricamente quando etnicamente dos demais reinos por causa da [[Invasão Roinar]]. Sua culinária, aparência e arquitetura se assemelham às das culturas do Mediterrâneo, como Grécia e Turquia, enquanto os demais reinos possuem cultura semelhante às da Europa Ocidental. Eles adotaram muito da cultura [[roinar]], onde o título de Rei é substituído pelo de Príncipe, e onde o filho mais velho herda os títulos do pai, não importando se é homem ou mulher. São dominados pela [[Casa Martell]] de Lançassolar.
Algumas linhagens são conhecidas por terem características físicas incomuns. Os Targaryen normalmente possuem olhos violetas e cabelos prateados, enquanto que os ghiscariotas tem olhos vermelhos e cabelos negros. Os nativos de Westeros têm características predominantemente européias, com algumas variações regionais. Os nativos de Sothoryos e das Ilhas de Verão têm características africanas. Os nativos de outras áreas apresentam características diversas.
====[[Gigantes]]====
Enormes humanóides peludos com inteligência abaixo da humana, se assemelham bem a macacos bípedes. Os gigantes são uma espécie cada vez mais reduzida, só encontrada ao norte da Muralha. Montam em mamutes de batalha e brandem clavas. Eles falam o Idioma Antigo dos Primeiros Homens.
====[[Filhos da Floresta]]====
Os habitantes originais de Westeros são frequentemente mencionados, embora não sejam vistos à milhares de anos. São descritas como criaturas humanóides de baixa estatura, escuras e bonitas, com poderes sobrenaturais. Usavam armas de obsidiana em suas batalhas. Parte de sua cultura persiste no Norte, principalmente a adoração aos Deuses Antigos.
====[[Outros]]====
Uma raça misteriosa e aparentemente maléfica de criaturas habitantes da região ao norte da Muralha. Só são vistos durante a noite e parecem trazer um frio antinatural com sua presença. São descritos como altos, magros e humanóides, com olhos azuis tão profundos que ardem como fogo. Usam armaduras que mudam de cor à cada passo e espadas finas de cristal que são tão frias que podem quebrar o ferro.
Algumas das espécies de animais que habitam o planeta são semelhantes aos da Terra, enquanto outros são apenas animais míticos.
====[[Auroque|Auroques]]====
Parentes grandes do touro, são frequentemente usados como símbolos para tamanho, estupidez e força.
====[[Lobo Gigante|Lobos gigantes]]====
Parentes do lobo, mas são muito maiores e mais fortes, atingindo o tamanho de um pônei quando crescidos. Quase nunca são vistos ao sul da Muralha.
====[[Lagarto-leão|Lagartos-leões]]====
Habitam os pântanos e são frequentemente encontrados no Gargalo. São provavelmente grandes crocodilianos.
====[[Mamute|Mamutes]]====
Habitam o extremo norte e são, aparentemente, os únicos paquidermes de Westeros. São usados como montarias para os gigantes.
====[[Lula Gigante|Lulas gigantes]]====
Lulas enormes, capazes de puxar para baixo enormes navios. São consideradas mito.
====[[Manticora|Manticoras]]====
Criaturas pequenas que parecem escaravelhos. Seus rostos são malignos e vagamente humanos. Possuem uma espora venenosa que é fatal para os seres humanos. Habitam Essos e, talvez, Sothoryos.
====[[Corvo|Corvos]]====
Fisicamente semelhantes aos corvos comuns da Terra, os corvos de Westeros são usados para transportar mensagens entre castelos. O meistre de seu castelo tem normalmente o seu estoque de corvos. Existem os corvos brancos, que são maiores e mais inteligentes, usados pela Cidadela para anunciar a mudança de estações. Alguns corvos imitam a voz humana, como os papagaios.
====[[Gato das Sombras|Gatos das Sombras]]====
Grandes felinos predadores com peles pretas com listras brancas, parecem ser nativos de regiões montanhosas. Suas peles são valorizadas.
====[[Dragão|Dragões]]====
Ferozes criaturas mágicas, os dragões não são nativos de Westeros, mas foram trazidos pelos Targaryen. Os ovos de dragão foram primeiramente encontrados pelos pastores de [[Valíria|Valíria]] em [[Quatorze Chamas]], o anel de vulcões que circundava a região. Morreram há séculos, e acredita-se que estão extintos.
Patrulheiros
5 484

edições

Menu de navegação