Daena era selvagem quase desde o nascimento. Era Targaryen ao osso, forte, bonita, voluntariosa e como seus irmãos tinha características Valirianas. Seu cabelo prata-ouro era volumoso e encaracolado, uma juba indomável que emoldurava seu rosto com formato de coração e seus brilhantes olhos roxos, para completar tinha um sorriso inocente que dizia "Não ousarei nada". Ágil e atlética. Daena era uma amazona experiente, além de excelente caçadora e arqueira com arco curto e curvado.
Ela adorava o pai e idolatrava o irmão [[Daeron I Targaryen|Daeron I]]. Suas roupas eram tão dramáticas quanto ela. Quando criança ela usava negro em emulação com seu pai. Após seu irmão Baleor não consumar o casamento ela passou a usar branco na esperança de envergonha-lo até que cumprisse seu dever como marido mas isso não funcionou. Baelor Baleor gostava de vê-la vestindo branco pois a fazia parecer mais inocente. Mais tarde por ser uma prisioneira com tratamento diferente na corte de seu irmão, ela fez diversas fugas geralmente vestida de lavadeira ou servente (uma vez com a conivência de seu primo Aegon IV).
Ela sempre usava um pingente de ouro em formato de um dragão com três cabeças que tinha herdado de seu pai. Na corte ela usa com uma fina corrente de ouro. Quando estava disfarçada ela pendurava o colar em uma tira de couro e o escondia embaixo de suas roupas. Supostamente ela usava mesmo quando tomava banho ou fazia amor.