Foi também durante esse período que Aegon III se casou com a única criança viva do falecido Rei Aegon II: Princesa Jaehaera Targaryen. Jaehaera morreria dois anos depois da mesma forma que sua mãe, Helaena, empalada nas lanças que cercam o fosso seco após cair de uma janela da [[Fortaleza de Maegor]] (ao contrário da mãe, contudo, Jaehaera foi empurrada, provavelmente). O rei então se casou novamente, dessa vez com uma prima de Lorde Alyn Velaryon: Senhora [[Daenaera Velaryon]]. Desse casamento, surgiram os cinco filhos do rei.
Descobriu-se que Viserys Targaryen, filho de Rhaenyra e Daemon, sobrevivera nas mãos dos lisenos. Ele foi resgatado por Lorde Alyn e retornou a Porto Real casado com [[Larra Rogare]]. Os [[Rogare]], uma importante família de [[Banco Rogare|banqueiros lisenos]], se envolveu envolveram numa trama importante que ajudou a derrubar o poder dos regentes.
O Kraken Vermelho, enquanto isso, continou a arrasar as costas ocidentais. Com a paz, as devastadas Terras Ocidentais e a Campina puderam gradualmente reunir forças para resistir aos nascinos no ferro. Essa guerra privada entre Greyjoy e os lordes das costas ocidentais durou mais três anos durante o coração do inverno. Eventualmente, Dalton Greyjoy morreu na Ilha Bela, assassinado por uma moça nos aposentos de Lorde [[Farman]] após estuprá-la. Dalton nunca tomara uma esposa de rocha, e tivera filhos apenas com esposas de sal, o que fez com que outras Casas contestassem os Greyjoy. Após se aproveitar de uma guerra civil para assolar os Sete Reinos por tantos anos, os nascidos no ferro tinham agora sua própria guerra de sucessão. Uma força Lannister, com a ajuda de Sor [[Leo Costayne]], atacou as ilhas de {{data|134}}, arrasando vilas inteiras e passando homens, mulheres e crianças na espada como vingança. A maior parte da frota atacante foi destruída, mas os que voltaram estavam pesados com o saque - e com um dos filhos de Lorde Dalton. A Senhora Johanna Lannister manteve o garoto mutilado e o forçou a ser o bobo de seu filho.