Aenys nasceu em [[Pedra do Dragão]] como filho de Aegon, o Conquistador, e de Rhaenys Targaryen. Aenys amava a vida na corte assim como Rhaenys, e foi um grande patrono das artes.
Casou-se com [[Alyssa Velaryon]] como um acordo político, e juntos tiveram ao menos três crianças: [[Jaehaerys I Targaryen|Jaehaerys]], [[Alysanne Targaryen|Alysanne]] e [[Rhaena Targaryen(filha de Aenys I)|Rhaena]]. Jaehaerys e Alysanne eventualmente se casaram, e tiveram muitos filhos. Rhaena se casou com o meio-irmão de Aenys, [[Maegor I Targaryen|Maegor]], mas as circunstâncias do casamento são desconhecidas ainda, e Rhaena posteriormente se tornou conhecida como "Noiva Negra".
Aenys era considerado um fraco. Sua ascensão ao Trono de Ferro, após a morte de seu pai Aegon, fez eclodir a [[Revolta da Fé Militante]], um levante liderado pela [[Fé dos Sete]] contra a a Casa Targaryen que usava como alegação o fato de Aenys ser nascido do incesto, ato abominável para a Fé. Aenys se mostrou indeciso e frágil durante a crise, e foi incapaz de tomar uma ação efetiva contra ela. A maior parte da responsabilidade caiu sobre os ombros de seu meio-irmão Maegor, a [[Mão do Rei]]. Após a morte do pai deles, Aenys deu a Maegor a espada [[Blackfyre]], admitindo a todos reunidos que ele não se comparava ao irmão como guerreiro.