Havia rumores de que Orys era meio-irmão bastardo de [[Aegon I Targaryen]] por parte de seu pai [[Aerion Targaryen (filho de Daemion)|Aerion]]. Ele foi um dos comandantes mais ferozes de Aegon e foi considerado como seu único amigo verdadeiro. Ele subiu na hierarquia e se tornou a primeira [[Mão do Rei]] após o [[Desembarque de Aegon]] no continente de [[Westeros]] e sua coroação.
Durante a [[Guerra da Conquista]], Orys e [[Rhaenys Targaryen]], com seu dragão [[Meraxes]], foram incumbidos de tomar [[Ponta Tempestade]]. O [[Rei da Tempestade]], [[Argilac Durrandon]], ouvindo sobre o destino de [[Harrenhal]], sabia que suas paredes formidáveis não iriam protegê-lo do fogo do dragão. Argilac saiu para batalha aberta(a "[[Última Tempestade]]"). Orys matou Argilac, o Arrogante, acabando com o reinado dos [[Reis da Tempestade]]. Após a batalha, [[Argella Durrandon]], filha de Argilac, declarou-se a Rainha da Tempestade e continuou a segurar [[Ponta Tempestade]] até que sua guarda se voltou contra ela para evitar o mesmo destino de [[Harrenhal]]. Eles entregaram-na para Orys, nua e acorrentada. Orys, no entanto, a cobriu com o manto e a tratou de forma cavalheiresca. Aegon recompensou Orys com [[Ponta Tempestade]]. Orys levou Argella como sua esposa e adotou o brasão e as palavras dos Durrandons , ‘’Nossa é a Fúria’’, criando a [[Casa Baratheon]].
Orys, mais tarde, se juntou a Aegon na [[Primeira Guerra Dornesa]], realizando um ataque no [[Caminho do Espinhaço]] que foi um desastre. A astúcia dos dorneses lançou uma invasão a noite, fazendo chover rochas, flechas e lanças de cima. Os corpos do exército invasor bloqueou o [[Caminho do Espinhaço]] de ambas as extremidades, e Orys, junto com muitos de seus vassalos e cavaleiros, foi capturado por um senhor conhecido como [[Wyl de Wyl]].