==Histórico==
Robb nasceu em [[Correrrio]], provavelmente sendo fruto da noite de núpcias de [[Ned Stark|Eddard]] com [[Catelyn Stark|Catelyn]], já que o homem partiu imediatamente após o casamento para lutar na [[Rebelião de Robert]]. Quando Eddard retornou, Catelyn o saudou com o bebê Robb, e os dois partiram para [[Winterfell]], onde Ned comandava como Lorde e Robb sendo seria criado como seu legítimo herdeiro.
Robb sempre se deu bem com seus irmãos mais novos, e desenvolveu uma rivalidade amigável com seu irmão bastardo, [[Jon Snow]], que difere dele em personalidade e aparência. O rapaz também fez amizade com o protegido do pai, [[Theon Greyjoy]], que dizia considerá-lo uma espécie de irmão mais novo.
Quando Eddard foi nomeado Mão do Rei e partiu para [[Porto Real]], Robb ficou em Winterfell para governá-lo com a ajuda da mãe. Quando ela também viajou para Porto Real, a responsabilidade caiu toda sobre ele. Durante esse período, em um passeio pelo bosque, seu irmão mais novo, [[Bran Stark]], foi atacado por selvagens e salvo pelo próprio Robb, com a ajuda de seus lobos e de Theon, que matou um dos selvagens com uma flecha certeira, arriscando a vida de Bran.
Quando a notícia da prisão de Eddard por alta traição chegou a Winterfell, Robb convocou os vassalos Stark e marchou com seu exército para as terras fluviais, tencionando ajudar a Casa Tully, que estava sendo atacada pelos Lannister, e libertar seu pai. Por sua juventude e inexperiência, chega a ser questionado pelos vassalos do pai, mas consegue uníuni-los sob sua liderançae, logo depois, marchou para o sul para [[Guerra dos Cinco Reis#O Norte entra na guerra|fazer guerra]] contra o [[Trono de Ferro]].
Sabendo que Correrrio havia sido sitiado por Sor [[Jaime Lannister]], e que Lorde [[Tywin Lannister]] marchava para o Norte com uma poderosa hostetropa, Robb decidiu dividir seu exército, mandando a maior parte de sua infantaria com Lorde [[Roose Bolton]] para enfrentar Tywin, e atravessando o [[Tridente ]] nas [[Gêmeas ]] com a cavalaria para levantar o cerco a Correrrio. Para conseguir sua passagem e a lealdade dos [[Casa Frey|Frey]], Robb aceitou um contrato de casamento imposto por [[Lorde Walder Frey]], onde prometeu se casar com uma das filhas de Lorde Walder quando a guerra acabasse.
Robb levou seus cavaleiros para [[Correrrio]] onde, com a ajuda de seu tio, Sor [[Brynden Tully]], conseguiu capturar Sor Jaime na [[Batalha do Bosque dos Murmúrios]]. Depois, ele atacou o cerco ao castelo, varrendo as forças de Jaime na [[Batalha dos Acampamentos]]. Com isso, o exército de Tywin, apesar de [[Batalha do Ramo Verde|ter vencido]] Bolton, ficou numa posição vulnerável e foi forçado a recuar para Harrenhal.
Após a execução de seu pai a mando do Rei [[Joffrey Baratheon]], qualquer esperança de paz entre os Stark e os Lannister foi eliminada. Os vassalos nortenhos e os senhores do rio, então, aclamaram Robb como [[Rei do Norte]] e do [[Rei do Tridente|do Tridente]].
===''A Fúria dos Reis''===
[[Arquivo:Magali Villenueve Robb StarkII.jpg|thumb|250px|esquerda|O rei Robb Stark vestido para a guerra, por Magali Villenueve. ©]]
Depois de permanecer um tempo inativo em Correrrio, Robb enviou [[Theon Greyjoy]] para [[Pyke]] para conseguir uma aliança com Lorde [[Balon Greyjoy]], reconhecendo a independência das [[Ilhas de Ferro]]. Também enviou sua mãe para o sul para que negociasse com o irmão mais novo de Robert, [[Renly Baratheon]], que também havia sido coroado rei. Ambos os enviados falharam, sendo que Catelyn foi incapaz de conseguir uma trégua entre Renly e o irmão, [[Stannis Baratheon]], que também fora coroado rei, presenciando [[Cerco de Ponta Tempestade (299)#O cerco|a morte ]] do Baratheon mais novo no meio de seu exército, enquanto que Balon Greyjoy recusou a oferta de Robb e optou por lançar [[Guerra dos Cinco Reis#O ataque dos Greyjoy|uma invasão em larga escala ]] contra o Norte.
Nesse meio tempo, Robb reuniu seu exército e marchou sobre as [[terras ocidentais]], destruindo um recém-formado exército Lannister na [[Batalha de Cruzaboi]]. Em seguida, na [[Batalha do Despenhadeiro|luta pelo Despenhadeiro]], Robb foi ferido e ficou sob os cuidados de [[Jeyne Westerling]]. Nesse meio tempo, recebeu a notícia de que Theon [[Queda de Winterfell|invadira Winterfell]] e matara seus dois irmãos mais novos, Bran e [[Rickon Stark|Rickon]] (embora fosse uma farsa). Jeyne o confortou, e ele tomou sua virgindade. Numa tentativa de preservar a honra da moça, o rapaz casou-se com ela imediatamente a seguir, quebrando o contrato com os Frey. O Os homens dos [[Casa Frey |Frey]] que o acompanhavam, furiosos com o que havia acontecido, o abandonaram em seguida.
===''A Tormenta de Espadas''===
[[Arquivo:Robb Stark.jpg|thumb|250px|Richard Madden como Robb Stark na [[Game of Thrones|série de TV]].]]
Robb retornou a Correrrio com sua nova esposa, o que causou horror em sua mãe, sabendo as consequências que aquela ofensa a Walder Frey trariam. Outros problemas também emergiram: sendo que Sor [[Edmure Tully]] havia reunido seus homens e impedido que Tywin Lannister atravessasse as terras fluviais, frustrando o plano de Robb, que consistia justamente em atrair o inimigo. Robb pretendia sangrar os Lannisters, atrasando seus movimentos enquanto [[Stannis Baratheon|Stannis]] tomava Porto Real e eliminava a Rainha [[Cersei Lannister]] e seu irmão mais novo, [[Tyrion Lannister]], o Duende. Como Edmure se precipitou e deu batalha cedo demais para Twyin, a tropa Lannister teve tempo de organizar fazer uma retirada organizada pode e depois partir para atacar Stannis pela retaguarda durante a [[Batalha da Água Negra]], salvando a cidade capital do reino e fortalecendo a posição do [[Joffrey Baratheon|rei no Trono de Ferro]].
Além disso, Robb descobriu que, em sua dor pela perda dos filhos, Catelyn havia libertado [[Jaime Lannister|Jaime]] com a promessa de que os Lannister devolveriam suas filhas. O ato da mãe resultou na inimizade de Lorde [[Rickard Karstark]], cujos filhos haviam sido mortos por Jaime no Bosque dos Murmúrios. Como vingança, Karstark matou dois cativos Lannister em Correrrio. Por este crime, Robb o sentenciou à morte e o executou pessoalmente. Como consequência, as forças de [[Casa Karstark|Karstark]] o abandonaram.
Após a morte de [[Hoster Tully]], Robb começou os preparativos para retomar o [[Norte]], que havia sido anexado tinha vastas porções do seu território tomado pelos [[homens de ferro]]. Acreditando que Bran, Rickon e [[Arya Stark|Arya]] estavam mortos, e temendo que Winterfell pudesse ser herdado por Tyrion, que havia se casado com [[Sansa Stark|Sansa]], Robb discutiu a questão da sucessão com a mãe. Para o horror desta, ele sugeriu que [[Jon Snow ]] deveria ser seu herdeiro. Em seguida, Robb enviou [[Maege Mormont]] e [[Galbart Glover]] para a [[Atalaia da Água Cinzenta]] com uma carta detalhando seus planos, cujo conteúdo não foi revelado.
Ele marchou para o norte, tentando atravessar com seu exército pelas [[Gêmeas]]. Consciente da hostilidade de Walder Frey por ter quebrado sua promessa, Robb sugeriu que Sor [[Edmure Tully ]] se casasse com uma das filhas de Walder. Edmure hesitou, mas aceitou. Deixando Jeyne em Correrrio, Robb marchou para as Gêmeas, onde Walder havia concordado em casar Edmure com sua filha, [[Roslin Frey]].
Vento Cinzento pareceu perceber a traição que se seguiria, mas Robb aceitou deixá-lo de fora da fortaleza. Na noite de núpcias, o massacre que viria a ser conhecido como [[Casamento Vermelho]] aconteceu. Lorde Walder havia colocado mercenários entre os músicos e, ao som de "[[As Chuvas de Castamere]]", os homens de Robb foram assassinados. O próprio Robb foi morto por seu vassalo, [[Roose Bolton]], que o apunhalou no coração com sua espada. Enlouquecida de desespero, Catelyn matou o neto de Frey, Guizo, e logo foi degolada. Vento Cinzento também foi morto. Como insulto final ao Rei do Norte, os Frey costuraram a cabeça de Vento Cinzento sobre a de Robb.