Com três dos cinco reis mortos - Robb traído e assassinado no Casamento Vermelho, Renly morto durante o Cerco à Ponta Tempestade e Balon Greyjoy visto seu fim em um estranho acidente - e Stannis debilitado demais para ser considerado uma ameaça após a Batalha da Água Negra, o Trono de Ferro já comandava todo o Sul e o Oeste, além de boa parte do Tridente, com exceção das terras dos Tully, Mallister e Blackwood. No norte, os Boltons, aliados do trono, assumiram o controle de [[Winterfell]]. A Casa Lannister já estava segura de sua vitória, quando a [[Joffrey Baratheon#A Tormenta de Espadas|morte de Joffrey]], envenenado em seu banquete de casamento, e de Tywin, assassinado por seu filho Tyrion, se mostraram golpes duros. O Trono de Ferro foi assumido pelo jovem [[Tommen Baratheon|Tommen I]], sendo [[Cersei Lannister|sua mãe]] a Rainha Regente.
No entanto, apesar de o conflito principal ter terminado, as hostilidades ainda não acabaram: Euron Greyjoy sucedeu o rei Balon e seus[[ homens de ferro]] permanecem controlando boa parte do uma grande porção de território no Norte, enquanto Stannis ainda está vivo, e depois de sua chegada à [[Muralha]], tenta se aliar à [[Patrulha da Noite]] após tê-la ajudado em sua [[Batalha de Castelo Negro|batalha ]] contra os [[selvagens]] a fim de estabelecer posições para retomar sua guerra contra o Trono de Ferro.
*'''Ataques da Senhora Coração de Pedra'''
*'''Restauração da [[Fé Militante]]'''
Como decorrência da Guerra dos Cinco Reis, um novo fervor religioso assolou os Sete Reinos. Muitos peregrinos e refugiados, chamados de pardais, se instalaram ao redor do [[Grande Septo de Baelor]], em Porto Real. Em troca do perdão de dívidas da coroa, Cersei Lannister permitiu que a [[Fé dos Sete|Fé]] se rearmasse, reorganizando os [[Filhos do Guerreiro]] e os [[Pobres Irmãos]]. Mais tarde, a Fé prendeu a rainha [[Margaery Tyrell]] por traição e adultério contra o seu marido, o menino-rei Tommen Baratheon. Cersei Lannister cooperou com a igreja a fim de eliminar Margaery, a quem considerava uma rival perigosa. Contudo, o tiro sairia pela culatra. Pouco tempo depois a própria Cersei foi presa, acusada de matar o marido, o rei Robert, incesto com o irmão Jaime e de ter assassinado o antigo [[Alto Septão]]. O renascido exército da Fé do Sete agora é uma força formidável nos Sete Reinos e o seu líder, o [[Alto Pardal]], passou a concentrar grande poder e influência.
*'''[[Cerco de Ponta Tempestade (300)|Segundo cerco de Ponta Tempestade]]'''
A Mace Tyrell foi incumbido o ataque à [[Ponta Tempestade]]. Após um período de cerco, ele ouviu sobre a prisão de sua filha [[Margaery Tyrell|Margaery]] pela Fé Militante. O Lorde Tyrell então rompeu o cerco , deixando apenas uma pequena guarnição para trás, e partiu para Porto Real com a maioria dos seus soldados a fim de marchar sobre a cidade, também ordenando a Randyll Tarly que reunisse seus homens e partisse para encontrá-lo na capital.
[[Arquivo:Stannis at dragonstone.jpg|400px|thumb|[[Stannis Baratheon]] e a [[Melisandre|senhora Melisandre de Asshai]] deixando Pedra de Dragão com seus soldados.]]
*'''[[Cerco de Pedra do Dragão]]'''
*'''[[Cerco de Fosso Cailin]]'''
No norte, o exército de homens de ferro em [[Fosso Cailin]] foi cercado pelas forças de Roose Bolton, ao sul, e do seu filho bastardo Ramsay, do norte. O jovem Ramsay enviou [[Theon Greyjoy]], seu cativo, para negociar os termos de rendição com os homens de ferro. Quando eles se renderam, Ramsay os esfolou e empalou seus corpos pelo terreno. Logo em seguida, Roose atravessou o [[Gargalo]] e partiu para [[Winterfell]] com seu exército, a fim de assumir formalmente sua posição de novo Protetor do Norte, com a benção do Trono de Ferro. Ele estava acompanhado de uma pequena tropa [[Casa Frey|Frey]]. Muitos senhores nortenhos, que forçadamente dobraram o joelho para os Boltons, começaram a conspirar contra a nova liderança do território, principalmente devido as feridas ainda abertas causadas pelo [[Casamento Vermelho]]. Entre esses lordes descontentes estava o Senhor [[Wyman Manderly|Wyman]] da [[Casa Manderly]], um dos vassalos mais leais dos Starks.
*'''[[Retomada de Bosque Profundo]]'''
As forças de Stannis, buscando conseguir simpatia dos [[nortenhos]], atacaram os homens de ferro que ainda mantinham a fortaleza de [[Bosque Profundo]]. Após tomar a região, Stannis devolveu a fortaleza para os seus donosde direito, da a [[Casa Glover]]. Vários homens de ferro foram capturados, incluindo [[Asha Greyjoy]] e Tristifer Botley. Para tomar a área, o Baratheon contou com apoio substancial dos [[clãs nortenhos das montanhas]]. Após reconquistar Bosque Profundo, os [[Casa Mormont|Mormonts]] decidiram apoiar Stannis.
Ao mesmo tempo, os navios das Ilhas de Ferro na [[Costa Pedregosa]] foram incendiados. Assim, a presença dos [[homens de ferro]] no norte estava praticamente morta.