[[Arquivo:Brienne 6 Festim.png|thumb|left|250px|Brienne "confessa" ao Irmão Mais Velho, por Elisa Poggese©.]]
Ao chegar à [[Ilha Quieta]], Brienne e seus companheiros são levados ao encontro do [[Irmão Mais Velho]]. Brienne menciona ao irmão que a está guiando, que ela está se dirigindo para [[Salinas]] para matar o Cão, pelo que ela ouviu sobre ele por [[Shagwell]] e os outros nos [[Murmúrios]]. Isso deixa o homem surpreso, mas ele a aconselha a falar sobre isso com o seu Irmão Mais Velho. No caminho, Brienne, [[Podrick Payne]], e [[Hyle Hunt]] percebem um enorme cavalo nos seus estábulos, um cavalo de guerra, que havia atacado dois dos irmãos da Ilha. Em uma colina, eles passam por um [[Coveiro|noviço peculiar]]. O homem é grandee corpulento, com tem vestes humildes simples, e esparsas]], está cavando sepulturas, bastante compenetrado. O homem também parece ser manco, mas eles não conseguem ver o seu rosto.
O Irmão Mais Velho fala sobre o ataque horrível em Salinas, agravado pelo fato de que Sor [[Quincy Cox]] se escondeu atrás das muralhas de seu castelo e não fez nada para ajudar os moradores.
{{quote| - Uma filha - os olhos de Brienne encheram-se de lágrimas. - Ele merece isso. Uma filha que possa cantar para ele, embelezar-lhe o salão e lhe dar netos. Merece também um filho, um filho forte e galante, que traga honra ao seu nome. Mas Galladon afogou-se quando eu tinha quatro anos e ele oito, e Alysanne e Arianne morreram ainda no berço. Sou a única criança com quem os deuses permitiram que ficasse. A anormal, que não serve para ser um filho ou uma filha - tudo jorrou então de Brienne, como sangue negro de uma ferida; as traições e os noivados, Ronnet Vermelho e sua rosa, Lorde Renly dançando com ela, a aposta sobre sua virgindade, as lágrimas amargas que derramara na noite em que seu rei se casou com Margaery Tyrell, o corpo a corpo em Pontamarga, o manto arco-íris de que tanto se orgulhara, a sombra no pavilhão do rei, Renly morrendo em seus braços, Correrrio e a Senhora Catelyn, a viagem ao longo do Tridente, o duelo com Jaime nos bosques, os Saltimbancos Sangrentos, Jaime gritando "Safiras”, Jaime na banheira em Harrenhal, com vapor erguendo-se de seu corpo, o sabor do sangue de Vargo Hoat quando lhe mordera a orelha, a arena dos ursos, Jaime saltando para a areia, a longa viagem até Porto Real, Sansa Stark, a promessa que fizera a Jaime, a promessa que fizera à Senhora Catelyn, a Cumpridora de Promessas, Valdocaso, Lagoa da Donzela, Lesto Dick e a Garra Rachada e os Murmúrios, os homens que matara... - Eu tenho de encontrá-la - concluiu. - Outros andam à procura, todos eles desejando capturá-la e vendê-la à rainha. Tenho de encontrá-la primeiro. Prometi a Jaime. Ele batizou a espada de Cumpridora de Promessas. Tenho de tentar salvá-la... ou morrer tentando. }}
==Notas e Referências==