===A Guerra dos Tronos===
Sem o conhecimento da maioria e isso incluía sua própria família, a rainha Cersei e Ser Sor [[Jaime Lannister]], realizaram, durante a maior parte de suas vidas, um caso de amor incestuoso. Todas as três crianças reais, supostamente de Rei [[Robert I Baratheon ]], são na verdade de Jaime. Lord Lorde [[Eddard Stark]] e sua esposa Catelyn suspeitam dos Lannisters de terem mandado matar o predecessor de Eddard como [[Mão do Rei]], Lorde [[Jon Arryn]], e também de tentar matar seu filho, Bran . O último é verdadeiro, como o menino foi uma testemunha de sua fornicação.O rei Robert nomeia Jaime o novo Protetor do Leste em vez do filho de Jon,[[Robert Arryn]].
Lady [[Catelyn Stark]] captura [[Tyrion Lannister]] na [[Estalagem da Encruzilhada]] para levá-lo a julgamento, levando Lord Lorde Tywin a enviar invasores para as [[Terras Fluviais]] numa tentativa de atrair Lord Lorde Stark para o campo,esperando capturá-lo para uma troca. Eddard, no entanto, é perseguido nas ruas de [[Porto Real]] por Ser Sor Jaime e é ferido no corpo a corpo, devido a isso acaba enviando outros homens em seu lugar.
Tyrion Lannister escapa do [[Vale de Arryn]] , mas a guerra continua, Cersei prende [[Eddard Stark]] .Tywin e Jaime ganham várias batalhas sobre os senhores do rio, mas os [[Tully]] logo se juntam com o filho de Eddard, [[Robb Stark]], e exército nortenho.[[Arquivo:T Jedruszek Tywins host.jpg|300px|thumb|O exército Lannister [[Guerra dos Cinco Reis|em guerra]], ''por Tomasz Jedruszek''.]]Tywin repele o exército dos [[Starknorte]] nho sob o comando de [[Roose Bolton]] em uma [[Batalha do Ramo Verde|batalha no Ramo Verde ]], mas esta força despeja ter sido um chamativo: com Tywin distraído, Robb captura [[Jaime Lannister]] no [[Bosque dos Murmúrios]], e quebra o cerco de [[Correrrio]] em na Batalha dos Acampamentos .
Enquanto isso Cersei teme por seus filhos caso Eddard Stark informe Robert sobre o parentesco de seus filhos. Ela designa seu primo Lancel Lannister, o escudeiro de Robert, fornecer ao rei um vinho forte durante uma caça á javalis, isso resulta no fato de Robert acabar recebendo ataque forte do javali, fazendo assim ele se ferir gravemente. Logo Cersei faz seu filho [[Joffrey I Baratheon]] tornar-se rei, e ele ordena a execução de Lorde Stark, arruinando qualquer chance de paz entre os Stark e o Trono de Ferro. Jaime, apesar de sua ausência, é nomeado [[Senhor Comandante da Guarda Real]]. [[Tywin Lannister]], tendo sido nomeado [[Mão do Rei]], envia seu filho Tyrion para assumir suas funções enquanto ele batalha nas [[Terras Fluviais]].
===A Fúria dos Reis===
Os irmãos de [[Robert I Baratheon|Robert]], [[Stannis Baratheon|Stannis]] e [[Renly Baratheon]] , cada um disputa o direito de [[Joffrey I Baratheon]] ao [[Trono de Ferro]], enquanto [[Robb Stark]] é nomeado Rei do Norte. O conflito se torna então conhecido como a [[Guerra dos Cinco Reis]]. Tyrion e [[Cersei Lannister]] competem pela influência em [[Porto Real]], com Tyrion agindo constantemente. Desesperado para aliados, ele faz movimentos para aliar-se com a Casa [[Martell]]. Parte disso envolve o casamento da irmã de Joffrey, a Princesa [[Myrcella Baratheon]] , com [[Trystane Martell]] . Quando seu navio deixa o porto, a família real é surpreendida por um provocado pelo rei Joffrey.
[[Jaime Lannister]] continua na masmorra de [[Correrrio]], apesar das tentativas de libertá-lo. Cersei o substitui na cama por seu primo, [[Lancel Lannister]]. Quando as forças [[Stark]] invadem as [[Terras Ocidentais]], o exército de Tywin marcha de [[Harrenhal]], mas é impedido o acesso a suas terras natais por Ser Sor [[Edmure Tully]] na [[Batalha dos Vaus]]. Como resultado , o exército do Rei Robb destrói um terceiro exército ocidental sob o comando de [[Stafford Lannister]] na [[Batalha de Cruzaboi]] e invade as terras do oeste, mas Tywin está perto o suficiente de [[Porto Real]] para defender a cidade quando houver o ataque do autoproclamado rei [[Stannis I Baratheon]]. Devido à presença de Tywin, os preparativos defensivos de Tyrion e uma nova aliança com a Casa [[Casa Tyrell]], sendo assim os Lannisters conseguem derrotar Stannis na [[Batalha da Água Negra]]. Seguindo os fatos, após a Batalha da Água Negra, a maioria dos que eram vassalos a [[Stannis Baratheon]] declaram agora sua lealdade a Joffrey, e Lorde Tywin assume a regra por direito próprio. Lancel recebe as terras que eram pertencentes Casa Darry , formando agora a Casa Lannister de Darry .
[[Catelyn Stark]], depois de ter ouvido falar das supostas mortes de dois de seus filhos Bran e [[Rickon Stark]] nas mãos de [[Theon Greyjoy]], libera Jaime do cativeiro numa tentativa de trocá-lo secretamente por suas filhas Sansa e Arya.Tendo desconhecimento que Arya escapou de Porto Real há muito tempo.
===A Tormenta das Espadas===
[[Tywin Lannister]] recusa-se a nomear Tyrion como o herdeiro de Rochedo Casterly, em vez disso o faz mestre da moeda e o casa com Sansa Stark para sua reivindicação a Winterfell e nega aos [[Tyrell]] a possibilidade casá-la com [[Willas Tyrell]].Tywin nomeia seu irmão e sua mão direita, [[Kevan Lannister]] ao cargo de [[Mestre das Leis]]. Tywin também desposa [[Joffrey I Baratheon]] a [[Margaery Tyrell]] , e tenta casar novamente Cersei, esta vez com Willas Tyrell , mas o senhor [[Mace Tyrell]] recusa sob a pressão de sua mãe, [[Olenna Redwyne]]. Cersei é evitada no [[pequeno conselho]], e sua regência sobre o rei Joffrey está encerrada.
Quando Tywin descobre que [[Robb Stark]] se casou com uma filha de um de seus pequenos vassalos, [[Jeyne Westerling]], ele começa a conspirar com a mãe de Jeyne, o desprezado Lorde [[Walder Frey]] e o oportunista Lorde [[Roose Bolton]] para derrubar o [[Rei do Norte]]. Esta traição é realizado no casamento nas [[Gêmeas]] de [[Edmure Tully]] e [[Roslin Frey]], quando Robb, Catelyn, e muitos outros são assassinados sob o direito de hóspede. Após isso as casas [[Casa Stark|Stark]] e [[Casa Tully|Tully]] perdem a suserania do [[Norte]] e [[Terras Fluviais]] respectivamente, substituídos respectivamente pelas casas [[Casa Bolton|Bolton]] e a [[Casa Baelish de Harrenhal|Baelish de Harrenhal]]. A maioria de seus vassalos regressam à paz do rei após o [[Casamento Vermelho]].
Quando o rei Joffrey morre inesperadamente em sua festa de casamento, Cersei erroneamente acusa Tyrion da ação. Tywin é um juiz no julgamento, junto com [[Mace Tyrell]] e o Príncipe [[Oberyn Martell]], a Víbora Vermelha de Dorne. Depois de um bando de testemunhas difamar Tyrion, incluindo aqueles que ele pensava que eram seus amigos, o anão exige um julgamento por combate.O cavaleiro [[Gregor Clegane]] é apontado o campeão real, e o príncipe Oberyn luta por Tyrion em um esforço para vingar sua irmã a princesa [[Elia Martell]], morta durante o [[Saque de Porto Real]] por ordens que ele diz que veio de Tywin Lannister. Oberyn perde e Tyrion é condenado a morte. Jaime, entretanto, fez o seu caminho para Porto Real com Brienne de Tarth , espada jurada de Catelyn Stark. A caminho, ele perde a mão de espada por ordem de [[Vargo Hoat]], o que governa Harrenhal a serviço dos Stark. Seu retorno à capital ele se encontra um homem mudado, cada vez mais em desacordo com sua família. Ele briga com seu pai Tywin, recusando-se a renunciar à Guarda Real para tornar-se herdeiro de [[Rochedo Casterly]]. Antes que Tyrion seja executado, Jaime o liberta de sua cela; Tyrion revela a infidelidade de Cersei e aceita a falsa responsabilidade pela morte de seu sobrinho Joffrey. Durante sua fuga, Tyrion mata seu pai Tywin com uma besta.
===O Festim dos Corvos===
A morte de [[Tywin Lannister]] pesa sob a casa Lannister. Cersei retoma sua regência , agora sobre o recém-coroado [[Tommen I Baratheon]] e quer começar a provar que pode ser uma melhor governante do que seu pai. Ignorando os planos de seu pai, ela enche o pequeno conselho com seus próprios lacaios. Como Rainha Regente, ela tenta nomear [[Jaime Lannister]] como Mão do Rei, mas ele se recusa - ela responde dizendo que ela era uma tola por tê-lo amado. Depois do funeral de Tywin, Cersei carrega Jaime com a campanha de limpeza nas [[Terras Fluviais]] de senhores que ainda são rebeldes, começando com o levantamento do [[Cerco de Correrrio]] que fora tomado por [[Brynden Tully]] dos [[Frey]]. Enquanto marcha, Jaime tenta aprimorar sua esgrima na mão esquerda e confronta seu primo [[Lancel Lannister]] em [[Darry]].
Kevan Lannister reconhece Cersei como senhora de Rochedo Casterly. Ela lhe oferece a seu tio Kevan a posição de Mão do Rei, que ele recusa, salvo se ele também puder assumir a regência. Cersei se recusa a desistir de seu poder e nomeia [[Daven Lannister]] como o novo [[Protetor do Oeste]] para negligenciar Kevan, e [[Damion Lannister]] é nomeado castelão de [[Rochedo Casterly]]. Finalmente ela faz o senhor [[Harys Swyft]] a Mão do Rei, porque ele é um homem tratável e ele é um refém contra Kevan. Cersei coloca uma recompensa pela cabeça de Tyrion, resultando na morte de muitos anões inocentes ao longo dos reinos.Apesar do casamento de Tommen com [[Margaery Tyrell]], Cersei começa a conspirar contra os [[Tyrell]], que ela suspeita de intriga. Ela dá a uma empregada doméstica suspeita de espionagem a [[Qyburn]], seu sinistro mestre dos sussuros sussurros, por suas experiências com necromancia, juntamente com o cadáver de [[Gregor Clegane]](morto da lança envenenada da Víbora Vermelha). A rainha Margaery quer que seu irmão Loras Tyrell se torne o mestre de armas do rei Tommen; Uma , uma oferta que Cersei recusa firmemente. Quando os homens de ferro de Euron Greyjoy invadem a Campina, Cersei concede a Loras seu desejo de tomar o comando de [[Pedra do Dragão]], esperando que ele tome o castelo rápido para liberar a [[Frota Redwyne]].Suas esperanças são cumpridas.
Para erguer fundos para construir uma nova frota real, Cersei congela todas as dívidas da coroa, irritando o [[Banco de Ferro de Bravos]] e a Fé dos Sete, e também tem o Alto Septão escolhido por Tyrion que fora assassinado. Ela tenta acalmar a igreja permitindo o retorno da [[Fé Militante]], mas o novo [[Alto Septão]] a prende por suas fornicações, assassinatos e outras miríades de pecados. Ela escreve uma carta apaixonada a Jaime, implorando-lhe para defendê-la em um julgamento por combate, mas ele queima a carta sem resposta. Lorde [[Orton Merryweather]] substitui [[Harys Swyft]] como [[Mão do Rei]].
[[Kevan Lannister]] assume como Regente do Rei, começa a tentar desfazer os problemas políticos de Cersei. Para acalmar os aliados [[Tyrell]], ele nomeia [[Mace Tyrell|Lorde Mace]] como [[Mão do Rei]] e seus vassalos [[Paxter Redwyne]] e [[Randyll Tarly]] para o pequeno conselho. Ele também visita Cersei presa, confrontando-a sobre seu caso com Lancel e dizendo-lhe que, independentemente do seu julgamento, seu governo está no fim. Quando ela passa por sua vergonha em toda a cidade, barbeada e nua, ele garante que o Rei Tommen não testemunhe o evento.
[[Tyrion Lannister]], ajudado por [[Varys]], foi levado pelo [[Mar Estreito]]. Ali, o aliado de Varys, [[Illyrio Mopatis]], providencia -lhe para viajar com uma banda desajustada para procurar Daenerys Targaryen . No caminho, ele percebe que um do grupo é na verdade o exilado [[Jon Connington]], e que seu "filho" é o filho de [[Rhaegar Targaryen]], o príncipe Aegon , há muito dado como morto. Em um bordel em [[Selhorys]], Tyrion é capturado por outro senhor exilado, [[Jorah Mormont]], que pretende ir a [[Daenerys Targaryen]] por suas próprias razões. No caminho para [[Meereen]], Tyrion faz amizade com uma anã chamada Merreca , que se apresentou no casamento de Joffrey. Depois de um naufrágio, eles são capturados e vendidos como escravos. Eles são quase mortos por leões no buraco de combate antes da rainha Daenerys por um fim a ele. Quando seu mestre morre da égua descorada, o trio junta-se aos [[Segundos Filhos]], como Tyrion planeja ter [[Ben Plumm]] ao lado novamente de Daenerys e ter a ajuda dos mercenários.
Jaime negocia a paz no [[Cerco de Corvarbor]] , a última fortaleza abaixo do [[Gargalo]] leal à causa perdida de [[Robb Stark]]. Enquanto cavalga de volta para [[Correrrio]] ele inesperadamente encontra [[Brienne de Tarth]], que lhe diz que ele deve ir com ela para honrar seu juramento para recuperar [[Sansa Stark]].
Kevan ao tentar lidar com o a [[Fé Militante]] e a [[Companhia Dourada]] aparentemente viva e que apoia [[Aegon VI Targaryen]], é assassinado em seus aposentos por Varys.[[Varys]] espera que com a morte do Regente isso vai lançar suspeitas entre Jardim de Cima e Rochedo Casterly. Esses problemas, combinados com as crescentes ameaças à [[Casa Bolton]] no norte, a ameaça contínua dos [[Greyjoy]] e a incerta lealdade de [[Dorne]] significam que o poder de Lannister não é nada assegurado.