Cersei e Jaime descobriram a sexualidade juntos na infância. Uma vez, eles foram "pegos brincando" por uma serva, e sua mãe colocou-os em quartos separados do castelo para impedir esse comportamento. Mais tarde, Cersei foi levada para [[Porto Real]] por seu pai, que era [[Mão do Rei]]. Ela sentia falta de Jaime e descobriu que o pai pretendia casá-lo com [[Lysa Tully]]. Quando Jaime visitou o pai e a irmã após ser sagrado cavaleiro, ela o seduziu e o persuadiu a entrar para a [[Guarda Real]], o que impediria seu casamento e o deixaria perto dela, em Porto Real. Cersei fez os arranjos e Aerys escolheu Jaime, mas o pai tomou o ato como uma afronta do rei, se demitiu do cargo de Mão e voltou para Rochedo Casterly, separando os gêmeos novamente.
Pouco depois, com a conclusão da [[Rebelião de Robert]], um casamento foi acertado entre Cersei e o novo rei, ligando a [[Casa Baratheon de Porto Real|Casa real ]] à [[Casa Lannister]]. Ela ficou entusiasmada no começo, mas sua felicidade morreu quando Robert a chamou de "[[Lyanna Stark|Lyanna]]" em sua noite de núpcias. Depois dessa noite, o casamento dos dois se deteriorou rapidamente e Cersei e Jaime se tornaram mais unidos do que nunca. Desse relacionamento, nasceram suas três crianças ([[Joffrey Baratheon|Joffrey]], [[Myrcella Baratheon|Myrcella]] e [[Tommen Baratheon|Tommen]]). Cersei revelou um dia a [[Eddard Stark]] que ficou grávida de Robert uma vez mas abortou o bebê.
A verdadeira paternidade dos filhos de Cersei se manteve como um segredo bem guardado até que a aparência das crianças (com típicos traços Lannister), chamou a atenção do irmão do rei, [[Stannis Baratheon]]. Stannis começou uma investigação e confiou suas suspeitas à Mão do Rei, [[Jon Arryn]]. Lorde Arryn foi morto por veneno quando descobriu a verdade e Stannis fugiu de Porto Real. No entanto, suas atividades deixaram uma série de pistas e a semente de uma crise dinástica que logo assolaria os Sete Reinos.
==Eventos recentes==