==Descrição==
Pedra do Dragão é uma ilha vulcânica na boca foz da [[Baía do Água Negra]], criada pelo vulcão ativo, Monte Dragão. O castelo de Pedra do Dragão é uma pequena fortaleza localizada na face do vulcão. Fora de suas muralhas, há uma pequena vila de pescadores na costa tempestuosa.
Sob o Monte Dragão, há ricos depósitos de [[vidro de dragão]]. A uma pequena distância da costa fica a ilha de [[Derivamarca]], sede da [[Casa Velaryon]], outra casa valiriana. Pedra do Dragão, apesar de antiga e forte, é lar do suserano de poucos Lordes pequenos, cujas ilhas são pouco populosas e não oferecem grande número de soldados.
A Câmara da Mesa Pintada, localizada no andar mais alto do Tambor de Pedra, é uma sala redonda, com quatro janelas altas com vista para o norte, sul, leste e oeste. Abriga uma grande mesa, esculpida e pintada na forma de um detalhado mapa de [[Westeros]]. Aqui, [[Aegon o Conquistador]] planejou sua [[Guerra da Conquista|invasão de Westeros]]. A Mesa Pintada tem mais de 15 metros, cerca de 7 metros de largura em seu ponto mais largo, e menos 1,5 metro em sua parta mais estreita. Na exata localização de Pedra do Dragão, há um assento elevado que permite a seu ocupante observar todo o mapa.
* '''Grande Salão''', esculpido na forma de um gigantesco [[dragão]] deitado de barriga; suas portas ficam na bocafoz. As '''cozinhas''' têm a forma de um [[dragão]] encolhido; a fumaça e o calor saem por buracos nas narinas.
* '''Jardim de Aegon''', próximo ao arco da Cauda do Dragão. Nele crescem altas árvores por todos os lados, e também rosas selvagens; oxicocos cresem numa área alagada. O jardim possui um agradável cheiro de pinho.