Com suas bases políticas firmadas, Tyrion decidiu começar os preparativos para um possível cerco à cidade. Com a guerra nas terras fluviais e a estrada das rosas fechada, a cidade passava fome, então Tyrion incentivou a pesca e abriu os bosques para que os famintos pudessem caçar. Ele também ordenou que os ferreiros começassem a construir uma grande corrente de metal para fechar a Baía da Água Negra, visitou a [[Guilda dos Alquimistas]] e encomendou milhares de frascos de fogovivo e dobrou o número de mantos dourados. Mais adiante, Tyrion liberou seus homens dos clãs nos bosques para que enfrentassem os batedores de [[Stannis Baratheon|Stannis]].
Para conseguir o apoio de [[Dorne]], Tyrion negociou o casamento da Princesa Myrcella com o Príncipe [[Trystanne Trystane Martell]], além de oferecer um cargo no conselho a [[Doran Martell]] e vingança pelo assassinatos de [[Elia Martell|Elia]] e suas crianças . A oferta foi aceita e Myrcella deixou Porto Real.
Tyrion colocou Shae numa pequena mansão, e passou a visitá-la em segredo usando um túnel ligado ao bordel de [[Chataya]]. Apenas Varys conhecia seu segredo. Após o motim de Porto Real, Tyrion achou que Shae estaria mais segura na Fortaleza Vermelha, então a transformou em aia da Senhora [[Lollys]].