Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

110 bytes adicionados ,  01h03min de 21 de agosto de 2017
sem sumário de edição
| tmk =
| Played_by = [http://www.imdb.com/name/nm0001097/ Charles Dance]
| TV_series = [[Primeira Temporada|Temporada]] {{!}} [[Segunda Temporada|Temporada]] {{!}} [[Terceira Temporada|Temporada]] {{!}} [[Quarta Temporada|Temporada]] {{!}} [[Quinta Temporada|Temporada]]
}}
 
'''Tywin Lannister''', Senhor de [[Rochedo Casterly]], Escudo de [[Lannisporto]], Protetor do Oeste e, durante um bom tempo de sua vida, [[Mão do Rei]]. Calculista, controlador e muitas vezes cruel, Tywin é um dos senhores mais poderosos nos [[Sete Reinos]].
É pai de [[Cersei Lannister|Cersei]], [[Jaime Lannister|Jaime]] e [[Tyrion Lannister|Tyrion]], sendo que ama seus dois filhos mais velhos, mas despreza Tyrion pelo fato do filho ser anão e deformado, além de viciado em prostitutas. Tywin também culpa Tyrion pela morte de sua amada esposa [[Joanna Lannister|Joanna]], que morreu durante o nascimento do anão.
 
Na [[Game of Thrones|série de televisão]] é interpretado pelo ator [http://www.imdb.com/name/nm0001097/ Charles Dance].
==Aparência==
 
Tywin é alto, magro, de ombros largos e na casa dos cinquenta anos. Passou a raspar a cabeça desde que os seus cabelos começaram a cair, mas manteve suas espessas e douradas suíças. Seus olhos são verdes e salpicados de dourado. Em suas batalhas, Tywin traja armadura rubra com detalhes dourados, além de uma capa feita com fios de ouro.
==História==
 
===Juventude===
 
Em sua juventude, Tywin viu o pai, [[Tytos Lannister]] esbanjar a fortuna da família, quase levando-os à ruína. O Senhor Tytos era amável e bondoso, fraco de vontade e sempre tentava agradar os outros. Seus vassalos zombavam dele quando estavam de porre, ou até chegavam a desafiá-lo abertamente - como foi o caso dos [[Casa Reyne|Reyne]] e dos [[Casa Tarbeck|Tarbeck]]. Outras casas pediam ouro emprestado e nunca se preocupavam em pagá-lo. Na corte, faziam piadas de leões sem dentes. Quando a esposa de Tytos morreu, ele tomou por amante uma mulher de baixo nascimento, e ela logo o dominou, pegando para si as jóias de sua falecida esposa. Tytos até concordou com o noivado de sua filha [[Genna Lannister|Genna]] com [[Emmon Frey]], sendo que este era um segundo filho, sequer um herdeiro. Como resultado das loucuras de seu pai, Tywin se tornou avesso ao riso, já que foi forçado a tolerar que todos caçoassem da [[Casa Lannister]] durante sua juventude. Tywin também raramente sorria, e após a morte de sua esposa nunca mais se viu um sorriso em seu rosto.
===Chegada ao poder===
 
Após a morte do pai, Tywin conseguiu, sozinho, restaurar a honra e a fortuna da família.
===Rebelião de Robert e desfecho===
 
Durante a [[Rebelião de Robert]], Tywin se manteve em Rochedo Casterly sem aderir a nenhum dos lados. Porém, após a [[Batalha do Tridente|vitória decisiva]] de [[Robert Baratheon]] no Tridente, Tywin reuniu suas forças e marchou para [[Porto Real]]. O [[Grande Meistre]] [[Pycelle]] convenceu o rei de que seu Protetor do Oeste viera para defendê-lo, e Aerys ordenou que os portões fossem abertos. Quando entraram na cidade, as forças Lannister iniciaram seu saque e Jaime matou o Rei Louco, enquanto Sor [[Gregor Clegane]] e Sor [[Amory Lorch]], sob ordens de Tywin, escalavam as muralhas da Fortaleza Vermelha e matavam a esposa e os filhos de Rhaegar. Tywin enrolou os corpos da família real com os mantos carmesim Lannister (que melhor escondiam as manchas de sangue) e os apresentou a Robert como sinal de sua lealdade. Anos depois, quando seu filho Tyrion perguntou o motivo de Tywin não ter deixado que o próprio Robert os matasse, sua resposta foi:
===''A Fúria dos Reis''===
 
Tywin se manteve em Harrenhal, ponderando sobre seu próximo passo. No entanto, as forças de Robb partiram para as [[Terras Ocidentais]], esmagando os restos reagrupados da tropa de Jaime na [[Batalha de Cruzaboi]], chegando a matar Sor [[Stafford Lannister]]. Diante disso, Tywin decidiu marchar em perseguição à Robb, sem saber que o plano do Rei do Norte era exatamente este. Robb pretendia que o Lannister o caçasse pelas terras ocidentais, enquanto ele sangrava suas forças e vivia em suas terras. Tywin foi impedido pela ação imprudente de [[Edmure Tully]], que bloqueou sua passagem nas terras fluviais com sua temerária [[Batalha dos Vaus]].
===''O Festim dos Corvos''===
 
Após o corpo ser descoberto, iniciaram-se os preparativos para um velório cerimonial. Cersei ordenou aos Kettleblack que se livrassem do corpo de Shae e ameaçou cortar a língua de quem revelasse que a garota havia estado ali.
===''A Dança dos Dragões''===
 
Em [[Três Irmãs]], Lorde [[Davos Seaworth]] ficou sabendo da morte de Tywin Lannister pelas mãos de Tyrion. Ele logo tentou enviar uma carta ao Rei Stannis Baratheon, crente de que a morte de Lorde Lannister poderia mudar o curso da guerra.
==Legado==
 
Apesar de a Casa Lannister ter voltado a ser respeitada e temida enquanto Tywin estava vivo, tudo indica que ela tornará a desmoronar devido aos impropérios de seus filhos, especialmente Cersei. Esta, por uma ironia do destino, foi forçada pela [[Fé dos Sete]] a caminhar nua pelas ruas de Porto Real como penitência, assim como Tywin havia obrigado a amante de seu pai a fazer pelas ruas de Lannisporto.
==Citações==
 
{{Quote|...quando os seus inimigos o desafiarem, tem de lhes servir aço e fogo. Mas quando se ajoelham, tem de ajudá-los a se levantar. De outro modo, nunca ninguém dobrará o joelho.|aconselhando Joffrey}}
==Citações sobre Tywin==
 
{{Quote|Mais depressa confiaria uma criança a uma víbora do que ao Lorde Tywin.|Eddard Stark, quando soube que [[Robert Arryn]] seria criado em Rochedo Casterly}}
==Referências e Notas==
{{referências|1}}
Editores, Administradores
14 145

edições

Menu de navegação