As origens do Myr são bastante obscuras. Alguns acreditam que os meistres myrish são semelhantes aos [[Roinares]], em virtude da sua pele morena e cabelos escuros. Há certos sinais que indicam que uma cidade permaneceu onde Myr está localizado durante a [[Era da Aurora]] e a [[Longa Noite]], criada por um antigo povo desaparecido. A Myr moderna, no entanto, foi fundada por um grupo de mercadores aventureiros de [[Valíria]], sobre o local aonde uma cidade murada dos [[Ândalos (Povo)|ândalos]] existiu.
Depois da [[Perdição de Valíria|Perdição]] um exército [[Volantis|volantino]] tomou Myr e outra, [[Lys]], e por duas gerações todas as três cidades foram governados a partir do interior das [[Muralhas Negras]]. Que terminou quando os tigres tentaram engolir [[Tyrosh]]. O que trouxe [[Pentos]] para a guerra ao lado dos tyroshi, juntamente com o [[Rei da Tempestade]] [[Westeros|westerosi]] e [[Aegon Targaryen]].
Cerca de um século mais tarde, juntamente com Lys e Tyrosh, formaram o [[Reino das Três Filhas]]. [[Craghas Drahar]] era um príncipe de Myr, que liderou a conquista de grande parte dos [[Degraus]].