[[Arquivo:LordOfLightProtectUs JZee.jpg|thumb|250px|Sacerdotisas vermelhas ao redor de uma pira incendiária idolatrando R'hollor, ''por Jen Zee ©''.]]
'''R'hllor''', também conhecido como '''Senhor da Luz''', '''Coração de Fogo''', ou '''Deus da Chama e da Sombra''', é um deus de destaque em [[Essos]], mas tem apenas alguns seguidores em [[Westeros]], onde é mais comumente conhecido como '''Deus Vermelho'''. Seu símbolo é um coração ardente.
==Costumes==
A adoração de R'hllor é uma tradição religiosa no continente Essos, mas não ganhou muita popularidade em Westeros. Esforços recentes para espalhar a fé para Westeros incluem o envio de sacerdotes vermelhos como Thoros para [[Porto Real]], afim de que ele pudesse converter o Rei [[Aerys II]], que era obcecado pelas chamas. Esta tentativa falhou já que Thoros não foi capaz de impressionar Aerys com sua magia de fogo.
Como outros tipos de magia, a magia do R'hllor parece ter desaparecido após a morte do último dragão Targaryen, mas com o regresso dos dragões no leste, as habilidades dos sacerdotes de R'hllor têm se fortalecido. Thoros, enquanto servia no templo de Myr, não descobriu nenhum tipo de novos poderes. No entanto, desde o retorno dos dragões, ele conseguiu ressuscitar [[Beric Dondarrion]] inúmeras vezes durante um ritual. Os poderes de Melisandre também foram aumentados desde a sua chegada à [[Muralha]].
Atualmente existe a formação de dois novos círculos de culto em Westeros, seguindo um sacerdote vermelho de R'hllor. Thoros e Beric, juntos, fundaram a [[Irmandade Sem Bandeiras]], uma organização criminosa ligada em parte pela sua adoração a R'hllor. Em [[Pedra do Dragão]], Melisandre convenceu [[Stannis Baratheon]] para reivindicar o manto de Azor Ahai com sua magia de fogo. No entanto, após a morte final de Beric e a derrota de Stannis na [[Baía de Água Negra]], a influência de Thoros e Melisandre sobre suas congregações diminuiu.
==Referências e Notas==