O Príncipe [[Garin]], o Grande, liderou um exército de um quarto de milhão de roinares para enfrentar os valirianos, mas fracassou miseravelmente. Quando a Princesa [[Nymeria]] soube disso, reuniu os sobreviventes em dez mil navios e fugiu para [[Westeros]].
Os cantores dizem que os navios estavam atulhados de mulheres e crianças, sugerindo que todos os homens morreram na guerra. Os Roinares chegaram a [[Westeros]] alguns séculos após os [[Ândalos (Povo)|Ândalos]], se instalando no Sul, conhecido atualmente como Dorne. Isso explica porque aquele povo é tão diferente do resto dos [[Sete Reinos]], pois tem a descendência ascendência de uma raça diferente.
Alguns dizem que foram os roinares que ensinaram aos Ândalos como trabalhar com o ferro. A [[Fé dos Sete]] nega isso, dizendo que tal aprendizado veio como uma bênção divina do Ferreiro.
Outros aspectos da cultura roinar foram sobrepujados pelos dos Sete Reinos. Sua religião primitiva consistia numa personificação animista do Rio Roine, a Mãe Roine. Também havia o Velho do Rio, uma targatura gigante, e seu opositor, o Rei Caranguejo. Porém, tendo abandonado o seu rio, a maioria dos roinares optou pela Fé dos Sete.
Porém, alguns deles se recusaram à aculturação. Os chamados orfãos órfãos do [[Sangueverde]] vivem às margens desse rio em jangadas e mantém mantêm os costumes de seus antepassados.
== Ver também==