Há três argumentos principais na história, que se tornam cada vez mais interligados: a crônica de uma guerra civil dinástica entre várias famílias concorrentes pelo controle dos Sete Reinos; a ameaça crescente das criaturas sobrenaturais conhecidas como os Outros, que habitam além de uma imensa muralha de gelo ao Norte; e a ambição de Daenerys Targaryen, a filha exilada de um rei assassinado em uma outra guerra civil treze anos antes, prestes a voltar à sua terra e reivindicar seu trono de direito.
A série foi traduzida para vinte quase 50 idiomas, tem mais de 4,5 milhões de cópias impressas nos Estados Unidos e vendeu cerca mais de quinze 60 milhões de exemplares mundialmente. Todos os romances foram, em geral, bem recebidos pela crítica literária e pelo público, sendo indicados a diversos prêmios de fantasia e ficção científica, como o Prêmio Locus, o Prêmio Nebula e o Prêmio Hugo. No Brasil os livros são publicados pela editora LeYa e em Portugal pela Saída de Emergência.
Os livros de ''As Crônicas de Gelo e Fogo'' foram adaptados para um grande número de formatos, como jogos de ''videogame'', histórias em quadrinhos, bonecos em miniatura e uma série de TV intitulada ''[[Game of Thrones]]''. A atração televisiva apresentou a saga a um maior número de leitores e lhe trouxe maior notoriedade, fazendo com que os quatro primeiros volumes da série surgissem entre os dez primeiros colocados na referencial lista de mais vendidos do jornal norte-americano ''The New York Times'' em 2011.