'''Vilavelha''' é uma das maiores cidades em [[Westeros]] e é de longe e mais velha, cosntruída pelos [[Primeiros Homens]] antes da Invasão dos [[Ândalos]]. Ela sobreviveu a invasão acolhendo os Ândalos, ao invés de resistir a eles. A cidade é localizada no sudoeste de Westeros, na foz do rio [[Vinhomel]], onde se abre para a [[Enseada dos Murmúrios]] e, mais além, o [[Mar do Poente]]. É o fim ocidental da [[Estrada da Rosa]], que vem de [[Jardim de Cima ]] e [[Porto Real]].
Vilavelha é principalmente conhecida como a localização da [[Cidadela]], lar da ordem dos [[Meistres]] que servem como conselheiros, doutores, cientistas, e chefe dos correios para os [[Sete Reinos]]. O [[Septo Estrelado]] da cidade fora a sede da [[Fé dos Sete]] até a construção do [[Grande Septo de Baelor]] em Porto Real. {{ref|affc|prologue}} O reino de [[Aegon I]] é datado desde a sua entrada na cidade de Vilavelha e seu reconhecimento como rei pelo [[Alto Septão]]. Outros septos incluem o [[Septo do MarinhehiroMarinheiro]], o [[Septo do Senhor]] e os [[Sete Santuários]]. Os templos para os marinheiros estrangeiros são todos localizados no porto. {{ref|affc|prologue}}
Vilavelha também é um dos mais importantes portos dos Sete Reinos. Navios de troca de toda Westeros, assim como as [[Ilhas de Verão]], as [[Cidades Livres]] e outros lugares [[Além do Mar Estreito|além do Mar Estreito]], constantemente lotam seus ancoradouros. A cidade em si é belíssima; muitos rios e canais cruzam suas ruas pavimentadas, e mansões de pedra de tirar o fôlego são comuns. A cidade não possui a miséria de Porto Real, que usurpou a sua posição como a cidade preeminente de Westeros. No entanto, a cidade é um verdadeiro labirinto, cheia de ruelas, vielas entrecruzadas e ruas estreitas e tortuosas. {{ref|affc|prologue}} Ao oeste do Vinhomel, as sedes das Guildas orlam a margem.