Lagoa da Donzela nunca conseguiu conquistar a [[Ponta da Garra Rachada]]. [[Aegon I Targaryen]] e seu meio-irmão [[Orys Baratheon]] derrotaram os [[Casa Darklyn|Darklyns]] de [[Valdocaso]] e os [[Casa Mooton|Mootons]] de Lagoa da Donzela durante a [[Guerra da Conquista]].
Durante a [[Dança dos Dragões]], cem cavaleiros de Lagoa da Donzela sob o comando de Lorde [[Walys Mooton]] participaram da [[Retomada do Batalha de Pouso de Gralhas|Retomada]] do [[Pouso de Gralhas]] dos [[Verdes]]. Walys foi morto por [[Sunfyre]] logo após. Lagoa da Donzela foi usado como uma base pelo Príncipe [[Daemon Targaryen]] e [[Nettles]], ambos [[Cavaleiro de Dragão|cavaleiros de dragão]].
Lorde [[Manfryd Mooton]], irmão de Walys, não queria obedecer a ordem da Rainha [[Rhaenyra Targaryen]] de matar Nettles. Meistre [[Norren]], que era o escritos das [[Crônicas de Lagoa da Donzela]], informou os cavaleiros de dragão do comando. Depois de Daemon e Nettles deixaram Lagoa da Donzela, e Manfryd mudou sua lealdade de Rhaenyra ao Rei [[Aegon II Targaryen]]<ref>The Princess and The Queen</ref>.