==Eventos Recentes==
===''A Guerra dos Tronos''===
Após o Torneio da Mão, Varys se disfarçou e foi ter com Lorde [[Eddard Stark]] em seus aposentos. Ele o advertiu de que a Rainha [[Cersei Lannister|Cersei]] estava tentando matar o Rei Robert, afirmou que só estava disposto a manter o reino em paz e que queria ajudar Eddard a combater os [[Casa Lannister|Lannister]]. Ele também disse que a antiga Mão, [[Jon Arryn]] foi envenenado com Lágrimas de Lys pelo crime de "fazer perguntas".
A despeito das intenções de Varys para poupar a vida de Eddard, Joffrey decide de última hora exigir a cabeça do traidor diante da multidão, deixando em choque a Rainha Cersei e o próprio Varys.
===''A Fúria dos Reis''===
Quando [[Tyrion Lannister]] chegou à Porto Real para assumir o cargo de Mão do Rei, Varys se aliou a ele, entregando-lhe relatórios do que acontecia na cidade. Ele também ajudou o anão a tomar a Guarda da Cidade e lhe contou que a Rainha andava dormindo com o primo [[Lancel Lannister]].
Também foi revelado que foi Varys quem enviou [[Gendry]] com [[Yoren]] para a [[Patrulha da Noite]], de modo a evitar que ele fosse assassinado só por ser bastardo do Rei Robert.
===''A Tormenta de Espadas''===
Varys ajudou a muitas pessoas no jogo dos tronos. Muitas delas depois suspeitam que Varys, ao invés de ajudá-las, apenas lhes forneceu informações para manipulá-las. De fato, a maioria das pessoas que Varys "ajudou" sofreram quedas dramáticas, como Eddard Stark e Tyrion Lannister. Varys chegou até a testemunhar contra Tyrion durante seu julgamento.
Quando Tyrion foi condenado à morte, Jaime obrigou Varys a ajudá-lo a libertar o irmão. Varys cooperou, mas também mostrou a Tyrion o caminho secreto que dava aos aposentos de Tywin, o que permitiu que o anão o matasse.
===''O Festim dos Corvos''===
O tempo de Varys como mestre dos sussurros acabou quando ele foi forçado a ajudar na fuga de Tyrion, que também culminou na morte de Tywin. Apesar de Cersei ter colocado sua cabeça a prêmio, Varys desapareceu sem deixar vestígios. Consta que um carcereiro de nome Rugen também sumiu na mesma noite em que Tyrion fugiu.
Após assumir o cargo de Varys, Qyburn notou que os espiões que vendiam segredos eram muito comuns e fáceis de encontrar. Isso fez Cersei concluir que Varys sempre se superestimou para tornar as pessoas mais dependentes dele e vulneráveis a seus planos. No entanto, Qyburn não consegue ser tão bem informado quanto Varys, carecendo da maioria dos contatos mais importantes que o eunuco tinha.
===''A Dança dos Dragões''===
Varys usou as passagens secretas para entrar nos aposentos do [[Grande Meistre]] [[Pycelle]] e matá-lo. Então enviou um de seus "passarinhos" para buscar Sor [[Kevan Lannister]], que havia se tornado [[Regente]] após a queda de Cersei, com o pretexto de que o [[Grande Meistre]] tinha uma mensagem importante para ele.
[[Category:Personagens]]
O texto dessa página foi traduzido e adaptado de [*http://awoiaf.westeros.org/index.php/VarysA Wiki of Ice and Fire]