Depois de saber que Robb Stark havia quebrado a promessa aos [[Casa Frey|Frey]] e casado com [[Jeyne Westerling]], e que a [[Casa Westerling]] havia se juntado ao Rei do Norte, Tywin começou a tramar através de cartas com a mãe de Jeyne, [[Sybell Spicer]], com [[Roose Bolton]], que havia mudado de lado após tomar Harrenhall, e com [[Lorde Walder Frey]], que considerava o casamento de Robb um insulto à sua Casa. O [[Casamento Vermelho]] foi fruto direto dessa conspiração, onde Robb Stark foi traído e assassinado, além de ter a maior parte de seu exército liquidado, pondo um fim à Guerra e assegurando a vitória para a Casa Lannister. Sobre isso, Tywin afirmou que:
{{Quote|''...algumas guerras ganham-se com espadas, outras com penas e corvos...''}}
Tywin Lannister ainda tinha a Gelo, a longa espada de aço valiriano de Eddard Stark, e ele ordenou que a reforjassem em duas novas espadas, sendo uma para servir de presente a Joffrey no dia de seu casamento e a outra seria para Jaime. Pouco depois, Joffrey morreu envenenado no banquete de seu casamento com [[Margaery Tyrell]]. Tyrion foi acusado do crime, e coube a Tywin, junto de Mace Tyrell e de [[Oberyn Martell]], ser um dos juízes do filho. Quando ficou claro que iria ser considerado culpado, Tyrion exigiu julgamento por combate e, surpreendendo a todos, Oberyn se apresentou como seu campeão. Sendo sua acusadora, Cersei nomeou Gregor Clegane como seu campeão. Clegane venceu o duelo que se seguiu, apesar de ter sido mortalmente ferido pela lança envenenada do dornês, de modo que Tyrion foi oficialmente considerado culpado e condenado à morte.
No entanto, enquanto aguardava sua execução nas celas negras, Tyrion foi libertado por Jaime, este acompanhado por um [[Varys]] relutante. Durante a fuga, Jaime revelou a Tyrion que Tysha não era uma prostituta, e que tinha se casado com ele realmente por amor. Furioso, Tyrion obrigou Varys a lhe mostrar uma passagem que subia até os aposentos do pai na Torre da Mão. Ali, ele encontrou [[Shae]], sua ex-amante prostituta na cama de Tywin e a estrangulou com o colar da Mão do Rei. Pegou uma besta em uma das paredes e encontrou Tywin na latrina. O anão o confrontou sobre Tysha, mas Tywin não se sentiu ameaçado e continuou chamando a garota de prostituta, coisa que Tyrion encarou como insulto final. Ele atirou um dardo no pai, que morreu sentado na latrina. No momento da morte, Tywin esvaziou os intestinos, deixando Tyrion a pensar.
{{Quote| ''...a freqüentemente repetida piada a respeito de seu pai era apenas mais uma mentira. No fim das contas, Lorde Tywin Lannister não cagava ouro.''}}
===O Festim dos Corvos===