7 332 bytes adicionados
, 23h53min de 21 de junho de 2012
'''Theon Greyjoy''' é o filho e herdeiro presumido de [[Balon Greyjoy]].
==Aparência e Comportamento==
Theon é conhecido por sua arrogância e seu sorriso zombeteiro. É magro, jovem e atraente.
==Histórico==
No final da [[Rebelião Greyjoy]] , Theon foi levado como refém e afilhado por [[Eddard Stark]]. Na época, ele tinha dez anos e viveu em [[Winterfell]] os dez anos seguintes com os filhos de Ned.
Sua relação com os [[Casa Stark|Stark]] sempre foi respeitosa e ele considerava [[Robb Stark]] como seu irmão mais novo, embora rivalizasse com [[Jon Snow]], o outro “intruso” da família. Theon sempre procurou a aprovação dos Starks, mas geralmente se sentia insatisfeito.
Theon também é um excelente arqueiro, tendo sido capaz de salvar [[Bran Stark|Bran]], que estava sendo ameaçado por um selvagem, com uma flecha certeira.
==Eventos Recentes==
===A Guerra dos Tronos===
Theon estava presente quando as crianças Stark encontraram pela primeira vez os lobos gigantes. Ele permaneceu em Winterfell após Ned ir para [[Porto Real]]. Nessa época Theon salvou Bran de um grupo de selvagens e desertores da [[Patrulha da Noite]], mas Robb o criticou por ter agido temerariamente, desconsiderando os riscos.
Após a eclosão da [[Guerra dos Cinco Reis]], no entanto, Theon tornou-se um confiável companheiro de batalha de Robb, lutando a seu lado na Batalha dos Acampamentos e na Batalha do Bosque dos Murmúrios.
===A Fúria dos Reis===
Robb enviou Theon de volta para casa, nas Ilhas de Ferro, com uma proposta para [[Balon Greyhoy]]. Robb propunha que apoiaria Balon como Rei das Ilhas de Ferro e, em troca, Balon assolaria as terras ocidentais com seus dracares, atacando inclusive [[Rochedo Casterly]] e [[Lannisporto]]. Balon, por sua vez, rejeitou a proposta, dizendo que tudo que pode ser dado, também pode ser tirado. Sabendo da astúcia de [[Tywin Lannister]] e da vulnerabilidade que Robb havia deixado as próprias terras, Balon optou por atacar o Norte.
[[Aeron Greyjoy|Aeron]] e Balon criticavam frequentemente a aparência e comportamento (nortista-continental) de Theon, acreditando que ele se tornou fiel aos Stark.
Theon se encontrou com sua irmã [[asha-greyjoy|Asha]], esta disfarçada como mulher de um barqueiro. Ela ajudou a batizar o novo dracar de Theon, o Cadela do Mar, e se deixou levar até Pyke. Lá, ela se revelou e humilhou o irmão, dizendo que se disfarçou para conhecê-lo melhor.
Theon descobriu os planos de Balon para arruinar o Norte, mas recebeu uma posição de autoridade inferior. Sob a supervisão da Aeron e [[Dagmer Boca Rachada]] , Theon comandou oito dracares encarregados de pilhar a Costa Pedregosa.
Ele invadiu várias aldeias, sentindo dificuldades em controlar os próprios homens. Insatisfeito com os seus deveres e com ciúmes de Asha, Theon planejou a captura de [[Winterfell]]. Ele convenceu Dagmer a marchar sobre a Praça de Torrhen para atrair a guarnição de Winterfell. Quando seu ardil funcionou, ele pôde tomar a fortaleza dos Stark com apenas trinta homens. Bran rendeu o castelo para evitar que seu povo fosse massacrado, e Theon se proclamou Príncipe de Winterfell.
Com Winterfell sob seu controle, Theon tomou Bran e Rickon como reféns e encontrou dificuldades em controlar o povo de Winterfell, muitos dos quais ele conhecia.
Ele libertou [[Ramsay Bolton]], que estava sob o disfarce de "Fedor", do calabouço do castelo, e colocou-o a seu serviço. [[Meistre Luwin]] também serviu a Theon, suplicando-lhe que agisse com misericórdia e tolerância.
Bran e Rickon Stark conseguiram escapar com a ajuda do [[Osha]], [[Hodor]], [[meera-reed|Meera]] e [[jojen-reed|Jojen]]. Theon não pôde encontrar os garotos e, seguindo o conselho de Fedor, matou dois meninos camponeses com a mesma idade e mostrou seus cadáveres como se fossem os irmãos Stark.
Sabendo da aproximação de Sor [[Rodrik Cassel]], que vinha com uma guarnição numerosa de nortenhos fiéis a Robb, Theon pediu ajuda à irmã Asha. Ela o criticou por sua burrice, avisando-o de que sua posição era insustentável e implorando para que ele fugisse com ela. Theon se recusou a deixar o castelo, e Asha partiu. Desesperado, o rapaz se voltou para Fedor, que prometeu retornar com homens para salvá-lo.
Em sua parlamentação com Rodrik, Theon ameaçou a vida da filha do cavaleiro, Beth, que estava em seu poder. Isso atrasou Rodrik o suficiente para que Fedor chegasse com quatrocentos cavaleiros e liquidasse suas forças. Theon permitiu que Fedor entrasse em Winterfell, e lá ele se revelou como Ramsay Bolton, bastardo de [[Roose Bolton]]. Ao perceber a verdade, Theon tentou reagir, mas Ramsay ordenou que passassem o archote no castelo. Golpeado, Theon perdeu a consciência
===A Tormenta de Espadas===
Um pedaço de pele de Theon foi entregue à [[Catelyn Stark]] pouco antes do [[Casamento Vermelho]]. Roose disse que Ramsay o estava esfolando lentamente no Forte do Pavor.
===O Festim dos Corvos===
A maioria dos homens de ferro, inclusive Asha, acredita que ele estava morto.
===A Dança com Dragões===
Theon foi torturado por Ramsay diversas vezes. Durante as torturas, Ramsay retirava a pele dos dedos de Theon e o deixava aos gritos de dor, até que o próprio rapaz implorasse que o dedo fosse cortado. Bolton também quebrou e arrancou vários de seus dentes, pois odiava seus sorrisos. Fica implícito que ele também removeu as genitais de Theon.
Theon é obrigado a assumir a identidade de Fedor, antigo lacaio de Ramsay, e proibido de tomar banho até ficar imundo da cabeça aos pés com lama e excrementos.
Devido á tortura, a aparência de Theon mudou dramaticamente. Foi como se ele envelhecesse quarenta anos e vários de seus dentes foram arrancados ou pendem frouxos da boca, de modo que ele sequer pode comer sem sofrer. Perdeu muito peso, sua pele se tornou esponjosa e seu cabelo branco, frágil e quebradiço. Se tornou incapaz de usar o arco devido á perda de dedos nas mãos e passou a andar capenga como um velho.
Logo no começo de sua prisão, Theon tentou fugir com a ajuda de Kyra, sua amante de Winterfell. O que ele não sabia é que sua fuga havia sido permitida por Ramsay, que lhe deu vantagem de um dia antes de começar a perseguí-lo com seus cães. Theon e Kyra foram recapturados, e a garota sofreu uma morte horrível na mão de Ramsay e de seus cães. Isso tudo contribuiu para alimentar o profundo medo de Ramsay que Theon passou a sentir.
Quando [[[Roose Bolton]]] anunciou ao filho que iria retornar para o Norte, ele permitiu que Theon tomasse banho e se vestisse bem para que fosse negociar com os restos da guarnição de homens de ferro que [[Victarion Greyjoy]] deixara em Fosso Cailin. Theon conseguiu obter a rendição dos homens de ferro, com a promessa de Ramsay de que eles ficariam seguros e seriam alimentados. Quando se renderam, Ramsay os esfolou e empalou seus corpos por Fosso Cailin. Quando os exércitos de Roose e Ramsay se encontraram, e o senhor do Forte do Pavor apresentou ao filho "Arya Stark", sua futura esposa, Theon imediatamente a reconheceu como [[Jeyne Poole]], a amiguinha de [[Sansa Stark|Sansa]].
[[note]]
O texto dessa página foi traduzido e adaptado de [*http://awoiaf.westeros.org/index.php/Theon_Greyjoy]
[Imagem: HBO]
[[/note]]