"Mhysa" é o terceiro final de temporada da série de televisão de fantasia épica medieval americana [[Game of Thrones]], e seu trigésimo episódio em geral. Escrito pelos produtores executivos [https://pt.wikipedia.org/wiki/David_Benioff David Benioff] & [https://pt.wikipedia.org/wiki/D._B._Weiss D. B. Weiss], e dirigido por [https://en.wikipedia.org/wiki/David_Nutter David Nutter], que foi ao ar originalmente em 9 de junho de 2013 na [[HBO]] nos Estados Unidos.
O episódio gira no rescaldo dos eventos instigados por "[[Casamento Vermelho]]": [[Casa Frey]] recebe o Trono de [[Correrrio]], [[Roose Bolton]] é nomeado o novo "[[Protetor do Norte]]", enquanto a [[Casa Greyjoy]] começa uma nova campanha militar. No [[Norte]], o [[Meistres|Meistre ]] [[Aemon Targaryen (filho de Maekar I)|Aemon]] envia corvos para alertar todo [[Westeros]] sobre a chegada dos [[Caminhantes Brancos]]. E ao outro lado do estreito mar, os escravos libertos de [[Yunkai]] saúdam [[Daenerys]] como sua "Mhysa", a palavra da língua [[Ghiscari]] para "mãe".
Segundo a [https://pt.wikipedia.org/wiki/Nielsen_Ratings Nielsen Media Research], "Mhysa" foi visto por 5,4 milhões de telespectadores nos Estados Unidos, um aumento de 28% em relação ao segundo final da temporada, "[[Valar Morghulis (TV)|Valar Morghulis]]". Depois de sua transmissão, o episódio recebeu críticas geralmente positivas de críticos de televisão, com alguns deles abordando seu encerramento anti-clímax da terceira temporada da série, e seu estabelecimento de histórias potenciais para a quarta temporada, como através da cena final " de esperança". O episódio recebeu uma indicação para um Primetime Emmy Award para Cinematografia excepcional para uma série de câmera única no 65th Primetime Creative Arts Emmy Awards.
===No norte===
[[Bran]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/Isaac_Hempstead-Wright Isaac Hempstead-Wright]), [[Meera Reed]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/Ellie_Kendrick Ellie Kendrick]) e [[Jojen]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Sangster Thomas Brodie-Sangster]) chegam ao abandonado [[Fortenoite]]. Mais tarde, Bran é despertado por um som, e acorda seus companheiros. Eles conhecem [[Samwell Tarly]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Bradley-West John Bradley-West]) e [[Gilly]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/Hannah_Murray Hannah Murray]); Sam deduz a identidade de Bran, vendo o seu [[Lobo Gigante]]. Bran pede para Sam levá-los para o norte da Muralha, e embora Sam proteste contra a ideia, ele eventualmente leva-os através da passagem. Antes que eles se separem, Sam dá ao grupo uma adaga de [[obsidiana]], e diz-lhes que tem o poder de matar [[Caminhantes Brancos]]. Sam e Gilly mais tarde chegam ao [[Castelo Negro]], onde se apresentam ao [[Meistres|Meistre ]] [[Aemon Targaryen (filho de Maekar I)|Aemon]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Vaughan Peter Vaughan]) que permite que Gilly e seu bebê fiquem. Aemon, ao ouvir seus relatos dos acontecimentos, ordena que todos os corvos sejam enviados com mensagens avisando o retorno dos Caminhantes Brancos.
Voltando ao Muro, [[Jon]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/Kit_Harington Kit Harington]) para para lavar suas feridas quando ele ouve [[Ygritte]] ([https://pt.wikipedia.org/wiki/Rose_Leslie Rose Leslie]) apontar seu arco. Ele tenta convencê-la a não atirar nele, mas quando ele se vira para sair, ela atira três flechas nele. Jon consegue escapar, mais tarde chegando ao Castelo Negro. Os irmãos do [[Patrulha da Noite]] o levam, onde Sam e [[Pyp]] (Josef Altin) descobrem sua identidade, e ordenam que ele seja cuidado.