Os Antigos Costumes ainda são altamente respeitados nas Ilhas de Ferro. Eles incorporam os prezados valores de uma cultura baseada no saqueio. O mérito de um homem era julgado principalmente em suas habilidades como saqueador, evidenciado no desdém sobre jóias e ornamentos comprados com ouro. Os homens das Ilhas de Ferro só usam coisas pelas quais eles "pagaram o preço do ferro", por exemplo, vencidas por combate e retiradas dos corpos dos que morreram em suas mãos.
Durante saques, os homens de ferro também tomam prisioneiros. Muitos dos prisioneiros trabalham como [[ServoWikipedia:Servidão|servos]] nas fazendas ou minas das Ilhas, já que os verdadeiros filhos delas merecem mais do que tal labuta. Mulheres também são tomadas prisioneiras para esquentar as camas dos homens; um homem pode ter várias "[[Esposa de sal|esposas de sal]]", mas somente uma, verdadeira, esposa Nascida do Ferro, sua "[[esposa de rocha]]".
==Religião==
{{Principal|Deus Afogado}}
Os Nascidos do Ferro adoram o [[Deus Afogado]], uma divindade severa que dizem habitar os oceanos. Eles acreditam que o Deus Afogado fizera-os para tomar o que eles quisessem à força, para estuprar, assaltar e esculpir os reinos e fazerem seus nomes serem conhecidos em fogo, sangue, aço e canções. Desde o nascimento eles entregam seus corpos para o mar e se juntam ao seu deus quando morrem. O clérigo do Deus Afogado são os [[Homens Afogados]], todos afogados e ressucitadosressuscitados, através do [[beijo da vida]].
==Militariedade==