O [[Vitória de Ferro]] de [[Victarion Greyjoy]] se choca com um dos navios das [[Ilhas Escudo]]. Victarion mata [[Talbert Serry]] de [[Escudossul]], e a frota maciça de [[homens de ferro]] em pouco tempo consegue vencer os homens de Ilhas Escudo. As Ilhas ficam ao norte do porto de Vilhavelha. É o comando de Victarion que ganhou a batalha, mas vai ser o rei [[Euron Greyjoy]] quem levará as glórias.
De volta à sua cabine, enquanto a [[Mulher morena|mulher muda]] que Euron deu a ele trata de suas feridas, Victarion recorda as palavras de [[Aeron Greyjoy]]: que ele iria encontrar uma maneira de remover Euron do reinado da [[Cadeira de Pedra do Mar]]. Ele se lembra de como ajudou a capturar o Lorde [[Baelor BlacktydBlacktyde]]e, que se recusou a reconhecer Euron e pagou por isso com sua vida. [[Asha Greyjoy]], no entanto, tinha escapado das Ilhas de Ferro, juntamente com aqueles leais a ela.
Então ele desembarca em [[Escudo de Carvalho]], na [[Vila de Lorde Hewett]]. O Senhor Capitão encontra o [[Rodrik Harlaw|Leitor]] e [[Dustan Dunstan Drumm]]. Ambos estão preocupados que não só a conquista de Euron irá trazer ruína sobre eles, como certamente [[Jardim de Cima]] irá responder. Durante a festa de comemoração, Victarion observa Euron abusando de Lorde Hewett, sua esposa e filhas - Lorde [[Humfrey Hewett]] é amordaçado e amarrado em sua cadeira durante a festa, sua esposa e filhas forçadas a servir os hóspedes indesejados, nuas, como empregadas. Sua filha bastarda [[Falia Flowers]] se torna amante de Euron. Pelo menos uma das filhas de Lorde Hewett é abusada durante a festa, por [[Lucas Codd]].
O rei recentemente coroado, então, promove [[Harras Harlaw]], [[Andrik]] o Sério, [[Maron Volmark]] e [[Nute, o Barbeiro]]. Todos agora são lordes das quatro Ilhas Escudo, roubando-as de seus adversários.