Um assassino buscando favor do Rei Robert, tenta, sem sucesso, envenenar Daenerys e assim matar seu filho ainda não nascido. Enfurecido, Drogo concorda em invadir Westeros procurando vingança. Enquanto saqueava aldeias para financiar a invasão, Drogo é ferido. A ferida infecciona, e Daenerys manda uma bruxa capturada fazer uma magia de sangue para salvá-lo, uma vez que ela havia feito o curativo no senhor dothraki. Entretanto, a traiçoeira prisioneira sacrifica o filho não nascido de Daenerys para dar poder ao feitiço, que mantém Drogo vivo em estado vegetativo. Enquanto a horda dothraki sem líder debanda, Daenerys tem pena de seu outrora orgulhoso marido e sufoca-o. Ávida por vingança, ela ordena que a bruxa seja amarrada a pilha funerária de Drogo, e coloca seus três ovos de dragão na pilha com o marido. Daenerys acredita ser a última a possuir o sangue dos dragões correndo em suas veias, e decide entrar na fogueira que queima seu marido. Ao invés de perecer nas chamas, Daenerys emerge ilesa e com três recém-chocados dragões ao redor dela. Abismados, os poucos dothraki restantes e Sor Jorah juram lealdade à ela. Daenerys fica determinada a reunir um exército e reconquistar o Trono de Ferro.
== Personagens de ponto de vista ==
Cada [[Capítulos#A_Guerra_dos_Tronos|capítulo]] se concentra em uma narrativa em terceira pessoa limitada de uma única personagem; o livro apresenta a perspectiva de oito personagens principais. Adicionalmente, uma personagem menor providência o prólogo. Os títulos dos capítulos indicam a perspectiva:
* Prólogo: [[Will]], um homem da [[Patrulha da Noite]].* [[Eddard Stark]], Protetor do [[Norte]], Lorde de [[Winterfell]] e Mão do Rei.* [[Catelyn Stark]], da [[Casa Tully]], esposa de [[Eddard Stark]].* [[Sansa Stark]], filha mais velha de [[Eddard Stark | Eddard]] e [[Catelyn Stark]].* [[Arya Stark]], filha mais nova de [[Eddard Stark | Eddard]] e [[Catelyn Stark]].* [[Bran Stark]], o segundo de três filhos de [[Eddard Stark | Eddard]] e [[Catelyn Stark]].* [[Jon Snow]], filho bastardo de [[Eddard Stark]].* [[Tyrion Lannister]], irmão da Rainha [[Cersei Lannister | Cersei]] e de Sor [[Jaime Lannister | Jaime]], filho de Lorde [[Tywin Lannister]].* [[Daenerys Targaryen]], Filha da Tormenta, Princesa de [[Pedra do Dragão]] e herdeira do trono Targaryen depois de seu irmão [[Viserys Targaryen]].
==Recepção==
''A Game of Thrones'' recebeu críticas muito positivas. Escrevendo para o ''The Washington Post'', John H. Riskind comentou que "muitos fãs de espadas e feitiçarias irão gostar da extensão épica deste livro", porém achou que ele "sofre de personagens unidimensionais e imagens pouco memoráveis".<ref>[http://www.washingtonpost.com/ Riskind, John H. ''Science Fiction & Fantasy''. The Washington Post, 28 de julho de 1996]</ref> Phyllis Eisenstein, do ''Chicago Sun-Times'', escreveu "apesar do livro usar muitas alegorias fantásticas genéricas, a abordagem de Martin era tão refrescantemente humana e íntima que ela as transcende". Ela descreveu o livro como "uma absorção da combinação do mítico, o indiscriminadamente histórico e o intensamente pessoal".<ref>[http://www.suntimes.com/ Eisenstein, Phyllis. ''Near the frozen north, where dragons awaken''. Chicago Sun-Times, 11 de agosto de 1996]</ref>. John Prior escrevendo para o ''San Diego Union-Tribune'', chamou a escrita de Martin de "forte e imaginativa, com muitas intrigas e lutas dinásticas bizantinas" e o comparou aos livros da série ''The Wheel of Time'', de Robert Jordan, "apesar de muito mais sombrios, sem nenhuma comédia ou romance para aliviar a sordidez".<ref>[http://www.utsandiego.com/ Prior, John. ''Chilling 'Decline' a feminist vision of confrontation between the sexes''. San Diego Union-Tribune, 12 de setembro de 1996]</ref>. Steve Perry disse aos leitores do ''The Oregonian'' que o enredo era "complexo e fascinante" e que o livro era "um romance rico e cheio de cor" com "todos os elementos de um excelente romance de fantasia".<ref>[http://www.oregonlive.com/oregonian/ Perry, Steve. ''Writer leaves TV to create epic fantasye''. The Oregonian, 13 de outubro de 1996]</ref>. Lauren K. Nathan da ''Associeted Press'' escreveu que o livro "prende o leitor desde a página um" e que ele se passava em um mundo fantástico "magnífico" que é "místico, mais ainda assim crível" .<ref name=Nathan>[http://www.ap.org/ Nathan, Lauren K. ''Game of Thrones fit for a king''. The Associeted Press, 10 de novembro de 1996]</ref>. [[George R. R. Martin]] acredita que a nota do escritor Robert Jordan na capa original do livro estadunidense foi influente no sentido de garantir o sucesso inicial de ''As Crônicas de Gelo e Fogo'' com os leitores de fantasia dos Estados Unidos.<ref>[http://grrm.livejournal.com/ Martin, George R. R. ''R.I.P. Robert Jordan''. Not A Blog, 16 de agosto de 2007]</ref>.
== Prêmios e indicações ==
{| class="wikitable"
|-
==Veja também==
* [[:Categoria:Imagens de A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada|Imagens de A Guerra dos Tronos - Edição Ilustrada]]* [[:Categoria:Imagens de A Guerra dos Tronos|Imagens de A Guerra dos Tronos]]
==Sobre a página==