No fim da guerra civil, conhecida como a [[Dança dos Dragões]], quando [[Pedra do Dragão]] foi tomada pelo rei [[Aegon II Targaryen]], Baela foi capaz de escapar de seus aposentos quando a porta estava sendo colocada abaixo. Ela conseguiu chegar até [[Moondancer]] nos estábulos, onde os dragões do castelo eram mantidos. Lá, ela soltou suas correntes e amarrou a sela sobre ele. Quando Aegon II levantou voo com [[Sunfyre]] do vulcão de Pedra do Dragão e fez sua descida, Baela se levantou com Moondancer para encontrá-lo.
Os dragões [[Queda de Pedra do Dragão|lutaram ]] no céu antes do amanhecer e acabaram batendo no chão ainda lutando. Aegon saltou da sela a 6 metros do chão, mas Baela ficou com Moondancer por todo o caminho. Queimada e machucada, ela ainda encontrou forças para desfazer suas correntes da sela e rastejar para longe de seu dragão quando Moondancer serpenteava em seus estertores. Sor [[Alfred Broome]] sacou a espada para matar Baela, mas Sor [[Marston Waters]] arrancou a lâmina de sua mão. [[Tom Tangletongue]] levou-a para o [[meistre]].
Baela e sua irmã apresentaram [[Daenaera Velaryon]] ao seu meio-irmão [[Aegon III Targaryen]], que levou ao casamento do casal. Baela-se casou com seu primo Lorde [[Alyn Velaryon]] e teve uma filha, Laena, e pelo menos um outro filho.