Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

2 983 bytes adicionados ,  22h53min de 2 de abril de 2021
sem sumário de edição
==Personagens==
A história é contada através dos pontos de vista de doze personagens e, como nos volumes anteriores, um capítulo de prólogo.
*Prólogo: [[Pate]], um noviço dos meistres em Vilavelha. *O Profeta, O Homem Afogado: [[Aeron Greyjoy]]. *O Capitão dos Guardas: [[Areo Hotah]], Capitão da Guarda do Príncipe [[Doran Martell ]] de [[Dorne]].
*[[Cersei Lannister]], a Rainha Regente.
*[[Brienne de Tarth]], a Donzela de Tarth. *[[Samwell Tarly]], um homem da Patrulha da Noite. *[[Arya Stark]], mais tarde chamada de a "Gata dos Canais" .*Sor [[Jaime Lannister]], [[Senhor Comandante da Guarda Real]].
*[[Sansa Stark]], fingindo ser a filha bastarda do Lorde [[Petyr Baelish]], "Alayne Stone" (por cujo nome alguns de seus capítulos são chamados).
*A Filha da Lula Gigante: [[Asha Greyjoy]], filha do Rei Balon Greyjoy. *O Cavaleiro Maculado: Sor [[Arys Oakheart]] da Guarda Real.
*O Capitão de Ferro, O Pirata: [[Victarion Greyjoy]], irmão do Rei Balon Greyjoy.
*A Fazedora de Rainhas, A Princesa na Torre: [[Arianne Martell]], uma princesa dornesa.
==Atraso Publicação=====Atrasos na publicação===O romance foi publicado cinco anos e dois meses após seu último volume na série, ''A Storm of SwordsTormenta de Espadas''. Isso se deveu a uma série de problemas que surgiram durante a escrita do romance. George R. R. Martin originalmente planejou que o quarto livro se chamasse "''A Dance with DragonsDança dos Dragões''", com a história se passando cinco anos após os eventos de ''A Storm of SwordsTormenta de Espadas'' (principalmente para avançar as idades dos personagens mais novos). Porém, durante o processo de escrita se descobriu que isto estava levando a um excesso de dependência de flashbacks para preencher o espaço. Após doze meses de trabalho no livro, Martin decidiu abandonar muito do que ele já havia escrito e começar novamente, desta vez pegando exatamente no fim de ''A Storm of SwordsTormenta de Espadas''. Ele anunciou esta decisão, junto com o novo título "''A Feast for CrowsO Festim dos Corvos''", na World Science Fiction Convention em Philadelphia em 1 de Setembro de 2001. <ref>A Reading with GRRM (Worldcon, Philadelphia, PA) (01 de Setembro de 2001) [http://www.westeros.org/Citadel/SSM/Entry/1267/ , So Spake Martin]</ref> Ele também anunciou que ''A Dance with DragonsDança dos Dragões'' seria o quinto livro na sequência.
O motivo dos vários atrasos era que o romance cresceu muito e o formato mudou em relação aos outros livros, com a introdução de personagens PDV com pouco tempo de vida, que tinham somente um ou dois capítulos. Martin também escreveu um prólogo de 250 páginas para o romance no qual ele então sucateou e dividiu ao longo do romance. Finalmente, quando o romance estava perto de seu acabamento, seus editores perceberam que seria significativamente maior que ''A Storm of SwordsTormenta de Espadas'' e pediram que fosse dividido em dois para a publicação. Após inicialmente considerando publicá-los como 'Parte 1' e 'Parte 2', o amigo e colega autor de Martin, [http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_Abraham_(author) Daniel Abraham], sugeriu que ele dividisse por localização e os PDV ao invés, e Martin concordou com a ideia. Por isso, ''A Feast for CrowsO Festim dos Corvos'' contém somente os personagens PDV do Sul dos Sete Reinos e das Ilhas de Ferro. Os personagens no Norte, nas Cidades Livres e em Meereen (incluindo os favoritos dos fãs [[Tyrion Lannister]], [[Jon Snow ]] e [[Daenerys Targaryen]]) retornam no quinto livro. A divisão do romance também significou que a série teria sete ao invés de seis livros. ''A Dance with DragonsDança dos Dragões'' permanece permaneceu como título do quinto livro.
Martin forneceu uma nota ao final de ''A Feast for CrowsO Festim dos Corvos'' explicando o motivo pela divisão e prometendo que ''A Dance with DragonsDança dos Dragões'' seguiria com os remanescentes personagens PDV remanescentes 'no próximo ano'. Porém, subsequentemente Martin embarcou em uma turnê de autógrafos de quatro meses nos Estados Unidos, Canadá e Europa a pedido de seus editores e perdeu este tempo que poderia ser gasto para escrever o romance, que fora esperado para 2007 mas publicado somente em Julho julho de 2011.
===Alusões/referências a outros trabalhos===
[[Bakkalon]], a Criança Pálida, é um dos Deuses adorados em sua maioria por soldados na Casa do Preto e Branco. Este deus já apareceu na estória de 1975 do Martin ''And Seven Times Never Kill Man'' (onde ele é adorado por uma seita religiosa chamada ''Steel Angels''), assim como em algumas outras estórias da mesma época.
Em Vilavelha, é mencionado que o Arquimeistre [[Rigney]] acredita que o tempo seja uma roda. Isso possivelmente pode aludir ao autor de fantasia [http://en.wikipedia.org/wiki/Robert_Jordan Robert Jordan] e sua famosa série, ''[http://pt.wikipedia.org/wiki/Wheel_of_Time The Wheel of Time]'', já que o nome verdadeiro de Jordan é James Rigney. Outro personagem, o Lorde [[Trebor Jordayne]] de [[Tor]], também é uma alusão à Jordan (Trebor = Robert; Jordayne = Jordan), e [http://en.wikipedia.org/wiki/Tor_Books Tor Books] sendo sua mais conhecida editora.
No capítulo "[[O Festim dos Corvos - Capítulo 34| Gata dos Canais]]", uma referência é feita para uma estória sobre "[[O Senhor da Triste Figura]]", que se acredita ser uma referência a Dom Quixote. ==Recepção==Após seu lançamento, o livro alcançou o primeiro lugar na lista de mais vendidos dos jornais estadunidenses ''[https://pt.wikipedia.org/wiki/The_New_York_Times The New York Times]'' e ''[https://pt.wikipedia.org/wiki/The_Wall_Street_Journal The Wall Street Journal]'', porém foi recebido com opiniões mistas por parte de leitores e da crítica literária. O jornalista Lev Grossman, da revista norte-americana ''[https://pt.wikipedia.org/wiki/Time_(revista) TIME]'', considerou que por seu trabalho no tomo, Martin poderia ser considerado "o Tolkien americano", fazendo referência ao escritor da obra ''[https://pt.wikipedia.org/wiki/O_Senhor_dos_An%C3%A9is O Senhor dos Anéis]''. Thomas M. Wagner, do site sobre fantasia e ficção científica ''SF Reviews'', comentou que gostou da divisão que o escritor fez na trama, dizendo que O Festim dos Corvos "ainda é uma história contada com tanta paixão e humanidade como Martin trouxe em qualquer volume anterior". Por outro lado, Lisa Westerfield, do site de notícias ''Examiner.com'', considerou-o "o único romance um pouco frustrante" da saga; ela acredita que os novos pontos de vista adicionados à história não tornaram a trama interessante e finalizou dizendo que, caso o leitor não tivesse muito tempo disponível, este seria o volume da série a ser pulado. De forma semelhante, críticos da revista norte-americana ''Publishers Weekly'' observaram em sua análise que o romance "perde dolorosamente sua outra metade", acrescentando que "as magras colheitas aqui são saborosas, mas de nenhuma maneira satisfatórias". Escrevendo para o ''website'' ''[https://pt.wikipedia.org/wiki/Yahoo! Yahoo!]'', Elizabeth Periale afirmou que este volume estava menos focado em batalhas sangrentas do que o anterior, salientando o ritmo mais calmo e a presença constante de mulheres fortes na narrativa.
==Prêmios e nomeações==
| [http://en.wikipedia.org/wiki/British_Fantasy_Award British Fantasy Award] || 2006 || Melhor Romance || Indicado
|-
| [http://en.wikipedia.org/wiki/Quill_Award Prêmio Quill] || 2006 || Melhor Romance (Ficção CiêntíficaCientífica/Fantasia) || Indicado
|}
O_Festim_dos_Corvos_-_Edição_Especial_Limitada.jpg|Capa da Edição Especial Limitada de ''O Festim dos Corvos'' pela editora Saída de Emergência (9789897732164), 5 de junho de 2020. 496 páginas.
O_Mar_de_Ferro_-_Edição_Especial_Limitada.jpg|Capa da Edição Especial Limitada de ''O Mar de Ferro'' pela editora Saída de Emergência (9789897732171), 5 de junho de 2020. 384 páginas.
A_Feast_for_Crows_-_Primeira_edição.jpg|Capa da primeira edição americana de ''A Feast for Crows'' pela editora Bantam Books (0-553-80150-3), 8 de novembro de 2005.
A_Feast_for_Crows_-_edição_econômica_americana 2.jpg|Capa da edição econômica de ''A Feast for Crows'' pela editora Bantam Books (9780553582024), 26 de setembro de 2006. 1048 páginas.
A Feast for Crows - edição econômica americana.jpg|Capa da edição econômica de ''A Feast for Crows'' pela editora Bantam Books, em propaganda a série da HBO ''[[Game of Thrones]]'' (0553390562, 978-0553390568), 1º de abril de 2011. 1104 páginas.
A_Feast_for_Crows_-_capa_dura_britânica.jpg|Capa dura britânica de ''A Feast for Crows'' pela editora HarperVoyager (9780006486121), 6 de novembro de 2006. 864 páginas.
A_Feast_for_Crows_-_capa_cartão_europeia.jpg|Capa cartão americana de ''A Feast for Crows'' pela editora HarperCollins (9780007447862), 1º de setembro de 2011. 976 páginas.
</gallery>
Acolitos
121

edições

Menu de navegação