Embora o exército de Stannis estivesse disperso, a vitória parecia certa. Porém, tão rapidamente quanto a maré havia virado a seu favor, o Baratheon foi surpreendido pela súbita aparição de atacantes em seus flancos.
Era desconhecido, tanto para Stannis quanto para Tyrion, que os Lannister e os Tyrell haviam firmado aliança em Pontamarga e que o antigo exército de Renly se reunira ao de Tywin Lannister à sombra da Mata do Rei. Os selvagens de Tyrion tinham criado um ponto cego para Stannis ao matar seus batedores e espiões, o que permitiu que Tywin marchasse secretamente e o atacasse pelos flancos. Lorde Tywin liderou a direita, Mace Tyrell a esquerda e [[Randyll Tarly]] o centro, mas a batalha se deu com maior intensidade na vanguarda, esta liderada por Sor Garlan Tyrell. Astuciosamente, Garlan vestira a armadura inconfundível de Renly, o que despertou o pânico entre os soldados de Stannis - que antes haviam jurado fidelidade a Renly - e espalharam-se histórias de que o fantasma de Renly retornara dos mortos para derrotar o irmão. A "sombra de Renly" matou Sor Guyard e, em menor número e pêgos pêgo de surpresa, o exército de Stannis se quebrou, enquanto muitos de seus vassalos passaram para o lado do inimigo durante a batalha, provando como sua lealdade a Stannis era inconstante se comparada à que tinham por Renly. Sor Rolland Storm, porém, assumiu o comando e organizou a retirada. Os navios de Saan aportaram e cerca de dois mil homens, a maioria pertencente aos Florent, além do próprio Stannis, embarcaram e fugiram.
=Resultado=
A despeito da sobrevivência de Stannis, a derrota na batalha foi decisiva. Stannis recuou para Pedra do Dragão com apenas dois mil homens e uma pequena frota. Seus vassalos capturados dobraram o joelho ou foram executados. Com a recém forjada aliança com os Tyrell, além do compromisso matrimonial entre [[Myrcella Baratheon]] e o Príncipe [[Trystane Martell]], todo o sul e o oeste passaram a apoiar o Rei Joffrey, dando-lhe uma superioridade numérica esmagadora contra qualquer novo exército que Stannis pudesse reunir. Em Porto Real, porém, a vitória foi atribuída apenas a Tywin Lannister, negando qualquer reconhecimento que Tyrion pudesse ter.