[[Brienne de Tarth]] continua em sua busca por [[Sansa]]. Ela é encontrada por [[Podrick Payne]], antigo escudeiro de Tyrion, e concorda em deixá-lo acompanhá-la. Eles passam pela cidade de [[Valdocaso]], onde eles encontram o exército [[Tyrell]] sobre o comando de Lorde [[Randyll Tarly]] e ganham a companhia de um antigo conhecido de Brienne, Sor [[Hyle Hunt]]. As explorações de Brienne levam-na ao longo do [[Ponta da Garra Rachada]], onde ela mata vários dos, agora dispersados, [[Saltimbancos Sangrentos]], e para um [[Ilha Quieta|septo]] no estuário do rio [[Tridente]]. O [[Irmão Mais Velho]] do septo diz a ela que ele encontrara [[Sandor Clegane]] moribundo embaixo de uma árvore e descobrira que ele estivera com [[Arya Stark]], que fugiu em direção à costa. A procura de Brienne a leva para [[Lagoa da Donzela]] e as [[Salinas]], mas ela não encontra nenhum sinal de Arya. Seu grupo passa pelos resquícios da [[Irmandade sem Bandeiras]], que a fazem prisioneira. [[Thoros de Myr]] diz-lhe que [[Beric Dondarrion]] morrera, dando sua vida emprestada para salvar uma [[Catelyn Tully|outra]]. Eles a levam para uma morta-viva Catelyn Stark, a qual eles chamam de "Senhora Coração de Pedra". Catelyn acredita que Brienne a tenha traído, ao deixar que Jaime se libertasse sem retornar com suas filhas. Ela oferece à Brienne uma escolha: escolher a espada e matar Jaime, se redimindo, ou escolher a corda, e ser enforcada; quando Brienne se recusa a fazer tal escolha, Coração de Pedra ordena que ela, Podrick e Sor Hyle sejam enforcados. Enquanto eles se balançam, "Brienne grita uma palavra." (De acordo com [http://www.gameofthronesbr.com/2012/06/o-que-brienne-disse-no-final-de-festim.html uma declaração] feita por George R. R. Martin, ela, para salvar o inocente Podrick e a si mesmo, grita a palavra "espada")
A frota da [[Árvore]], de [[Paxter Redwyne]], chega em [[Pedra do Dragão]] e o castelo é colocado sob cerco, enquanto Mace Tyrell leva seu exército ao sul para sitiar [[Ponta Tempestade]] e terminar com as pretensões dos leais à Stannis no sul de uma vez por todas. Cersei faz com que o [[Alto Septão (do Tyrion)|Alto Septão]] seja morto para que ele seja substituído por alguém leal à ela, mas o recém-chegado se torna um autoritário fervoroso que possui o apoio dos refugiados da guerra que agora permeiam a cidade. Ele oferece acelerar a coroação de Tommen e perdoar as dívidas da Coroa com a Fé se Cersei restaurar a [[Fé dos Sete#Fé Militante| Fé Militante]]. Cersei aceita, para o terror do [[Grande Meistre Pycelle]].
No [[Ninho da Águia]], Mindinho é confrontado por vários dos lordes do Vale, que estão insatisfeitos com o fato dele se tornar o governante após a morte da Senhora Lysa Arryn. [[Lyn Corbray|Um dos lordes]], que já havia sido comprado por Mindinho, infringe os costumes ao desembainhar sua espada no encontro. Mindinho usa este insulto para virar o jogo para os lordes, que eventualmente o deixam permanecer como Lorde Protetor do pequeno Lorde Robert Arryn pelo próximo ano. Mais tarde, Mindinho discute a decepção com Sansa (que está se passando por sua filha bastarda, Alayne Stone) e se impressiona com quão rápido ela entende as entrelinhas de seu esquema. Ele revela à ela que, se algo acontecer com Robert, o Ninho da Águia e o nome [[Arryn]] passará para [[Harrold Hardyng]], um distante sobrinho da Casa, e se Harry e Sansa se casassem, isto daria-lhe um exército que poderia ser usado para retomar Winterfell. Enquanto Sansa pensa sobre o assunto, o tempo piora, um sinal certo de que o inverno está quase chegando nos [[Sete Reinos]], e os moradores do Ninho se mudam para os [[Portões da Lua]], na base da montanha sobre a qual o Ninho descansa. Durante a mudança, Sansa fica amiga de [[Mya Stone]], uma das filhas bastardas do falecido Rei [[Robert Baratheon]]. Sansa também se torna uma nova figura materna para o doentio Robert Arryn.