11 586 bytes adicionados
, 18h10min de 26 de julho de 2012
{{Infobox Military Conflict
| style = right:300px;
| conflict_name = Guerras da Conquista
| image = [[Arquivo:RebeliaodeRobert.jpg|350px]]
| image2 =
| caption =
| date =
| battles = [[Batalha de Solarestival|Solarestival]] <br> [[Batalha de Ashford|Ashford]] <br> [[Batalha dos Sinos]] <br> [[Batalha do Tridente]] <br> [[Saque de Porto Real]] <br> [[Cerco de Ponta Tempestade]] <br> [[Batalha da Torre da Alegria]]
| location = [[Westeros]]
| result = Vitória decisiva da [[Casa Baratheon]]. Fim da dinastia [[Casa Targaryen|Targaryen]] e coroação de [[Robert Baratheon]].
<!-- combatant 1 -->
| combatant1 = Os rebeldes <br> [[Casa Baratheon]] <br> [[Casa Stark]] <br> [[Casa Arryn]] <br> [[Casa Tully]] <br> [[Casa Lannister]]
| commander1 = [[Robert Baratheon]] <br> [[Eddard Stark]] <br> [[Jon Arryn]] <br> [[Hoster Tully]] <br> [[Stannis Baratheon]] <br> [[Tywin Lannister]]
| strength1 =
| losses1 =
<!-- combatant 2 -->
| combatant2 = Os lealistas <br> [[Casa Targaryen]] <br> [[Casa Tyrell]] <br> [[Casa Martell]]
| commander2 = Rei [[Aerys II Targaryen]] <br> [[Rhaegar Targaryen]] <br> [[Owen Merryweather]] <br> [[Qarlton Chelsted]] <br> [[Jon Connington]] <br> [[Mace Tyrell]] <br> [[Randyll Tarly]] <br> [[Barristan Selmy]] <br> [[Lewyn Martell]]
| strength2 =
| losses2 =
<!-- combatant 3 -->
| combatant3 =
| commander3 =
| strength3 =
| losses3 =
<!-- combatant 4 -->
| combatant4 =
| commander4 =
| strength4 =
| losses4 =
<!-- combatant 5 -->
| combatant5 =
| commander5 =
| strength5 =
| losses5 =
}}
A '''Rebelião de Robert''', também chamada de Guerra do Usurpador, foi uma revolta contra a [[Casa Targaryen]] instigada principalmente por [[Eddard Stark]], [[Jon Arryn]] e [[Robert Baratheon]], que teve a rebelião batizada em seu nome. Durou quase dois anos e resultou no fim da dinastia dos Targaryen nos Sete Reinos e o início do reinado de Robert.
==Causas==
O conflito teve início depois que [[Rhaegar Targaryen]] sequestrou [[Lyanna Stark]], que estava prometida a [[Robert Baratheon]]. Apesar dos apelos de [[Hoster Tully]] por paciência, [[Brandon Stark]] rumou a [[Porto Real]]. Lá, ele foi até a Fortaleza Vermelha e, aos gritos, desafiou o príncipe Rhaegar a sair e morrer. O Rei mandou prendê-lo junto com sua comitiva por conspirar a morte do príncipe herdeiro.
O Rei [[Aerys II Targaryen]], cada vez mais insano, ordenou que os pais dos prisioneiros se apresentassem diante do Trono de Ferro para responder às acusações feitas contra seus filhos. Quando o fizeram, todos foram mortos sem julgamento, sendo [[Ethan Glover]] o único sobrevivente. Lorde Rickard Stark exigiu um julgamento por combate e foi assado vivo em sua armadura, enquanto seu filho Brandon, preso pelo pescoço em um dispositivo, acabou estrangulando a si mesmo tentando salvar o pai. Logo depois, o Rei Louco exigiu as cabeças de [[Robert Baratheon]] e [[Eddard Stark]] de seu protetor, [[Jon Arryn]]. Porém, o Lorde Arryn reuniu seus vassalos e iniciou uma rebelião, protestando contra os injustos atos do Rei Louco.
==Combatentes==
Mesmo quando Lorde Arryn convocou seus vassalos, Vila Gaivotas, liderada por Lorde [[Randyll Grafton]], permaneceu fiel ao rei. Grafton reuniu os lealistas para impedir que Robert e Eddard entrassem em Vila Gaivotas, enquanto que Eddard decidiu tomar outro caminho para o Norte, pelos Dedos. Em Vila Gaivotas, Robert foi o primeiro a escalar a muralha e matou [[Marq Grafton]] com suas próprias mãos. Depois do fim da resistência de Vila Gaivotas, Robert pôde voltar à Ponta Tempestade. Eddard e Robert reuniram seus vassalos.
A [[Casa Tully]] foi a próxima a entrar na guerra em favor dos rebeldes, seguindo com o casamento de Eddard e Jon com [[Catelyn]] e [[Lysa]] respectivamente, selando a união das Casas Arryn, Tully e Stark. Entretanto, assim como no Vale, nem todos os vassalos se juntaram à causa rebelde, permanecendo leais aos Targaryen.
Todos os rebeldes se uniram a Robert, cuja avó havia sido filha do Rei [[Aegon V]], possuindo a melhor pretensão ao trono depois dos descendentes de Aerys.
O Rei Aerys, por sua vez, convocou seus próprios vassalos. Todos os vassalos dos Targaryen responderam ao chamado, como fizeram os [[Casa Tyrell|Tyrell]] e os [[Casa Martel|Martell]], cujos próprios vassalos também se mantiveram fiéis ao Trono de Ferro. No entanto, os [[Casa Lannister|Lannister]] de Rochedo Casterly, cujo chefe, [[Tywin Lannister]], havia sido recentemente demitido do cargo de Mão do Rei, não respondeu à convocatória, enquanto os [[Casa Greyjoy|Greyjoy]] das [[Ilhas de Ferro]] optaram pela neutralidade no conflito.
==Histórico da Rebelião==
===Batalha de Solarestival===
A Batalha de Solarestival consistiu, na verdade, em três conflitos realizados no mesmo dia, onde Robert bateu três forças lealistas que avançaram contra ele. As três pretendiam se unir e marchar sobre Ponta Tempestade, mas Robert ficou sabendo do plano do inimigo e avançou antes, enfrentando cada exército separadamente.
===Batalha de Ashford===
A Batalha de Ashford foi uma contestada vitória das forças lealistas. Aconteceu quando Randyl Tarly venceu as forças de Robert antes que os exércitos de [[Mace Tyrell]] pudessem fazer alguma diferença no conflito. Lorde Cafferen, que tinha se tornado rebelde após a Batalha de Solarestival, foi morto por Tarly, e sua cabeça enviada para Aerys. A batalha não foi decisiva, entretanto Mace Tyrell gosta de lembrá-la como sua grande vitória contra Robert.
===Batalha dos Sinos===
A Batalha dos Sinos teve palco no Septo da Pedra. As forças de Aerys estavam caçando Robert Baratheon, tentando impedí-lo de juntar seu exército ao de Eddard Stark. Robert foi ferido e se escondeu no Septo da Pedra. [[Jon Connington]], a Mão, tomou a cidade e o procurou de casa em casa. Os exércitos de Eddard e de Hoster Tully invadiram a cidade, mas Connington resistiu ferozmente, e os septões da cidade tocaram seus sinos (originando aí o nome da batalha), ordenando que as pessoas fechassem suas casas. Robert então saiu de seu esconderijo liderando um contra ataque. Quando viu que a batalha estava perdida, Connington fugiu para Porto Real, e logo depois foi exilado pelo Rei Aerys.
Um dos resultados da batalha foi que o Rei Louco finalmente se deu conta de que Robert não era um mero senhor fora da lei, mas a maior ameaça à Casa Targaryen desde [[Daemon Blackfyre]]. Em segredo, ele reuniu seus piromantes e ordenou que escondessem reservas de fogovivo por toda Porto Real.
===Batalha do Tridente===
Foi a batalha decisiva da guerra, opondo os exércitos de Robert Baratheon aos lealistas Targaryen. Rhaegar e Robert se enfrentaram em combate, e Robert matou o príncipe com um golpe poderoso de seu martelo de guerra, despedaçando o peitoral da armadura do oponente. Após a queda de Rhaegar, o exército Targaryen debandou, dando vitória aos rebeldes. Ferido, Robert entregou a Eddard o comando de seu exército para que seguisse com a guerra.
===Saque de Porto Real===
Ocorreu um ano após o início da rebelião. Lorde Tywin Lannister, que havia se mostrado neutro desde o início do conflito, pareceu perceber que a causa Targaryen estava perdida após a Batalha do Tridente. Após reunir seu exército, marchou para Porto Real, alegando lealdade ao Rei Aerys. Ouvindo os conselhos do Grande Mestre [[Pycelle]] ao invés dos de [[Varys]], Aerys permitiu a entrada dos Lannister, que logo iniciaram o saque em nome do Rei Robert. Ciente de que tudo estava perdido, Aerys ordenou que sua nova Mão, o piromante Rossart, incendiasse o fogovivo escondido nos subterrâneos da cidade.
{{Quote|Os traidores querem a minha cidade, mas não lhes darei nada a não ser cinzas. Que Robert seja rei de ossos carbonizados e carne esturricada.}}
Aerys havia ordenado que [[Jaime Lannister]], membro da Guarda Real e filho de Tywin, matasse o próprio pai. Ao invés disso, Jaime encontra e liquida Rossart e o próprio Rei Louco, este diante do Trono de Ferro. Tywin ordena que seus cavaleiros [[Gregor Clegane]] e [[Amory Lorch]] matem o resto da família real, assegurando o trono a Robert e provando que foi a Casa Lannister que exterminou os Targaryen para sempre. Gregor mata o príncipe herdeiro, um bebê, na frente de sua mãe, [[Elia Martel]], matando-a logo em seguida, não sem antes estuprá-la. Amory puxou a princesa Rhaenys de debaixo da cama do pai, Rhaegar, e a matou. Quando Eddard Stark chegou a Porto Real pouco depois, encontrou Jaime Lannister sentado no Trono de Ferro diante do corpo de Aerys ensanguentado e jogado no chão. Tywin apresentou os corpos de Elia, Rhaenys e Aegon como sinal de fidelidade a Robert, para total repulsa de Eddard.
===Cerco de Ponta Tempestade===
Foi um longo e desgastante cerco à fortaleza dos Baratheon imposto por Mace Tyrell e [[Paxter Redwyne]]. Os sitiadores pretendiam vencer o oponente pela fome, se banqueteando fora da fortaleza enquanto [[Stannis Baratheon]] e seus homens podiam vê-los através das muralhas. Quem aliviou sua situação foi [[Davos Seaworth]]. que atravessou o cerco e levou uma carga de cebolas e peixe salgado à fortaleza. No fim, Stannis e seus subordinados foram salvos pelo exército de Eddard Stark que marchava para o sul. Os senhores Tyrell e Redwyne se renderam ao novo rei.
===Assalto à Pedra do Dragão===
Após o fim do Cerco à Ponta Tempestade, Stannis tomou o comando da frota que iria tomar a última fortaleza dos Targaryen, [[Pedra do Dragão]]. Alguns meses antes do Saque de Porto Real, a Rainha [[Rhaella]] e o Príncipe [[Viserys]] haviam fugido para a fortaleza junto com Willem Darry. A rainha morreu ao dar a luz à Princesa [[Daenerys]], durante uma tempestade que despedaçou a frota Targaryen. Antes da chegada de Stannis, Sor Willem Darry e alguns companheiros sequestraram o príncipe, a princesa e sua ama de leite, levando-os para [[Braavos]], onde eles começaram suas vidas como exilados.
===Batalha da Torre da Alegria - O Fim da Guarda Real de Aerys===
Sor Arthur Dayne, Sor Oswell Whent, e o Comandante da Guarda Real, Gerold Hightower, não participaram das batalhas em Porto Real, no Tridente e em Ponta Tempestade. A eles havia sido incumbida a missão de guardar uma pequena torre, chamada Torre da Alegria, nas montanhas vermelhas de Dorne, onde Rhaegar Targaryen estava mantendo Lyanna Stark. Lorde Eddard chegou lá com seis companheiros: Howland Reed, Willam Dustin, Ethan Glover, Martyn Cassel, Theo Wull e Mark Ryswell, depois de acabar com o cerco à Ponta Tempestade. Os sete companheiros lutaram contra os três da Guarda Real, sendo que apenas Eddard e Howland sobreviveram. Lyanna morreu pouco depois de ter conseguido uma promessa de seu irmão.
==Resultado==
Com o sucesso da Rebelião, a Casa Targaryen foi tirada do poder e a maioria dos seus integrantes assassinada, restando apenas dois membros exilados para lá do Mar Estreito. Robert Baratheon tomou o Trono de Ferro e nomeou Jon Arryn sua Mão. Com Lyanna Stark morta, ele se casou com [[Cersei Lannister]]. Jon Arryn negociou o armistício com [[Dorne]], legitimando Robert como Rei dos Sete Reinos.