}}
'''Illyrio Mopatis''' é um rico e poderoso [[Magíster]] da [[Cidade Livre]] de [[Pentos]]. É um mercador de temperos, pedras preciosas, ossos de dragão, entre outros produtos. Possui obesidade mórbida, com cabelo amarelo e uma barba bifurcada. Foi, por um tempo, guardião dos [[TargaryensTargaryen]] exilados, e agora busca retornáajudá-los ao a recuperar [[Trono de Ferro]].
Na série de televisão, é interpretado pelo ator Roger Allam.
==História==
Quando jovem, Illyrio foi um pobre [[bravosi]], sobrevivendo por sua lâmina. Após o jovem [[Varys]] ter chegado em [[Pentos]], eles começam uma improvávelm improvável amizade e trabalham trabalharam juntos, tornando-se muito ricos. Illyrio torna-se muito respeitável e casa com a filha donzela de um primo do Príncipe de [[Pentos]]. Após sua morte, ele se casa novamente, com uma trabalhadora de bordel [[Lys|Lyseni]], [[Serra]], enfurecendo o Príncipe, que fecha o Palácio para sempre para Illyrio. Mopatis foi muito feliz com [[Serra]] até que um navio merchante mercante de [[Bravos]] atraca atracou em [[Pentos]] trazendo a praga. Pelos ratos, a praga infecta infectou toda a cidade, matando 2 mil pessoas, incluindo [[Serra]]. Illyrio guarda um medalhão com o retrato de [[Serra]], além de suas mãos, como uma lembrança de seu amor perdido. Décadas após [[Varys]] ter deixado [[Essos]] para servir em [[Westeros]], os dois ainda mantém contato próximo.
Ele protegeu os [[TargaryensTargaryen]] restantes, hospedando-os em sua mansão por meio ano, até o casamento de [[Dany]] e [[Drogo]]. Num primeiro momento, ficou impressionado com a beleza de [[Daenerys]], tendo pensado em eliminar [[Viserys]] e tomá-la como esposa, porém abandonou a ideia, pensando que a garota fosse tímida e assustada demais, e que deitar com ela não lhe traria prazer. Ele afirma que protegeu e ajudou os irmãos [[Targaryen]] em troca de ser nomeado [[Mestre da Moeda]] quando assumissem o [[Trono de Ferro]].
==Eventos recentes==
===''A Guerra dos Tronos''===
Aparentemente, o interesse de Illyrio nos [[Targaryens]] Targaryen é puramente financeiro, experando receber grandes fortunas quando um deles retomar o trono de [[Westeros]]. Ele inflama as ambições de [[Viserys Targaryen|Viserys]], dizendo a ele sobre como o povo dos [[Sete Reinos]] aguarda o retorno de seu Rei de direito, sobre homens que brindam a sua saúde e mulheres que bordam dragões em segredo. Illyrio arranja o casamento entre [[Daenerys Targaryen]] e [[Khal Drogo]], para com a intenção de usar o poderoso ''[[khalasar]]'' para invadir o continente vizinho. Ele também trabalha com o [[Mestre dos Sussurros|mestre dos espiões]] do Rei [[Robert Baratheon]], [[Varys]], para estruturar estruturando um período estratégico de fraqueza para a invasão [[Targaryen]]. Ele presenteia [[Dany]] em seu casamento com três ovos de [[dragão]] petrificados, não experando esperando que ela fosse chocá-los; os dragões, ironicamente, são mais valiosos do que qualquer coisa que Illyrio poderia esperar receber dela.
===''A Fúria dos Reis''===
Illyrio continua a cuidar de [[Dany]], enviando [[Belwas]] e um escudeiro, [[Barristan Selmy|Arstan]], com três navios para levá-la de volta a [[Pentos]].
===''A Dança dos Dragões''===
Após [[Tyrion Lannister]] ter sido condenado pelo envenenamento do Rei [[Joffrey Baratheon]], [[Varys]] consegue fazer com que ele escape de [[Porto Real]] e o leva até os cuidados de Illyrio. Quando [[Tyrion Lannister|Tyrion]] chega, Illyrio o recebe e lhe oferece uma proposta que o faria Senhor do [[Rochedo Casterly]]. Ele revela a verdade sobre [[Daenerys Targaryen|Daenerys]] para [[Tyrion Lannister|Tyrion]], que, precavido e relutante, aceita viajar até ela, por ser o único caminho que o levaria a recuperar seus direitos como um [[Lannister]]. Os dois viajam numa liteira e encontram amigos de Illyrio, a quem [[Tyrion Lannister|Tyrion]] se junta, continuando a viagem a [[Volantis]]. Illyrio lhes deseja uma boa jornada e retorna a sua mansão em [[Pentos]].