| Books = [[A Guerra dos Tronos]] (Aparece)<br>[[A Fúria dos Reis]] (Aparece)<br>[[A Tormenta de Espadas]] (Aparece)<br>[[O Festim dos Corvos]] (Aparece)<br>[[A Dança dos Dragões]] (Mencionado)
'''Sandor Clegane''' é um membro da [[Casa Clegane]]. Ele é o irmão mais novo de Sor [[Gregor Clegane]]. Ele é apelidado de "O Cão", em parte porque o brasão de sua família tem três cães, e em parte por sua natureza selvagem e obediência inquestionável aos seus mestres. Ele é considerado um dos lutadores mais perigosos de [[Westeros]], embora ele freqüentemente beba demais. Quando era criança, Sandor adquiriu horríveis queimaduras faciais quando Gregor empurrou seu rosto em um braseiro. Ele passou a odiar fogo, seu irmão, e a hipocrisia da cavalaria em geral.
A infância de Sandor parece ter sido ofuscada pela violência brutalidade do irmão mais velho. Aos sete anos, seu pai explicou as queimaduras infligidas por Gregor, alegando que sua cama pegou fogo. Há rumores de uma irmã que morreu jovem em circunstâncias misteriosas, e seu pai foi morto em um acidente de caça, que é também cercado de suspeitas, deixando os bens da família para [[Gregor Clegane]].
Sandor se juntou a família [[Casa Lannister]] no mesmo dia em que Gregor recebeu sua herança. Ele alega ter matado um homem quando ele tinha doze anos, presumivelmente, durante a [[Rebelião de Robert]].