Doran Martell
Doran Nymeros Martell é o Príncipe de Dorne e Senhor de Lançasolar. Ele é um homem cauteloso e pensativo que não usam suas emoções em sua manga. Ele tem um caso grave de gota e tem dificuldade para caminhar. Ele tentou parecer neutro na Guerra dos Cinco Reis, mas revelou o desejo de vingar sua irmã assassinada Elia Martell. Ele raramente é visto em público, devido à gota, porque ele não quer parecer fraco aos seus inimigos.
História
Doran nasceu em 248 AL . Os nomes de pai e mãe não são mencionados nos livros. Ele foi o primeiro filho e era o herdeiro de sua mãe, que governou Dorne em seu próprio direito.
Seus irmãos são:
Mors , morreu enquanto jovem Olyvar , morreu enquanto jovem Elia , nascido em 257 AL , morreu no Saque de Porto Real em 283 AL Oberyn , nascido em 258 AL , morreu em um julgamento por combate na AL 300 Por causa das mortes prematuras de Olyvar e Mors e à diferença de idade com seus irmãos sobreviventes, Doran foi criado sozinho. Isso pode ter estimulado sua tendência de não falar sobre seus pensamentos.
Ele conheceu sua esposa Mellario de Norvos enquanto viajava pelas Cidades Livres. Eles se apaixonaram e se casaram. Embora Mellario tenha nascido nobre osuficiente para se tornar sua esposa, em Westeros a maioria dos casamentos de nobres são os casamentos políticos e um casamento por amor é muito raro. O casal teve três filhos.
Embora eles se casaram por amor o casamento não era muito feliz. Mellario não conseguiu se acostumar aos costumes dorneses. Pouco depois do nascimento de Trystane, Quentyn foi enviado para ser criado, como escudeiro do Lorde Anders Yronwood. Isto foi feito para fazer as pazes com os Yronwoods após o anterior Lorde Ormond Yronwood ter morrido por ferimentos causados em um duelo com Oberyn. Mellario não aprovou a decisão e voltou para Norvos.
Por volta dos cinquenta anos Doran tornou-se mais castigado pela gota, mal conseguia andar e fica normalmente confinado a uma cadeira de rodas. Ele passa grande parte do tempo no Jardim da Água, a casa de verão dos Martells, observando as crianças brincarem. Ele evita os plebeus e só vê seus cortesãos e assessores de confiança para ocultar sua fraqueza de seus inimigos.
A mãe de Doran morreu durante ou logo após a Rebelião de Robert e Doran sucedeu-lhe. Os Martells tinham laços com os Targaryens e apoiou-os durante a guerra.
Por causa do assassinato de Elia, Oberyn queria que Dorne se reunisse a Viserys Targaryen o herdeiro sobrevivente após o saque de Porto Real , mas Doran decidido de outra forma. Nas negociações com Jon Arryn o assunto foi deixado de lado, embora as pessoas suspeitassem que os Martells incluindo Doran ainda guardava rancor pelos Lannisters.
Doran e seu irmão Oberyn trabalharam em segredo por anos pensando em pôr fim ao reinado de Robert Baratheon e destruindo a Casa Lannister. Oberyn viajou para Bravos onde Viserys Targaryen e Daenerys Targaryen estavam sendo mantidos por Sor Willem Darry e assinou um pacto secreto, que o Senhor do mar de Bravos testemunhou, prometendo a Viserys a mão de Arianne Martell em troca de ajuda Dorne em reivindicar o Trono de Ferro. Outros conspiradores importantes neste plano foram Varys, Illyrio Mopatis, Jon Connington e Sor Myles Toyne, o comandante da Companhia Dourada.
O plano original era depois do casamento de Khal Drogo com Daenerys invadir Westeros, a Companhia Dourada e Dorne uniriam forças e combinariam os três exércitos em um. A invasão no entanto, não teria lugar até que Varys revelasse o segredo de que os herdeiros de Robert Baratheon não foram gerados por ele mesmo, assim, mergulhando os Sete Reinos em guerra contra a poderosa Casa Lannister, uma vez que ambos os lados se esgotasse no conflito, os exércitos combinados iriam atacar as forças esgotadas do vencedor e tomar o Trono de Ferro. Este plano não se concretizou no entanto, devido à morte de Viserys Targaryen e Khal Drogo.