Qarth
Qarth | |
---|---|
| |
Localização | Essos |
Governo | Puronatos, Oligarquia |
Religião | Diversas divindades |
Fundado(a) | Nos tempos antigos |
Locais notáveis | Casa dos Imortais, Salão dos Mil Tronos, Templo da Memória, Muralha Tripla |
Organizações | Treze, Irmandade Turmalina, Antiga Guilda da Especiarias, Homens Pesarosos, Magos |
Qarth é uma antiga cidade portuária localizada ao sul de Essos. Ocupando uma posição estratégica, Qarth é um portal de comércio e cultura entre o Oriente e o Ocidente, e entre o Norte e o Sul. A cidade é muito rica e possui uma arquitetura fantástica.
É lar de magos e príncipes mercadores, e nominalmente governada pelos Puronatos, mas os Treze, a Irmandade Turmalina e a Antiga Guilda das Especiarias, poderosas organizações de comércio, exercem grande influência na administração da cidade.
Muitos de seus cidadãos se referem a ela como "Rainha das Cidades". Quando Daenerys Targaryen entrou na cidade, pensou consigo mesma que a magnificência do lugar realmente não poderia ser negada.
Índice
Sobre a cidade
Localização
Qarth está localizada ao sul de Lhazar e do Deserto Vermelho, tendo as grandes cidades escravagistas, Meereen, Astapor e Yunkai a oeste. De suas praias do Mar de Jade, controla os Estreitos de Qarth, que ligam o Mar de Verão ao lendário Mar de Jade. Sua posição privilegiada fazer com que ela se torne o portão entre o oeste - Westeros, Cidades Livres e a Baía dos Escravos - e o extremo leste, como Asshai, as Terras da Sombra e Yi Ti. Qarth é muitas vezes descrita como o centro do mundo.
Opulência
Tendo ocupado uma posição privilegiada no comércio mundial por séculos, Qarth é uma cidade extremamente rica, o que se reflete no visual dos cidadãos e na arquitetura da cidade. As construções são pintadas em tons de rosa, violeta e ocre. As ruas são decoradas com estátuas de bronze, as fontes são esculpidas no formato de criaturas fantásticas, e as avenidas são alinhadas com arcos de bronze decorados de peças preciosas.
Governo
Qarth é nominalmente governada pelos Puronatos que se reúnem no Salão dos Mil Tronos. Eles lidam com os assuntos civis importantes, comandam a Guarda Cívica e a frota de ornamentadas galés que dominavam os estreitos entre os mares. No entanto, a Antiga Guilda das Especiarias, os Treze e a Irmandade Turmalina, três poderosas organizações comerciais, sempre se esforçam para participar do governo e das maquinações políticas da cidade.
Construções
Quando chegou na cidade, pareceu a Daenerys que todas as cores que faltavam em Vaes Tolorro podiam ser encontradas em Qarth; edifícios aglomeravam-se ao redor, fantásticos como um sonho febril, em tons de rosa, violeta e ocre. Ela passou sob um arco de bronze esculpido em forma de duas serpentes acasalando, com delicados flocos de jade, obsidiana e lápis-lazúli como escamas. Torres esguias subiam mais alto do que quaisquer outras que ela tivesse visto, e elaborados chafarizes, esculpidos na forma de grifos, dragões e manticoras, enchiam todas as praças.
Numa grande arcada, os antigos heróis da cidade se erguiam num tamanho três vezes superior ao de um homem, sobre colunas de mármore branco e verde. Dany e seu khalasar atravessaram uma feira localizada num edifício cavernoso, cujo teto entrançado servia de lar a um milhar de aves de cores alegres. Árvores e flores desabrochavam nos muros em terraços por cima das barracas, enquanto, embaixo, parecia que tudo o que os deuses tinham colocado no mundo estava à venda.
- Salão dos Mil Tronos, sede do governo de Qarth. Os Puronatos governam ali,de cima dos grandes tronos de madeira de seus ancestrais, que se erguiam em fileiras curvas do chão de mármore ao teto em cúpula alta pintado com cenas da glória desaparecida de
Qarth. Os cadeirões são imensos, fantasticamente esculpidos, brilhando com trabalhos em ouro e guarnecidos de âmbar, ônix, lápis-lazúli e jade, cada um diferente de todos os outros, e cada um tentando ser mais fabuloso que os demais.
- Templo da Memória, lugar onde são feitos sacrifícios segundo a tradição.
- Casa dos Imortais, também conhecido como Palácio de Poeira, sendo até recentemente a sede dos Magos de Qarth. Foi destruída por Drogon, um dos dragões de Daenerys Targaryen. Depois de sua destruição, erva dos fantasmas cresceu no Jardim de Gehane, e foram vistas tartarugas fantasmagóricas levando mensagens entre as casas sem janelas na Via dos Magos.
Porto
A cidade possui um dos maiores portos do mundo, com longos cais de pedra reservados para os navios das corporações de comércio. A extremidade do porto é deixada para os navios estrangeiros. Tabernas, armazéns e antros de jogo alinham-se ao longo das ruas, ao lado de bordéis baratos e de templos de deuses peculiares. Batedores de carteira, assassinos, vendedores de feitiços e cambistas misturam-se em todas as multidões. A margem é um grande mercado, onde a compra e a venda prosseguem de dia e de noite, e bens podem ser obtidos por uma fração do que custariam na feira, contanto que não se faça perguntas sobre sua origem.
Defesas
Qarth é rodeada por três muralhas com nove, doze e quinze metros de altura, respectivamente decoradas com animais, cenas de guerra e cenas de sexo. A muralha tripla de Qarth é uma das nove maravilhas feitas pelo homem relatada no livro de Lomas Longstrider.
Muralha exterior - a muralha externa é feita de arenito vermelho, com nove metros decorados de animais: serpentes rastejando, gaviões voando, peixes nadando, misturados com lobos do deserto vermelho, cavalos rajados e monstruosos elefantes.
Muralha intermediária - a muralha intermediária é feita de granito cinza, com doze metros de altura decorados de cenas de guerra: o entrecruzar de espadas, escudos e lanças, flechas em voo, heróis em batalha, bebês sendo massacrados e piras de mortos.
Muralha interna - a muralha interna é feita de mármore negro, com quinze metros de altura e cenas de sexo que fizeram Dany corar.
Os portões exteriores são reforçados com cobre; os intermediários, com ferro; e os interiores são guarnecidos com olhos dourados. Todos se abriram à aproximação de Daenerys Targaryen.
A muralha tripla de Qarth não tem sido usada para defesa por séculos, mas permanece em pé, representando o poder da cidade.
Escravidão
Os qartenos comerciam escravos e a escravidão é permitida na cidade. Eles a consideram algo essencial para a civilização e não tem nenhum escrúpulo quanto a isso, o que se pode ver claramente no discurso de Xaro Xhoan Daxos à Daenerys:
“ | ...a magnificência da Rainha das Cidades é construída sobre as costas dos escravos. Pergunte a si mesma, se todos os homens tivessem que escavar a terra por comida, como alguns levantariam os olhos para contemplar as estrelas? Se cada um de nós tivesse que arrebentar as costas para construir um casebre, quem levantaria os templos para glorificar os deuses? Para alguns homens serem grandes, outros devem ser escravizados. | ” |
Miscelânea
Os navios de especiarias de Qarth podem ser tão grandes quanto castelos.
Os montadores de camelo qartenos usam armaduras de cobre, feitas de escamas, e elmos com bocal, presas de cobre e longas plumas de seda negra, e sentam-se bem alto em selas incrustadas de rubis e granadas. Seus camelos são cobertos com mantas de uma centena de tons diferentes.
Quando Khal Drogo estava vivo, ele sonhava com o dia que levaria seu khalasar para saquear as cidades do leste, incluindo Qarth.
While traveling in her palanquin after being refused by the Pureborn Dany notices that outside the great city murmurs and thrums and seethes, all its myriad voices blending into one low sound like the surge of the sea. [3] When Khal Drogo was alive he dreamt of the day when he might sack the great cities of the east – Qarth included.