Robert I Baratheon
Robert Baratheon é o filho mais velho de Steffon Baratheon e Cassana Estermont.
Quando seus pais morreram em um naufrágio na frente do castelo End Storm,Robert foi criado por Jon Arryn.
No vale se tornou amigo rapidamente de Eddard Stark, que também estava sendo criado por Jon Arryn. Mais tarde, seu casamento com a irmã de Eddard, Lyanna Stark, foi combinado.
Quando ela foi sequestrada por Rhaegar Targaryen, Robert quase ficou louco com a idéia de Lyanna ser estuprada por Rhaegar. Juntamente com Eddard e Jon Arryn, Robert iniciou então a rebelião conhecida como Guerra do Usurpador. Apesar de ter vencido a rebelião e matado Rhaegar, Lyanna morreu antes deles se encontrarem. Robert continuou atormentado por sua memória e pelo desejo de vingança crescente contra o morto Rhaegar.
Robert foi coroado rei dos sete Reinos, devido a uma relação distante entre os Targaryens e os Baratheons.
Após o fim da guerra ele perdoou muitos de seus amigos íntimos e ganhou ainda mais alguns aliados. Robert juntamente com Jon Arryn, a mão do rei participava de festas, caçadas e bebedeiras.
Robert sobrecarregou o reino com suas despesas com torneios e gerou diversos bastardos. Segundo Donal Noyle, ele mudou e não se tornou um rei melhor.
A Guerra dos Tronos
Quando Jon Arryn morreu Robert viajou para Winterfell para encontrar a última pessoa em que ele confiava, Eddard Stark.
Robert se mostrou a Eddard como um homem infeliz. Eddard relutantemente aceita o cargo de mão do rei (por sugestão de Catelyn).
Ao retornar para as Terras do Rei, Eddard descobre que os filhos de Robert, Joffrey Baratheon, Myrcella Baratheon e Tommen Baratheon, na verdade eram filhos da rainha Cersei e seu irmão gêmeo Jaime Lannister. Depois de Eddard ameaçar revelar o segredo de Cersei, ela trama a morte de Robert quando ele vai caçar. Cersei providencia um vinho muito forte para Robert que é ferido mortalmente por um javali. A morte de Robert desencadeia os conflitos que levam à Guerra dos Cinco Reis, tema do segundo livro: A Fúria dos Reis.
Antes de ser coroado era um renomado guerreiro, mas engordou devido ao consumo excessivo de álcool e alimentos. Conhecido por sua personalidade gregária e notável capacidade de transformar inimigos em amigos.