}}
"'''Eastwatch'''" é o quinto episódio da sétima temporada da série de televisão de fantasia da HBO, Game of Thrones, e a 65ª no geral. O episódio foi escrito por [https://pt.wikipedia.org/wiki/Dave_Hill Dave Hill] e dirigido por [https://en.wikipedia.org/wiki/Matt_Shakman Matt Shakman].
Nos arredores de [[Porto Real]], [[Daenerys Targaryen]] (Emilia Clarke) obriga os soldados restantes dos exércitos [[Casa Lannister|Lannister]] e [[Casa Tarly|Tarly]] a jurar-lhe fidelidade, mas os leais [[Randyll Tarly]] (James Faulkner) e [[Dickon Tarly]] (Tom Hopper) se recusam e são executados. Dentro da cidade, [[Tyrion Lannister]] (Peter Dinklage) encontra [[Jaime Lannister]] (Nikolaj Coster-Waldau) em segredo e solicita uma audiência com a rainha [[Cersei Lannister]] (Lena Headey) para apresentar provas do [[Criaturas|exército dos mortos]]. Enquanto isso, [[Davos Seaworth]] (Liam Cunningham) reencontra[[Gendry]] (Joe Dempsie), e ele, juntamente com [[Jon Snow]] (Kit Harington) e [[Jorah Mormont]] (Iain Glen) viajam para [[Atalaialeste do Mar]], onde eles vão [[Além da Muralha]] com [[Tormund]] (Kristofer Hivju), [[Sandor Clegane]] (Rory McCann) e a [[irmandade sem Bandeiras]]. Em [[Winterfell]], [[Arya Stark]] (Maisie Williams) segue [[Petyr Baelish]] (Aidan Gillen) e descobre uma carta que [[Sansa]] escreveu para sua família, na coerção de Cersei, solicitando sua fidelidade ao Rei [[Joffrey]]. Na [[Cidadela]], [[Samwell Tarly]] (John Bradley) escuta sobre um aviso de [[Bran Stark]] (Isaac Hempstead Wright) sobre a chegada iminente do exército dos mortos na Muralha, e decide abandonar seu treinamento e se dirigir para o norte.
"Atalaialeste do MarEastwatch" recebeu elogios dos críticos, que relataram a interação de Jon Snow com [[Drogon]], a performance de Lena Headey como Cersei Lannister, o retorno de Gendry e a tensão entre Arya e mindinho Petyr Baelish como destaques do episódio.
==Enredo==
===Na [[Estrada da Rosa]]===
[[Jaime Lannister|Jaime]] e [[Bronn]] emergiram ofegantes do [[Vago]], tendo escapado de [[DaenerysTargaryen]] e seu dragão, [[Drogon]]. Ambos reconhecem que, se Daenerys soltar os três dragões contra eles, a guerra está perdida para os [[Casa Lannister|Lannisters]].
Enquanto isso, Daenerys exige fidelidade dos soldados sobreviventes de Lannister e Tarly e ameaça-os com a morte se não dobrar os joelhos. Ela encontra resistência de [[Randyll Tarly]] e seu filho, [[Dickon Tarly]]. Apesar da insistência de [[Tyrion Lannister|Tyrion]] em poupar e enviá-los para [[A Muralha]], Daenerys mantém sua palavra, e os executa usando o fogo de Drogon. Isso convence os outros soldados a dobrar os joelhos.
===Em Winterfell===
[[Bran Stark|Bran]] invade a mente de um bando de corvos e viaja além da [[Muralha]] para localizar o [[Criaturas|exército dos mortos]] e os [[Caminhantes Brancos]]. O [[Rei da Noite]] olha os corvos e Bran volta ao seu próprio corpo. Ele pede que os corvos sejam enviados ao longo dos [[Sete Reinos]] para alertar do conflito iminente, pois a horda se aproxima da Muralha.
[[Arya Stark|Arya]] testemunha Lorde [[Robett Glover|Lorde Glover]] e Lorde [[Yohn Royce|Lorde Royce]] sugerirem a [[SansaStark]] que eles deveriam ter mantido seu governante do [[Norte]], e está preocupada quando Sansa declina diplomaticamente. Em particular, Arya acusa Sansa de querer tomar o poder de Jon e governar o Norte ela mesma. Arya mais tarde segue [[MindinhoPetyr Baelish]] por [[Winterfell]], suspeitando de suas intenções. mindinho Baelish recebe uma mensagem de corvo de [[Meistre Wolkan]], e deixa-o trancado dentro de seu quarto antes de sair. Arya invade quarto trancado, encontra o pergaminho e descobre que é a carta escrita por Sansa após a morte do rei [[Robert Baratheon]], pedindo a sua família para jurar fidelidade ao rei [[Joffrey Baratheon|Joffrey]]. Arya sai da sala, sem saber que mindinho Baelish a está espionando.
===Em [[Vilavelha]]===
Arquimeistre [[Ebrose]] recebe o corvo enviado por [[Bran Stark|Bran]], e discute seu aviso com vários outros Arquimeistres na Cidadela, mas suspeita sua veracidade. [[Samwell Tarly|Samwell]], que não foi informado das recentes mortes de seu pai e irmão, interrompe o arquimeistre e dá credibilidade ao aviso de Bran. Arquimeistre Ebrose afirma que ele não dá autenticidade a carta, mas parece influenciado pela certeza de Sam e diz que a Cidadela solicitará esclarecimentos adicionais de Meister Wolkan em Winterfell.
Voltando às suas leituras, a paciência de Sam é testada por [[Gilly]], que aparentemente lê fatos sem importância de um septão que serviu durante o reinado do [[Rei Louco]]. Gilly encontra uma passagem que afirma que o [[Rhaegar Targaryen|Príncipe Rhaegar]] teve anulado seu casamento com sua esposa, [[Elia Martell]], e que ele se casou novamente em uma cerimônia secreta em [[Dorne]], mas ela e Sam não percebem a importância da passagem. Sam decide que ele não pode ajudar ninguém na Cidadela, então ele sai e começa a voltar para o Norte com Gilly e o pequeno [[Sam]], depois de roubar numerosos textos da biblioteca.
===Em Pedra do Dragão===
Jon, Davos, Gendry e Jorah chegam a Atalaialeste do Mar e encontram-se com Tormund. Jon revela suas intenções de ir além dA Muralha, mas Tormund duvida dos seus planos. Tormund leva o grupo para os glaciares, onde encontram a Irmandade Sem Banners e o Hound. A Irmandade, Gendry, Jorah e Tormund discutem suas inimizades, mas reconhecem que agora estão lutando contra uma causa comum, e vão além dA Muralha com Jon para o exército White Walker, enquanto Davos permanece para trás.
==Produção==