Aegon Targaryen (Teorias)
Uma das grandes questões em As Crônicas de Gelo e Fogo é se o Príncipe Aegon Targaryen sobreviveu ou não ao Saque de Porto Real. A Dança dos Dragões revelou um personagem que reclama a identidade de Aegon, o Jovem Griff. Ainda assim, muitos acreditam que o personagem não seja o verdadeiro Aegon.
Índice
Aegon sobreviveu?
Por muitos anos os fãs se perguntam se Aegon sobreviveu ou não. O autor, George R. R. Martin confirma a morte da irmã do personagem, Rhaenys, mas não a de Aegon, o que contribuía para deixar a pergunta no ar.
Possíveis identidades
Antes do lançamento de A Dança dos Dragões, os fãs sugeriam que Aegon poderia ser Edric Dayne, Daario Naharis, Samwell Tarly ou Gerold Dayne.
Edric possui olhos violeta e cabelos platinados, mas tem só doze anos, o que o torna jovem demais.
A inteligência de Sam poderia ter sido herdada de Rhaegar, e ele também possui olhos claros. Porém, seus cabelos são negros, o que enfraquece a teoria.
Gerold Dayne, com seus cabelos prateados e olhos violeta é apontado por muitos como o verdadeiro Aegon, mas ele possui a mesma idade de Arianne Martell, vinte e três anos, o que o torna velho demais para ser Aegon.
O Jovem Griff seria realmente Aegon?
Segundo o Jovem Griff, ele seria Aegon Targaryen e teria sido salvo por Varys, que trocara-o por um outro bebê. Depois, ele teria sido entregue a Jon Connington, que o criara.
O Jovem Griff possui todas as características Targaryen.
O Dragão do Pantomimeiro
Na Casa dos Imortais, Daenerys Targaryen teve visões do futuro. Numa delas, ficou sabendo que seria a responsável por destruir três grandes mentiras. Uma delas envolvia um "dragão de pano montado em varas".
Muitos interpretam essa passagem como sendo o Jovem Griff, que é "o dragão do pantomimeiro (Varys". Sendo assim, ele seria uma farsa que Daenerys irá revelar.
Seria o Jovem Griff um Pretendente Blackfyre?
Ver artigo principal: Pretendentes Blackfyre
Uma das teorias que ganha muita força é de que o Jovem Griff seria, na verdade, um descendente da Casa Blackfyre: uma linhagem descendente dos Targaryen que disputara o Trono de Ferro por gerações. A teoria assume diversos palpites:
- O Jovem Griff seria filho de Illyrio Mopatis com sua esposa Serra. Segundo os livros, a linhagem masculina dos Blackfyre teria terminado com Maelys Blackfyre na Guerra dos Reis de Nove Moedas. Assim, Serra seria uma descendente da linha feminina. Evidências que suportam a ideia é o fato de Serra ser descrita como tendo características Targaryen, além da evidente afeição de Illyrio pelo Jovem Griff.
- Jon Connington só foi encarregado de criar o Jovem Griff cinco anos após a Batalha dos Sinos.
- Pela primeira vez em sua história, a Companhia Dourada quebrou um contrato. Tal companhia de mercenários foi fundada por descendentes Blackfyre e até o próprio Tyrion Lannister estranhou que passassem a apoiar pretendentes Targaryen. Quando ele questionou Illyrio sobre o assunto, o pentoshi respondeu que "alguns contratos são escritos com tinta, outros com sangue".
- Martin coloca pistas escondidas durante a narrativa. Em O Festim dos Corvos, há uma passagem bastante sugestiva.
“ | Quando o filho do ferreiro já era um velho, um filho bastardo do quarto Aegon
ergueu-se em rebelião contra seu irmão legítimo e escolheu como símbolo um dragão negro. Estas terras pertenciam então a Lorde Darry, e sua senhoria era ferozmente leal ao rei. Ver o dragão de ferro negro o deixou furioso, e por isso derrubou o poste, fez o sinal em pedaços e os atirou ao rio. Uma das cabeças do dragão foi dar à costa na Ilha Quieta muitos anos mais tarde, embora nessa época estivesse vermelha de ferrugem. |
” |
Há uma referência à história dos Blackfyre, na qual o dragão negro foi cortado e jogado no mar. Depois de muitos anos uma das cabeças, vermelha de ferrugem, voltou à costa. Isso pode sugerir que, depois de tantos anos, um último pretendente Blackfyre retornará, mas será confundido com um Targaryen (vermelho).
Nota: Esta página utiliza conteúdo da A Wiki Of Ice And Fire e de Game of Thrones BR. O conteúdo original está aqui em [1] e aqui [2]. A lista de autores pode ser vista no histórico da página.