Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

213 bytes removidos ,  00h28min de 20 de abril de 2022
m
sem sumário de edição
}}
A '''Rebelião Reyne-Tarbeck''' foi um levante nas [[Terras Ocidentais]]. As Casas [[Casa Reyne|Reyne]] e [[Casa Tarbeck|Tarbeck]] se ergueram contra seus suseranos [[Lannister]] ao perceber a fraqueza do Lorde de [[Rochedo Casterly]], [[Tytos Lannister]].<{{Ref|TWOIAF|61}}{{ref>''[[O Mundo de Gelo e Fogo]]'' - "Terras Ocidentais: Casa Lannister sob os Dragões".</|asos|19}}{{ref>|affc|33}}
==Antecedentes==
Lorde Walderan Tarbeck escolheu um caminho diferente. Ele cavalgou ao Rochedo para confrontar Lorde Tytos, confiante de que poderia intimidá-lo a anular os decretos do filho. Para seu azar, Tytos não estava presente e sim Tywin, que aprisionou Lorde Walderan por deslealdade.
A senhora Ellyn Tarbeck, por sua vez, aprisionou três Lannister - dois eram Lannister Lannisters de [[Lannisporto]] e o outro era [[Stafford Lannister]], cuja irmã era [[Joanna Lannister]], prometida de Tywin - e jurou que só os libertaria ilesos se tivesse seu marido de volta. Tywin sugeriu a Tytos que enviasse Lorde Walderan em três pedaços, mas o pai se recusou e devolveu o lorde intacto, perdoando suas dívidas. Tytos tentou fazer a paz as pazes novamente com os Reyne e os Tarbeck, mas Tywin estava decidido a acabar com esses vassalos insubmissos.
==Confronto==
Em {{data|261}}, Tywin enviou uma mensagem à Casa Reyne e à Casa Tarbeck exigindo sua presença em Rochedo Casterly para responder por seus crimesdeslealdade. Ao invés disso, as duas Casas se recusaram a obedecer (como Tywin sabia que o fariam) e o desafiaram, erguendo-se em revolta e renunciando à sua vassalagem com a Casa Lannister.
Tywin não buscou a autorização do pai e nem o informou, apenas liderou as forças Lannister contra os vassalos rebeldes.
A Casa Tarbeck foi a primeira a cair diante de sua ira quando o exército Lannister caiu investiu sobre os Tarbeck tão rapidamente que eles não puderam sequer reunir seus aliados. Tolamente, Lorde Walderan cavalgou para enfrentar Tywin com sua pequena tropa e foi vencido na batalha sangrenta que se seguiu. Os Tarbeck foram massacrados e tiveram as cabeças decepadas, incluindo Lorde Walderan, seus filhos, parentes, maridos e suas filhas e qualquer homem que portava seu brasão. O exército Lannister marchou para Solar Tarbeck com as cabeças de Lorde Walderan e seus parentes empaladas em lanças na vanguarda.
Ellyn Tarbeck fechou seus portões e enviou corvos pedindo a ajuda de seus irmãos em Castamere, contando que suas muralhas a defenderiam até a chegada deles. Contudo, as máquinas de cerco quebraram as muralhas de Solar Tarbeck em menos de um dia, soterrando a própria Ellyn e seu filho. Depois disso, toda a resistência acabou e Tywin ordenou que o castelo fosse passado na tocha. As chamas arderam por um dia e uma noite, e nada restou de Solar Tarbeck além de uma casca vazia.
O [[Roger Reyne|Leão Vermelho ]] e um pequeno exército de dois mil homens (tudo o que ele pode reunir em tão pouco tempo) chegaram a tempo de testemunhar o Solar Tarbeck em chamas. Achando que a surpresa poderia vencer o dia para ele, Lorde Roger comandou suas forças para atacar o exército Lannister. Depois do choqueinicial, os Lannister se recuperaram e, em maior número, rechaçaram os inimigos. Lorde Reyne foi forçado a se retirar e acabou atingido nas costas por um dardo. Ele cavalgou para longe e logo teve de ser carregado para Castamere onde o irmão Reynard assumiu o comando das forças Reyne.
Castamere era um desafio maior do que Solar Tarbeck, sendo a maior parte da fortaleza subterrânea, composta por minas abandonadas. Reynard fugiu com seu pessoal para os subterrâneos pensando que poderia resistir ali, e enviou homens a Tywin querendo negociar. Ao invés disso, Tywin mandou que selassem as entradas das minas com pedra e terra e represou e desviou um lago próximo para dentro delas, inundando-as. Alguns soldados relataram ouvir gritos e choro, mas logo as minas subterrâneas estavam em silêncio. O castelo no alto também foi passado na tocha.
==Desfecho==
Ao fim da campanha, ambas as Casas rebeldes haviam sido completamente obliteradas e tiveram seus castelos destruídos. Tywin manteve as ruínas de Solar Tarbeck e Castamere como um aviso mudo aos que tentassem desafiar o poder de Rochedo Casterly e sua fama nesse episódio foi a principal responsável por elevá-lo ao cargo de [[Mão do Rei]] de [[Aerys II Targaryen]].{{Ref|TWOIAF|30}}
A extinção dos Reyne foi imortalizada na canção "[[As Chuvas de Castamere]]".
== Referências ==
{{references}}
 
 
'''Nota:''' Esta página utiliza conteúdo da [http://awoiaf.westeros.org/index.php/ A Wiki Of Ice And Fire]. O conteúdo original está aqui em [http://awoiaf.westeros.org/index.php/Reyne-Tarbeck_Rebellion Reyne-Tarbeck Rebellion]. A lista de autores pode ser vista no [http://awoiaf.westeros.org/index.php?title=Reyne-Tarbeck_Rebellion&action=history histórico da página].
[[Categoria:Guerras]]
[[Categoria:Casa Reyne]]
[[Categoria:Casa Tarbeck]]
 
[[en:Reyne-Tarbeck revolt]]
[[es:Rebelión Reyne-Tarbeck]]
[[fr:Rébellion des Reyne et des Tarbeck]]
[[ru:Восстание Тарбеков и Рейнов]]
Editores, Administradores
9 021

edições

Menu de navegação