Quando os Bravos Companheiros tomaram Jaime Lannister como refém, Hoat ordenou que cortassem a mão da espada de Jaime para afastar Roose Bolton de Tywin Lannister. O ardil não funcionou, pois Bolton exigiu de Jaime a garantia de que não seria responsabilizado pelas ações de Hoat. Quando Bolton e Jaime partiram de Harrenhal, Jaime pediu a ele que desse a Robb seus cumprimentos. Bolton disse que o faria.
Robb convocou Bolton para ajudá-lo a retomar o [[Norte]], que estava em posse dos [[homens de ferro]]. No entanto, após a vitória esmagadora de Tywin Lannister sobre [[Stannis Baratheon]] na [[Batalha da Água Negra]]Porém, Roose passou a considerar a causa [[Casa Stark|Stark]] perdida, e começou a conspirar Bolton já estava desenvolvendo sua conspiração com Tywin Lannister, Walder Frey e o filho Ramsay para achar uma maneira de derrubar seu suserano. Ele enviou a infantaria nortenha, que não era constituída por homens seus, para atacar [[Valdocaso]]Após conscientemente trair os Glover e os Talhart, sabendo que seria esmagada pelo poderio aliado Lannister-[[Tyrell]]. Também havia atrasado ele atrasou sua partida de Harrenhal, movimento calculado que permitiu que Sor Gregor Clegane atacasse sua retaguarda e massacrasse diversos homens fiéis a Robb.
Durante o [[Casamento Vermelho]], Roose inventou uma desculpa para sair do salão. Os músicos começaram a tocar ''[[As Chuvas de Castamere]]'', que era o sinal para que os Freys iniciassem seu massacre. Quando Robb já havia sido ferido por diversas flechas, Roose voltou ao salão vestindo sua armadura e enterrou a espada no peito de seu suserano, dizendo: