Mudanças

Ir para navegação Ir para pesquisar

 

Sem alterações no tamanho ,  16h55min de 5 de fevereiro de 2013
m
Predefinição adicionada.
[[File:350px-Tywin_and_Aerys.jpg|thumb|350px| [[Tywin Lannister]] e o Rei Aerys]]
[[File:350px-Ilyn_Payne_loosing_his_tongue.jpg|thumb|350px|Aerys lida com rumores perturbantes - tirando a língua de Sor [[Ilyn Payne]] com pinças quentes]]
'''Aerys II Targaryen''', também conhecido como '''O Rei Louco''', foi o último membro da [[Casa Targaryen]] a se sentar no [[Trono de Ferro]], reinando de {{datedata|262}} até {{datedata|283}} .
Pareceu um Rei promissor no início, trazendo paz e prosperidade aos [[Sete Reinos]], mas depois foi levado a loucura devido ao acontecimento conhecido como [[Desafio de Valdocaso]], onde ele foi feito prisoneiro por um senhor rebelde. Após isso, sua paranoia e crueldade cresceram fora de controle.
Aerys é filho do príncipe [[Jaehaerys II Targaryen|Jaehaerys]], o segundo filho do rei [[Aegon V Targaryen|Aegon V]]. Ainda adolescente, Aerys casou com a sua irmã [[Rhaella Targaryen|Rhaella]] de acordo com a tradição Targaryen. O casamento foi arranjado pelo seu avô, [[Aegon V Targaryen]], depois que ele ouvir falar da profecia de que o [[Príncipe que foi Prometido]] nasceria a partir da sua linhagem. De acordo com Sor [[Barristan Selmy]], que estava presente no casamento, não houve afeto entre os dois.
Em {{datedata|259}}, Rhaella deu à luz seu filho primogênito e herdeiro, [[Rhaegar Targaryen|Rhaegar]]. Ele "nasceu em sangue e sofrimento" durante o desastre conhecido como a [[Tragédia de Solarestival]], que matou o Rei Aegon V, seu herdeiro Príncipe [[Duncan Targaryen|Duncan]], e muitos outros. Jaehaerys, o pai de Aerys, governou por apenas três anos antes de falecer, e Aerys virou Rei Aerys II. Ele e Rhaella mais tarde tiveram um segundo filho, [[Viserys Targaryen|Viserys]] e, eventualmente, uma filha, [[Daenerys Targaryen|Daenerys]], embora este última só nasceu depois da morte de seu pai.
== Início de Reinado ==
O Reinado de Aerys começou em {{datedata|262}} com uma grande promessa. Ao longo dos primeiros doze anos pacíficos, o reino que estava recuperado dos trágicos acontecimentos em Solarestival, crescendo forte e próspero. No entanto, os problemas que poderiam surgir, eventualmente, transformaram o caráter do reinado de Aerys em algo muito diferente.
Sob seu pai e avô, a corte real em [[Porto Real]] tinha crescido abafada e conservadora, cheio de pessoas velhas. Aerys trouxe mudanças radicais, substituindo muitas autoridades proeminentes por rostos mais jovens. Impressionado com a crueldade do jovem Lorde [[Tywin Lannister]] em lidar com a [[Rebelião Reyne-Tarbeck|rebelião]] contra [[Rochedo Casterly]], ele nomeou Tywin como [[Mão do Rei]].
No entanto, Aerys veio a lamentar esta escolha - não por causa de qualquer falta de competência por parte de Tywin, mas sim o contrário. Ele provou ser um administrador brilhante, e como Mão, sua reputação de eficácia brutal tornou-se tão conhecida e tão amplamente respeitada, com o boato popular que dizia que foi Tywin e não Aerys, que realmente governou o reino. (O Capitão da guarda de Lorde Tywin, Sor [[Ilyn Payne]], acabaria por perder sua língua no comando de Aerys por repetir este rumor com orgulho.) Invejado do respeito e medo concedido a Tywin, Aerys resolvido a confiar menos em sua Mão.
Em {{datedata|276}}, Lorde Tywin fez um [[Torneio em Lannisporto|torneio]] em honra do rei. Lá, ele propôs um casamento entre a sua filha [[Cersei Lannister|Cersei]] e Príncipe Rhaegar. No entanto, o medo de Aerys do poder Tywin e ambição o levou a rejeitar a oferta rudemente, dizendo que Tywin era um servo simples da coroa, e nenhuma filha de um servante estava apta a casar com um príncipe de sangue real. Tywin não iria esquecer o insulto.
==Desafio de Valdocaso==
''Ver também: [[Desafio de Valdocaso]]''
Em {{datedata|276}}, Senhor [[Denys Darklyn]] de [[Valdocaso]], sob a influência de sua [[Serala|esposa]] de [[Myr]], decidiu suspender as taxas portuárias a partir da coroa. Aerys estava determinado a resolver esta questão por si mesmo. Tomando uma pequena força, com apenas um cavaleiro da [[Guarda Real]]), Aerys marchou pessoalmente para Duskendale para prender e executar Lorde Denys. Lorde Denys entrou em pânico e levou Aerys como prisioneiro. O rei foi mantido cativo durante seis meses, enquanto Tywin acumulou um exército e cercou a cidade no que ficou conhecido como o [[Desafio de Valdocaso]]. Eventualmente Sor [[Barristan Selmy]] da Guarda Real conseguiu resgatar o rei. Na sua fúria, Aerys ordenou que todos os membros do último ramo da [[Casa Darklyn]] fossem totalmente destruídos, os seus membros torturados longamente antes de serem queimados vivos.
Lorde Denys imediatamente se rendeu e implorou por misericórdia, mas, em sua fúria Aerys imediatamente o decapitou. Em raiva e ainda não satisfeito, o rei ordenou que a [[Casa Darklyn]] fosse totalmente destruída, juntamente com a [[Casa Hollard]], que havia se aliado com eles. Todo último membro de ambas as famílias foi torturado antes de serem queimado vivo, com a única exceção da criança [[Dontos Hollard]], que foi poupado apenas na súplica de Sor Barristan.
''Ver também: [[Rebelião de Robert|A Guerra do Usurpador]]''
A primeira vez que Aerys finalmente deixou a [[Fortaleza Vermelha]] novamente seria para participar do [[Torneio em Harrenhal]] em {{datedata|281}}. Ele fez isso apenas por insistência de Varys, que alegou que o Príncipe Rhaegar planejava usar o [[Torneios em Westeros|torneio]] como um pretexto para recrutar senhores com a intenção de tomar o trono de seu pai.{{ref|aDwD|67}} Um [[cavaleiro misterioso]], o [[Cavaleiro da Árvore que Ri]], competiu no torneio. Com a certeza de que o cavaleiro tinha escondido sua identidade porque ele era um inimigo da coroa, Aerys ordenou Rhaegar que descobrisse sua identidade, mas nenhuma evidência foi encontrada. Rhaegar passou a ganhar o torneio e chocou todos os presentes pela coroação [[Lyanna Stark]] como a [[Rainha do Amor e da Beleza]], ao invés de Princesa Elia.
Algum tempo depois, o príncipe Rhaegar desapareceu com Lyanna, aparentemente tendo a raptado. Seu irmão mais velho, [[Brandon Stark|Brando]] montou até Porto Real com vários amigos, todos os filhos de proeminentes [[O Norte|senhores do norte]]. Chegando da Fortaleza Vermelha, Brandon rugiu para Rhaegar para "vir e morrer." Como se viu, Rhaegar não estava presente - mas Aerys estava. O rei tinha Brandon e seus companheiros presos sob a acusação de conspirar contra a vida do príncipe herdeiro, exigindo que seus pais se apresentassem no tribunal para responder por crimes de seus filhos. Quando o fizeram, Aerys tinha todos eles executados sem julgamento. Lorde [[Rickard Stark]] foi queimado vivo por fogo vivo enquanto Brandon observava, amarrado em um instrumento de tortura que o levou a estrangular a si mesmo em sua luta para salvar seu pai. Sua paranóia ainda insatisfeita, o rei ordenou que Lorde Jon Arryn a enviasse-lhe as cabeças de seus dois protegidos, [[Eddard Stark]] e o noivo Lyanna, [[Robert Baratheon]], tanto de quem ele acredita ser culpado de participar da "conspiração" por conta de seus laços com a família Stark.. Arryn se recusou, e os atos brutais do rei provocou uma cadeia de eventos que se tornaria conhecido como a Guerra do Usurpador para os lealistas Targaryen e Rebelião de Robert para aqueles que lutaram ao lado dos rebeldes. Todas as [[Casa Arryn]], [[Casa Stark]], [[Casa Baratheon]] e a [[Casa Tully]] se rebelaram contra o Trono de Ferro, unindo atrás da pretensão de Robert Baratheon, que era descendente de sangue real através de sua avó [[Rhaelle Targaryen]], tia do rei.
6 704

edições

Menu de navegação