Rhaenyra foi a única criança sobrevivente do Rei Viserys I com sua primeira mulher, uma senhora da [[Casa Arryn]]. Ela cresceu sendo preparada para se tornar a primeira rainha reinante dos [[Sete Reinos]].
Quando o segundo de seus irmãos morreu logo após nacernascer, o próprio Viserys I começou a treinar Rhaenyra para que ela se tornasse sua herdeira, colocando-a em seu lado na corte Corte e nas reuniões de conselho. Muitos nobres perceberam isso, de modo que a princesa foi cercade de admiradores e apoiadores que buscavam seus favores em troca de seu apoio.
A morte de sua mãe e o segundo casamento de seu pai, dessa vez com [[Alicent Hightower]], não preocupou Rhaenyra, mas quando a nova rainha teve quatro filhos (Aegon, [[Aemond Targaryen|Aemong]], [[Daeron Targaryen|Daeron]]) e uma filha ([[Helaena Targaryen|Helaena]]) numa rápida sequência, as sementes para a Dança dos Dragões foram plantadas.
==Citações==
{{Quote|[[Daemon Blackfyre]], os irmãos [[Toyne]], o [[Rei Abutre]], o Grande Meistre [[Hareth]]... traidores sempre pagaram com a vida... até Rhaenyra Targaryen. Era filha de um rei e mãe de mais dois, e no entanto teve uma morte de traidora por tentar usurpar a coroa do irmão.}}- Stannis Baratheon para Davos Seaworth. {{Quote|'''Aegon''': Irmã!<br>'''Rhaenyra''': Querido irmão. Tinha esperanças de que estivesse morto.<br>'''Aegon''': Depois de você. É a mais velha.<br>'''Rhaenyra''': Estou satisfeita de que se lembre disso.}} - Rhaenyra Targaryen e Aegon II Targaryen em seu diálogo final.
==Família==