Há discordância até em relação ao seu nome. No período transcorrido nos livros, ele é chamado de '''Garth Greenhand''', mas nos contos mais antigos, ele é chamado de '''Garth Greenhair''' ou simplesmente '''Garth, o Verde'''. Algumas histórias contam que ele tinha mãos verdes, outras que eram seus cabelos, e ainda há quem afirme que sua pele era verde (algumas até lhe dão chifres, como um veado). O mais certo é que ele devia se vestir de verde da cabeça aos pés, como é retratado frequentemente em pinturas, tapeçarias e esculturas. Mais provavelmente seu nome deriva de seus dons como jardineiro e lavrador de solo - um traço com o qual todos os relatos concordam.
Dizem que foi ele quem primeiro ensinou os homens a plantarem. Por onde ele andava fazendas, vilarejos e pomares brotavam. Nos ombros, ele carregava uma bolsa de lona cheia de sementes, que espalhava por onde fosse.
Garth trouxe o dom da fertilidade consigo. Não era só a terra que ele tornava fecunda, pois as lendas nos dizm que podia fazer que mulheres estéreis se tornassem frutíferas com um toque - até mesmo anciãs. Donzelas amadureciam em sua presença, mães geravam gêmeos ou trigêmeos quando ele as abençoava. Tanto senhores quanto plebeus lhe ofereciam a virgindade de suas filhas por onde quer que ele fosse, para que suas colheitas amadurecessem e suas árvores se enchessem de frutos. Não houve uma donzela que ele tenha deflorado que não deu à luz um filho forte ou uma bela filha nove luas depois, ou pelo menos é o que dizem as histórias.
===Filhos===