'''Garth Greenhand''' foi uma figura lendária da Era dos Heróis, progenitor da [[Casa Gardener]], além de Grandes Casas e nobres famílias da [[Campina]].
==Biografia<ref>[[O Mundo de Gelo e Fogo]], pgs. 207-209==
Em algumas histórias ele é contemporâneo de [[Bran, o Construtor]], de [[Lann, o Esperto]], de [[Durran Desgosto-Divino]] e de outras figuras pitorescas da [[Era dos Heróis]]. Em outras, ele é anterior à todas elas. Está escrito que ele era o Rei Supremo dos Primeiros Homens, liderando do leste e na travessia do istmo até [[Westeros]]. Entretanto outros relatos nos fazem acreditar que ele chegou antes dos Primeiros Homens, tornando-o não só o primeiro a chegar à Westeros, como o ''único''.
Garth trouxe o dom da fertilidade consigo. Não era só a terra que ele tornava fecunda, pois as lendas nos dizm que podia fazer que mulheres estéreis se tornassem frutíferas com um toque - até mesmo anciãs. Donzelas amadureciam em sua presença, mães geravam gêmeos ou trigêmeos quando ele as abençoava. Tanto senhores quanto plebeus lhe ofereciam a virgindade de suas filhas por onde quer que ele fosse, para que suas colheitas amadurecessem e suas árvores se enchessem de frutos. Não houve uma donzela que ele tenha deflorado que não deu à luz um filho forte ou uma bela filha nove luas depois, ou pelo menos é o que dizem as histórias.
===Filhos<ref>[[O Mundo de Gelo e Fogo]], pg. 208-209</ref>===
Os filhos mais famosos de Garth Greenhand são:
==Referências==
[[O Mundo de Gelo e Fogo]], páginas 207, 208 e 209{{Referências|2|}}