Quando [[Aegon I|Aegon, o Conquistador]] iniciou a [[Guerra da Conquista]], ele eventualmente veio para Dorne. Seus exércitos foram exauridos pelo deserto, situação na qual seus [[dragões]] foram de pouco uso. Decidindo que a conquista de Dorne seria muito custosa, o Conquistador optou por deixar os Martell como príncipes soberanos. A Casa Martell se manteve independente dos [[Casa Targaryen|Targaryen]] por dois séculos, a única casa dos Sete Reinos a realizar tal feito. Após sucessivas tentativas de [[Conquista de Dorne|conquista]] sobre o reinado de [[Daeron I]], Dorne eventualmente juntou-se ao reino através do casamento entre as duas casas. A aliança foi composta de duas vias, com o futuro Rei [[Daeron II]] casando-se com a Princesa [[Myriah Martell]] e o Príncipe [[Maron Martell]] desposando a irmã de Daeron, [[Daenerys Targaryen (filha de Aegon IV)|Daenerys]]. {{Ref|aGoT|Apendice}}<ref>Targaryen History (20 de Abril de 2008) [http://www.westeros.org/Citadel/SSM/Entry/2810/ , So Spake Martin]</ref>
Durante o reinado de Daeron II, a [[Fortaleza Vermelha]] assumiu um sabor decididamente Dornes devido à influencia de sua esposa Martell. Esta foi uma das razões para que muitos nobres optassem a [[Rebelião Blackfyre|levantar-se contra seu governo]]. Os Martell então defenderam seus direitos contra [[Daemon Blackfyre]]. Após sua vitória, Maron e Daenerys cumpriram seu noivado, trazendo Dorne formalmente para os Sete Reinos. Desde então, os Martel tem governado Dorne em nome do Rei no [[Trono de Ferro]], enquanto mantêm o título de Príncipe de Dorne.
===Antes da Guerra dos Tronos===
Príncipe [[Doran Martell|Doran]] é o governante de Dorne, um homem pensativo, que tem uma terrível síndrome de gota. Ele é nove anos mais velho que Elia e dez anos mais velho que Oberyn. Dois outros irmãos mais novos morreram na infância, Mors e Olyvar.
Oberyn é um homem agressivo, pai de muitas filhas bastardas, chamadas de [[Serpentes da Areia]]. Tem alimentado um ódio profundo dos Lannister desde a juventude, embora, Oberyn conta a Tyrion que suas mães foram amigas na corte quando garotas. Quando Oberyn e Elia estavam com 15 e 16 anos, eles viajaram juntos de Dorne até Rochedo Casterly, conhecendo potenciais pretendentes e alianças de casamento, culminando em uma visita a [[Joanna Lannister]] para satisfazer a vontade da mãe de que seus filhos se casem. Quando chegaram, porém, Joanna faleceu dando a luz à Tyrion e Lorde Tywin trata-os desprezadamente, ignorando-os por semanas antes de oferecer a Elia o bebê anão Tyrion, ainda pequeno. Fica então obscuro se Lorde Tywin relata que Cersei está prometida à Rhaegar, ou se acontece a única coisa que poderia deixá-lo mais bravo, mas em uma outra aliança matrimonial Martell-Targaryen, a Princesa [[Elia Martell]] se casa com [[Rhaegar Targaryen]], [[Príncipe de Pedra do Dragão]], uma afronta à Tywin, que esperava casar Cersei com Rhaegar.
Dar à luz é difícil para Elia, suas duas primeiras crianças deixam-na muito fraca. Quando Rhaegar vence o [[Torneio de Harrenhal]], ele nomeia [[Lyanna Stark]] Rainha do Amor e da Beleza, e não Elia. Um ano depois ele rapta Lyanna, dando início à [[Rebelião de Robert]]. Os Martell estavam descontentes com a traição de Rhaegar com Elia, no entanto, eles apoiaram a tentativa de [[Aerys II Targaryen|Aerys II]] de manter-se no trono, desde que o Rei Louco abrigasse Elia e suas crianças na Fortaleza Vermelha, proporcionando um quarto das tropas reais na [[Batalha do Tridente]], desde que o Rei Louco abrigasse Elia e suas crianças na Fortaleza Vermelha. Os Martell perderam muitos soldados na batalha, incluindo o Príncipe [[Lewyn Martell]] da [[Guarda Real]]. Quando Porto Real cai, a Princesa Elia e seus filhos são brutalmente assassinados durante o [[Saque de Porto Real]] por dois soldados [[Casa MartellLannister|Lannister]], [[Gregor Clegane]] e [[Armory Lorch]]. Príncipe [[Oberyn Martell]] tramou então para continuar a guerra no nome de [[Viserys Targaryen|Rei Viserys III]], mas o [[Doran Martell|Príncipe Doran]] e a diplomacia de [[Jon Arryn]] preveniu mais um conflito. Embora a Casa Martell jure fidelidade ao Rei [[Robert Baratheon]] após a guerra, eles abrigaram a raiva e ressentimento contra os Lannister desde então (agora ainda maior devido ao reinado de [[Cersei Lannister|Cersei]]) e adotaram uma política preferencialmente isolacionista desde então, não se misturando às outras grandes casas a menos que seja absolutamente necessário, preferindo lidar com as [[Cidades Livres]].
===Eventos Recentes===