Abrir menu principal

Mudanças

 

9 365 bytes adicionados ,  22h40min de 14 de agosto de 2017
sem sumário de edição
{{Infobox character
| Character_name = [[Arquivo:Stark.png|50px|esquerda]] '''Jon Snow''' [[Arquivo:Minigdn.png|50px|direita]]
| image = [[Arquivo:Jon_Snow Amoka.jpg|300px]]
| image_caption = Jon Snow, por Amoka ©
{{spoiler}}
===''A Guerra dos Tronos''===
[[Arquivo:Jon snow by teiiku.jpg|250px|esquerda|thumb|Jon com seu lobo-gigante [[Fantasma]].]]
Após a execução de [[Gared]], quando os Stark encontraram os filhotes de lobos, Jon achou um filhote albino afastado da ninhada, e o tomou como seu, chamando-o de Fantasma. Durante a estadia da corte de [[Robert Baratheon]], Jon decidiu se juntar à [[Patrulha da Noite]], sendo que lá haveriam suas melhores chances de glória, já que era um bastardo.
O Senhor Comandante [[Jeor Mormont]] nomeou Jon como seu intendente pessoal e escudeiro, talvez tencionando prepará-lo para o comando. Durante um ataque de mortos renascidos em [[Castelo Negro]], Jon salvou a vida do [[Senhor Comandante da Patrulha da Noite|Senhor Comandante]], tendo suas mãos queimadas no processo. Por causa disso, Mormont presenteou Jon com sua espada de [[aço Valiriano]], [[Garralonga]], com uma cabeça de lobo entalhada no punho em honra à [[Casa Stark]].
 
[[Arquivo:Jon Snow HBO.jpg|thumb|300px|align|right|Kit Harrington como Jon Snow na [[Game of Thrones|série de TV]].]]
Apesar de seus esforços em se ajustar à Patrulha, porém, Jon não tinha conseguido se desligar de sua antiga vida. Com a eclosão da [[Guerra dos Cinco Reis]], Jon tentou desertar para se juntar ao exército de [[Robb Stark]], mesmo sabendo que a pena para a deserção era a morte. Seus amigos o seguiram e o fizeram retornar, salvando-o desse destino. Assim, Jon finalmente decidiu honrar suas obrigações e esquecer seu passado Stark.
===''A Tormenta de Espadas''===
[[Arquivo:Zippo514 Ygrittes death.jpg|250px|thumb|Jon testemunha a morte de Ygritte.]]
Jon encontrou-se com [[Mance Rayder]] e conseguiu convencê-lo que sua deserção era sincera. Durante a conversa, Jon ficou sabendo sobre os planos de Mance de invadir os Sete Reinos. Para ganhar a confiança dos selvagens, Jon quebrou seus votos e se tornou amante de [[Ygritte]]. Com o tempo, passou a nutrir sentimentos por ela, o que lhe deixou na difícil posição entre trair a Patrulha ou Ygritte.
Se Jon morreu ou sobreviveu ao ataque, é desconhecido, pois essa foi sua última aparição e menção no livro.
 
==Na série de televisão ==
[[Arquivo:Jon Snow HBO.jpg|thumb|250px|right|Kit Harrington como Jon Snow na [[Game of Thrones|série de TV]].]]
===Primeira temporada ===
Jon, o filho bastardo de [[Ned Stark]], se junta à Patrulha da Noite. Ele chega à Muralha junto com seu lobo-gigante [[Fantasma]], para descobrir que a Ordem é uma sombra do seu "eu" anterior. Criado para ser um guerreiro talentoso com grande senso de honra e justiça, Jon é, a princípio, desdenhoso de seus colegas recrutas, homens que vem de classes mais baixas, criminosos sem treinamento e exilados. Ele é persuadido por [[Tyrion Lannister]], de visita a [[Castelo Negro]], o forte da Patrulha, a colocar de lado seus preconceitos e ajudar os outros em treinos com suas armas. Ele fica amigo de [[Samwell Tarly]], um gordinho covarde e péssimo no aprendizado militar, sendo de personalidade mais intelectual. Ele faz seu juramento mas fica decepcionado em ser feito de assistente do Lorde Comandante da Patrulha Jeor Mormont ao invés de um batedor. Samwell observa que ele está dessa maneira sendo preparado para ser um futuro comandante. Jon salva Mormont de uma criatura e recebe em troca a ''Longclaw'', a ancestral espada da Casa Mormont, em agradecimento. Jon recebe a notícia da execução de seu pai em Porto Real, e apesar de tentado a deixar a Patrulha para ajudar sua família, seu senso de dever o faz permanecer onde está.
 
===Segunda temporada ===
Jon assiste o selvagem Craster, um homem com várias esposas que casa com suas próprias filhas, sacrificar seu filho recém-nascido para os [[Caminhantes Brancos]]. Depois, como parte de um pequeno grupo de batedores liderados por Qhorin Halfhand, ele recebe a missão de matar uma selvagem prisioneira, a guerreira Ygritte. Ele não consegue fazê-lo e ela consegue fugir, mas o captura mais tarde com seus próprios companheiros. Qhorin ordena a Jon que finja desertar da Patrulha da Noirtte e se junte aos Selvagens, para descobrir seus planos; Qhorin então encena uma luta e secretamente o instrui para que Jon o mate, ganhando a confiança dos selvagens. Jon o faz e é levado à presença de Mance Rayder, o selvagem Rei Além-da-Muralha.
 
===Terceira temporada ===
Jon promete sua lealdade a Rayder e viaja com os selvagens, descobrindo que eles querem escalar a [[Muralha]] e abrir seu caminho de volta à [[Westeros]]. Os sentimentos dele por Ygritte aumentam e eles fazem sexo. Quando Jon se recusa a matar um homem inocente para provar sua lealdade, ele é atacado por outros Selvagens mas foge e é seguido por Ygritte, que o fere com três flechas até que ele consegue escapar novamente e retornar a Castelo Negro.
 
===Quarta temporada ===
Dois dos patrulheiros, Alliser Thorne e Janos Slynt, querem que Jon seja executado por traição por ter se juntado aos Selvagens, mas ele consegue convencer Meistre Amon de sua inocência e lealdade e é libertado. Depois ele lidera uma expedição até Fortaleza de Craster, onde alguns dos patrulheiros se amotinaram e mataram o Comandante Mormont; após derrotar os rebeldes, ele se reúne a seu lobo Fantasma. Um grupo de selvagens, comandados por [[Tormund]], ataca Castelo Negro enquanto outro liderado por Mance Rayder sitia a Muralha. Os Selvagens são repelidos mas Ygritte é atingida e morre nos braços de Jon. Antes que ele possa negociar uma trégua com Rayder ou mesmo matá-lo, [[Stannis Baratheon]] chega à fortaleza com seu exército e toma Mance como prisioneiro.
 
===Quinta temporada ===
Stannis faz de Jon seu intermediário a uma aliança com Rayder, para convencer os Selvagens de uni-los a seu próprio exército; este se recusa a se submeter e é queimado vivo na fogueira pela sacerdotisa [[Melisandre]]. Stannis oferece a Jon legitimá-lo e fazê-lo Lorde de Winterfell em troca de seu apoio, o que recusa, e depois é eleito por seus companheiros como Lorde Comandante da Patrulha da Noite, inicialmente empatando com [[Alliser Thorne]], mas ganhando o cargo pelo desempate de Meistre Amon. Jon quer receber os Selvagens em Westeros e lhes dar terras para viver, mas isto enfurece a facção da patrulha liderada por Thorne, que tem um ódio profundo pelos Selvagens. Depois, Jon viaja para o norte da Muralha à vila dos selvagens, para convencê-los a se unirem à Patrulha para enfrentarem a ameaça maior contra todos, os [[Caminhantes Brancos]]. Quando está lá, uma força maciça de criaturas de mortos-vivos, liderados pelo Rei da Noite, ataca a vila destroçando os selvagens; um pequeno grupo de selvagens e patrulheiros, incluindo Jon, consegue escapar no último momento e retornam a Castelo Negro. Na fortaleza, ele é convocado para pretensamente saber notícias de seu tio desaparecido Benji, mas ao invés disto é esfaqueado até a morte por Thorne e seu grupo de amotinados.
 
===Sexta temporada ===
[[Davos Seaworth]], Edd Doloroso e outros patrulheiros leais a Jon fazem uma barricada num quarto com [[Fantasma]] e o corpo dele; um ataque de Thorne e seus homens ao quarto é frustrado pela chegada de Tormund e seus selvagens. Davos encoraja Melisandre a usar de sua mágica para tentar ressuscitar Jon; apesar de, a princípio, o ritual falhar, Jon revive. Após enforcar Thorne e seus amotinados por traição, ele entrega o comando da Patrulha a Dolouros Edd e se prepara para deixar Castelo Negro. Antes que isso aconteça, entretanto, ele se reúne à sua irmã [[Sansa Stark|Sansa]], que fugiu de Winterfell e de [[Ramsay Bolton]] e chegou à Muralha escoltada por [[Brienne de Tarth]]. Quando Jon recebe uma carta de Bolton, exigindo a devolução de Sansa e anunciando que seu irmão mais novo, [[Rickon Stark|Rickon]], é seu refém e irá matá-lo se Sansa não for devolvida, Jon decide marchar contra Bolton e Winterfell. Pelo caminho, ele tenta conseguir reforços mas mesmo assim seu exército tem apenas metade do tamanho do exército inimigo. Mesmo assim, Jon continua até Winterfell e quando os dois exércitos se encontram na frente da fortaleza, Bolton mata Rickon à frente de todos, com uma flechada depois de mandá-lo correr para o irmão. Em fúria, Jon corre contra o exército inimigo e uma grande batalha começa. Inferiorizados em número e cercados pelos soldados de Bolton, os homens de Jon estão prestes a ser todos mortos quando os cavaleiros do Vale, liderados por Sansa e [[Petyr Baelish]], aparecem e num ataque de cavalaria para cima do exército inimigo, divide-o e os soldados restantes o aniquila. Jon persegue Ramsay Bolton que fugiu de volta para Winterfell e o surra selvagemente, parando antes de matá-lo. Ele é então entregue a seus próprios cães selvagens, que o devoram vivo. Longe dali, [[Bran Stark]], o outro irmão menor de Jon ainda vivo mas que ficou paraplégico e tem visões do passado, vê sua tia, [[Lyanna Stark]], reunida com seu pai Ned em seu leito de morte, fazendo-o jurar que protegerá o filho dela – Jon. Neste meio tempo, os lordes do Norte proclamam Jon como Rei do Norte.
 
===Sétima temporada ===
Jon ordena a Tormund e seus selvagens que deixem Castelo Negro e vão para Atalaialeste do Mar, um castelo abandonado da Muralha, para fortificá-lo contra a ameaça dos Caminhantes Brancos. Ele recebe e ignora uma mensagem de [[Cersei Lannister]] exigindo que se submeta e jure lealdade a ela, como Rainha dos Sete Reinos. Depois, recebe uma mensagem de [[Tyrion Lannister]], em nome de [[Daenerys Targaryen]], para que vá a Pedra do Dragão encontrar-se com ela. A princípio, Jon, Sansa e Davos acham muito perigoso e ele fica em dúvida, mas quando recebe outra mensagem de Samwell desde a Cidadela, dizendo que descobriu que Pedra do Dragão é uma rocha como enormes quantidades de vidro do dragão nela, a única arma que pode matar os Caminhantes Brancos, ele decide fazer a viagem e deixa Sansa como sua regente em Winterfell. Jon chega à Pedra do Dragão acompanhado de Davos Seaworth e é recebido na praia por Tyrion e [[Missandei]]. Desarmados, são levados à presença de Daenerys que quer dele que se ajoelhe e preste lealdade à rainha, enquanto o interesse de Jon é sobre ajuda contra os Caminhantes Brancos; após um primeiro contato tenso entre os dois, intermediado por Tyrion, Jon se torna um hóspede forçado de Daenerys. Influenciada pelo anão, ela depois permite que ele faça as escavações necessárias para retirar vidro do dragão das rochas sob a fortaleza.
 
Jon convida Daenerys para ir à caverna sob o castelo para ver o vidro do dragão antes de começar a escavá-lo. Quando lá estão ele lhe mostra antigos desenhos descobertos nas paredes da caverna, feitos pelas [[Crianças da Floresta]] e pelos [[Primeiros Homens]], e também desenhos feitos dos [[Caminhantes Brancos]], mostrando a ela que esses povos antigos se uniram para derrotar o inimigo comum e que eles também precisam fazer isso. Ela diz que o ajudará se ele se ajoelhar para ele; ele diz que seu povo nunca faria isso mas ela rebate que faria se ele fosse o primeiro a se ajoelhar. [[Theon Greyjoy]] chega à praia num barco com alguns homens para pedir ajuda a Daenerys para libertar [[Asha Greyjoy|Yara]] mas é recebido por Jon, que diz que ela não está ali e que se não fosse pela ajuda que Theon deu a Sansa para fugir de Winterfell o mataria ali mesmo.
==Citações==
Editores, Administradores
9 344

edições